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Fashionismo petit

Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrarias

postado em 14/04/2011 17:39

A literatura de moda no Brasil ainda está crescendo. Aos poucos, recebemos traduções de livros importantes. Em um ritmo mais lento, lançamos autores nacionais especializados no universo fashion. No meio dessa exploração do mercado, surge um novo nicho: os livros de moda para crianças. ;Sentimos necessidade de criar obras específicas para o público infantil que expressassem os princípios básicos desse vasto tema e também dialogassem com outras áreas, como o design, a sociologia e a história;, explicou Isabel Lopes Coelho, editora dos livros infanto-juvenis da Cosac Naify.

Essas publicações têm surgido desde 2008 e trazem dois tipos de histórias. Algumas falam, com uma linguagem mais simples e divertida, de fatos e de personagens importantes da moda. Mas também tem surgido histórias de meninos e meninas que gostam de se vestir de forma diferente. A ideia é passar a mensagem: seja você mesmo, se vista como gosta. ;Esses livros não querem expressar uma tendência da moda, mas sim trazer um background sociológico e histórico que permita às novas gerações entender o lugar da vestimenta dentro da sociedade;, analisa Isabel.

Os livros de moda para crianças fazem sucesso com meninos e meninas, é claro. Mas também com adultos. Por conta da abragência de público, tornaram-se um sucesso de venda. O livro Moda, uma história para crianças, da Cosac Naify, por exemplo, foi publicado em 2004 e já vendeu mais de 14 mil exemplares. Foi adotado pela Faculdade Santa Marcelina como leitura obrigatória para os alunos do curso de moda. ;Em efeitos práticos, esperamos que os leitores se interessem mais pelo assunto. Queremos até mesmo inspirar estilistas com a poesia e a criatividade expressa nos livros;, conclui Isabel. A Revista separou alguns dos lançamentos e os clássicos mais bacanas para que uma nova geração de crianças possa descobrir um pouco mais sobre a moda.

Nique toda chique
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasDurante mais de 100 semanas, Nique toda chique figurou na prestigiada lista de mais vendidos do The New York Times. O livro conta a história de Monique, a Nique, que adora ensinar aos pais e à irmã sobre o que é ser chique. A simpática personagem adora tiaras, sapatilhas de pedrinhas de brilhantes e frufrus. ;Mais; é sempre melhor quando se trata de ser chique, e Nique sabe desse e de outros segredinhos indispensáveis de elegância.

Autora: Jane O;Connor
Ilustração: Robin Preiss Glasser
Preço: R$ 29
Editora: Rocco

Nique toda chique e a cadelinha Frufru

Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasNo segundo livro da série Nique toda chique, Monique se encontra em meio à indecisão de sua família ; nem um pouco chique ; sobre que raça de cachorro escolher para ser seu bicho de estimação. Nique convence todos a serem babá de Frufru, a cadelinha de sua vizinha. A ideia é provar ao pai, à mãe e à irmãzinha que um cãozinho delicado e com ar sofisticado é muito mais chique que qualquer gigantesco pastor alemão, dinamarquês ou golden retriever. A experiência, entretanto, vai mudar a visão de Nique.
Autora: Jane O;Connor
Ilustração: Robin Preiss Glasser
Preço: R$ 29
Editora: Rocco

Keka tá na moda
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasKeka é o apelido de Francesca, a protagonista do primeiro livro infantil da jornalista, consultora de moda e arte-educadora Helen Pomposelli. Numa visita à casa da avó, Keka descobre um armário antigo e várias caixas. Ao experimentar um chapéu, ela se transforma numa típica mocinha da década de 1910 e, a partir daí, basta trocar de chapéu para ver como se vestiam e o que faziam as pessoas em 1920, 1940 até os tempos atuais. Baseado em extensa pesquisa, o livro ressalta os aspectos culturais e sociais da moda em diferentes períodos do século 20.
Autora: Helen Pomposelli
Ilustrações: Roberta Lewis
Preço: R$ 28
Editora: Rocco

As saias voadoras de Keka
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasKeka, a protagonista de Keka tá na moda, embarcará numa nova viagem. Ela vai fazer aniversário e convida as leitoras a escolher com ela a saia perfeita para usar no grande dia. Decidida, Keka entra na excêntrica butique, do outro lado da rua onde mora. Lá, conhecerá uma exótica e simpática vendedora, viajará no tempo e descobrirá um monte de coisas sobre a história da moda. Além, é claro, de se divertir muito e encontrar a saia dos seus sonhos.
Autora: Helen Pomposelli
Ilustrações: Roberta Lewis
Preço: R$ 32
Editora: Rocco

Vestida para espantar gente na rua
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasEsse é o primeiro título infantil da Editora Estação da Letras e Cores, que inicia um trabalho dirigido ao público infanto-juvenil, editando conteúdos na área de arte, moda e design. A história é de uma menina criativa que usava roupas diferentes, tão diferentes que acabavam assuntando gente na rua, de tanto que chamavam a atenção. O livro convida a todos a aceitarem o outro como ele é, e procura uma forma divertida e criativa de olhar para as diferenças.
Autora: miki w.
Ilustrações: miki w.
Preço: R$ 29
Editora: Estação das Letras e Cores

Moda: Uma história para crianças
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasA obra de Katia Canton é um livro-álbum, com recursos de costura, bordado e colagens multicoloridas. A autora recupera os modos de se vestir na pré-história, no Egito de Cleópatra, na Grécia Antiga, passando pelo período medieval, até chegar à corte de Luís XIV. A ideia é trazer à tona assuntos que interessam mais às crianças do que aos adultos. Por isso, tem um capítulo dedicado às curiosidades da moda e outro para figurinos. A ideia é contar a história da moda de uma forma simples e divertida.
Autora: Katia Canton
Ilustração: Luciana Schiller, com costura e bordado de Anete Miyaki
Preço: R$ 49
Editora: Cosac Naify

Diferente como Chanel
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasA biografia infantil de Chanel conta a história de uma mulher à frente de seu tempo. Escrito pela norte-americana Elizabeth Matthews, foi enriquecido pela tradução de Clô Orozco, estilista da Huis Clos. A biografia ilustrada conta a trajetória de uma das maiores figuras do século 20, da infância pobre no orfanato ; quando fazia roupinhas para bonecas com retalhos ; ao emprego em uma alfaiataria e à abertura de sua primeira loja, financiada por um jovem aristocrata apaixonado. Matthews usou caneta e aquarela para criar um personagem quase caricatural, de silhueta esbelta e o inseparável colar de pérolas com a tesoura pendurada no pescoço.
Autora e ilustradora: Elizabeth Matthews
Tradução: Clô Orozco
Preço: R$ 39,90
Editora: Cosac Naify

Eu que fiz
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasEllen Lupton apresenta, em parceria com a irmã, Julia, o livro Eu que fiz, que põe em prática a essência do design. São 102 atividades, ilustradas e explicadas passo a passo, feitas por crianças para ajudar pedagogos a pensar propostas sustentáveis e praticar a reciclagem. Ele é dividido em quatro grandes áreas ; grafismos, brinquedos, casa e moda. O livro ensina o bê-a-bá do design ; linhas, grid, formas ; em projetos que usam desde um saquinho de ketchup à confecção de padronagens com a ajuda de computador.
Autoras: Ellen e Julia Lupton
Tradução: Cristian Borges
Preço: R$ 59,00
Editora: Cosac Naify

Joaquina e sua máquina
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasA ratinha Joaquina cria um mundo fantasioso usando uma máquina de costura. A menor costureira da mais alta-costura envolve o leitor em uma trama simples, introduzindo-o no universo da moda. O livro costura o vocabulário do poema às ilustrações. Com ele, as crianças aprendem nomes de tecidos, tipos de pontos de costura, peças que compõem a máquina. Os botões se transformam em numeração das páginas; a bobina, em código de barras; os tecidos estampados; em cidades; o dedal, em lâmpada.
Autor: Olivier Douzou
Ilustração: Isabelle Chatellard
Preço: R$ 39,90
Editora: Cosac Naify


A menina que conversava com as roupas
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasA pesquisadora de moda Paula Acioli criou um livro para conscientizar a nova geração de consumidores mirins. O livro é uma combinação entre o delicado texto de Paula e as belíssimas ilustrações de Jana Magalhães. A fábula ensina que, em vez de simplesmente consumir roupas, as crianças devem ser orientadas por seus responsáveis a compreender o que as suas formas, cores, estampas e texturas transmitem. E, a partir de então, saber como aproveitá-las a seu favor.
Autora: Paula Acioli
Ilustração: Jana Magalhães
Preço: R$ 24,90
Editora: Memória Visual

A seda e a chita
Mercado literário aposta em um novo filão: livros de moda voltados para o público infantil. Veja o que está disponível nas livrariasO novo livro de Paula Acioli conta a história de duas amigas que, apesar das diferenças sociais e das barreiras da língua, vivem muitas aventuras e se divertem passeando pela cidade, esbanjando estilo, usando seus vestidos prediletos. Repleto de referências sobre moda e tendo o Rio de Janeiro como pano de fundo, a obra que fala sobre importantes valores que devem ser cultivados desde a infância, como amizade, tolerância e solidariedade.
Autora: Paula Acioli
Ilustração: Pedro Porto
Preço: R$ 32
Editora: Memória Visua
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Estilistas, escritores e ilustradores
Estilistas de moda costumam passear por diversas áreas de criação. Ilustração de livros é apenas uma delas. A prática é comum no Brasil e no exterior. Uma das parcerias de maior sucesso ocorreu entre Christian Lacroix e Camila Morton ; autora do best seller inglês Como andar de salto alto. Camila queria fazer um livro infantil para explicar ao filho sobre a moda, para ele entender melhor o seu trabalho. A autora resolveu reescrever histórias clássicas para contar a trajetória de estilistas famosos. O primeiro da série é Christian Lacroix and the Tale of Slepping Beauty ; Christian Lacroix e a lenda da Bela Adormecida, em tradução livre. Lacroix, além de co-escrever, ilustrou as páginas. Ainda serão lançados John Galliano and the tale of Cinderella (John Galliano e a lenda da Cinderela) e Manolo Blahnik and the Tale of the elves and the shoemaker (Manolo Blahnik e a lenda do sapateiro e os duendes).

Quem também investiu na literatura infantil foi o designer Ralph Lauren. Para divulgar o lançamento da coleção de crianças, a equipe do estilista criou uma filme e colocou no site oficial da marca. O vídeo conta a história de um divertido grupo de amigos, todos vestidos de Ralph Lauren, é claro. As crianças são modelos infantis e vivem em um mundo imaginário composto por desenhos. A história virou tanto sucesso que se transformou em um livro The RL Gang: A magically magnificent school adventure (A turma RL: Uma mágica e magnífica aventura escolar). Ele é vendido nos principais sites das livrarias americanas e nas lojas Ralph Lauren. Por enquanto, apenas um livro foi publicado, mas a ideia é que outras histórias sejam impressas para divulgar o estilo do designer entre os minifashionistas.

No Brasil, a parceria ficou por conta da escritora Índigo, finalista no Prêmio Jabuti 2008 na categoria Melhor Livro Juvenil, com os estilistas Rita Wainer, Fábia Bercsek, Alexandre Herchcovitch, Marcelo Sommer e Amir Slama. Ela escreveu a Coleção Costurando histórias, composta por cinco títulos. Cada livro relata uma aventura diferente vivida pelos parasitas Hilda e Glauber (uma pulga e um ácaro, respectivamente). Eles viviam, literalmente, pulando de lar em lar. Em suas aventuras, passaram por um circo, uma mansão, as barbas de um profeta, uma pomba, um cão de três patas e as profundezas do mar. Cada edição é ilustrada por um estilista, mas os livros não têm como tema a moda.

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