postado em 08/04/2011 18:20
Pepino, beterraba, maçã e cenoura para diminuir as temidas celulites. Abacaxi, maçã, gengibre e louro prometem aliviar as cólicas menstruais. Esses são alguns dos chamados sucos terapêuticos, cada vez mais comuns nas lanchonetes e restaurantes naturais. A nutricionista Gláucia Medeiros conta que, apesar de não ser muito atrativo devido à grande quantidade de frutas e verduras envolvidas, os sucos são saborosos, sim. "Os sucos podem fazer muito por nossa saúde, pois quase não existem contraindicações, mesmo com o consumo diário. Só não devem se tornar a principal fonte de alimentação e não substituem as saladas, apesar de serem uma opção para quem não come verdura", explica. As restrições ficam por conta de casos de alergia a alguma fruta ou vegetal ou alguns problemas de saúde, como o diabetes. Gláucia lembra que, além da grande quantidade de nutrientes, o suco é uma fonte importante de hidratação. Ela enumera as indicações: "Beneficia o sistema cardiovascular, controla a hipertensão, desintoxica, melhora a disposição, a hidratação e a qualidade do sono, fortalece o sistema imunológicos e facilita o trânsito intestinal." Segundo a nutricionista, beterraba, cenoura, agrião, hortelã, chicória, espinafre, tomate e pimentão são alguns dos vegetais mais nutritivos. Entre as frutas, abacaxi, damasco, uva, limão, laranja, tangerina, pêssego, cereja, amora, maçã e mamão também são ricas nos ácidos málico, cítrico e nas enzimas digestivas, além de serem fontes de vitaminas como B1, B2, B6 e C.
O nutrólogo Dimitri Homar, no entanto, faz um alerta importante a quem consome sucos indiscriminadamente. "Assim como a ausência de vitaminas, o excesso delas também pode causar doenças", ressalta. Ele questiona, inclusive, a denominação. "Só podemos chamar de terapêutico o que é avaliado e prescrito por um médico, e isso varia de pessoa para pessoa. O suco não trata. Considero-os complementos da alimentação, ricos em nutrientes, mas não terapêuticos", esclarece.
Mas há quem credite aos sucos uma função primordial. O publicitário Diogo Domingues, 29, e a nutricionista Ludmila Dantas, 29, são adeptos dos sucos como forma de terapia alternativa. O casal costuma sair para tomar sucos ou açaí e também aproveita o que tem em casa para criar novas misturas. "Prefiro tomar um suco a optar pelo medicamento. Quando estou ficando gripado, procuro um que tenha bastante vitamina C e acho que funciona. É refrescante, hidrata e fortalece o organismo", conta Diogo. Ludmila explica que não toma os sucos só quando precisa. "Tomo todos os dias de manhã, acho muito saudável e um ótimo jeito de começar o dia. Quando faço em casa, misturo o que gosto. Na maioria das vezes, opto por um suco com banana, gengibre, folhas de agrião e couve. Tudo sem açúcar, só com água."
Agradecimento: Kimo Sucos
Faça o seu
- Use frutas e hortaliças frescas, preferencialmente orgânicas e muito bem higienizadas.
- O ideal é beber logo após o preparo e não guardar na geladeira ou congelar. Poucos minutos após o preparo, eles não terão mais as mesmas propriedades.
- O melhor é não usar açúcar.
- Se não incomodar em excesso a textura das fibras, não coe.
- O suco pode ser feito na centrífuga, que extrai mais nutrientes, ou no liquidificador.
Receitas
Contra a insônia
Ingredientes: 3 folhas de couve, 4 cenouras, 1/2 maçã, 1 punhado de salsa
Modo de preparo: Centrifugue a couve, as cenouras e a maçã. No suco já preparado, acrescente a salsa, mexendo com a colher.
Fortalecer o sistema imunológico
Ingredientes: 1 folha de couve, 2 cenouras, 1 punhado (mão cheia) de folhas de salsa, 1 punhado (mão cheia) de folhas de hortelã e 2 maçãs.
Modo de preparo: Lavar bem todos os ingredientes do suco. Passar na centrífuga e tomar imediatamente ou bater em liquidificador com 200ml de água de coco.
Diminuir o colesterol
Ingredientes: 1/2 cenoura, 1/2 maçã média, 5g de gengibre, 2 ramos de salsinha, 1 copo de água
Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador.