Jornal Correio Braziliense

Revista

A dança das almofadas

Clássicas ou divertidas, as peças são uma opção versátil para decorar vários ambientes da casa

Várias estampas, cores e formatos. As almofadas atendem a todos os gostos: do mais clássico ao mais contemporâneo; do elegante ao despojado. Para a designer de interiores Cida Freitas, essa peça decorativa é o que nos convida a sentar, seja na poltrona, no sofá ou na cama. ;Hoje, elas têm sido usadas nas mais diferentes partes da casa.; Podem estar nas salas de estar e de televisão, nos quartos e até na área externa, como em varandas, para criar um atmosfera mais zen.

Já para a designer de interiores Marli Rodrigues, as peças dão estilo ao ambiente. Dependendo da escolha, quebram a seriedade, levando graça e vida. ;Na verdade, são curingas que podem dar o astral que a gente quiser para um cômodo ou mudar outro conforme a necessidade. Além disso, são peças versáteis. Se você enjoar da decoração é só mudar as capas.;

Para não errar
- No quarto, podem virar cabeceira de cama. Já as almofadas grandes podem substituir sofás em salas de lazer ou em sacadas, onde os espaços são menores e pedem conforto. Existem opções do produtos para ambientes externos que são confeccionadas em tecidos impermeáveis.
- Para deixar a sala com um ar sofisticado, trabalhe com cores ou estampas de contraste. Modelos ;quase iguais; não dão bons resultados.
- Se o sofá é estampado, procure as listas de duas ou três cores. Se quiser um resultado um pouco mais ousado, combine estampas entre almofadas. Para acertar, escolha desenhos no mesmo tom.
- Almofadas para serem colocadas no chão não devem medir menos que 70cm ; 70 cm.
- Se possível, o enchimento interno deve ser de fibras de silicone, pois as espumas podem causar alergias, e com o tempo, começam a soltar pó e a esfarelar. As fibras são inteiriças e têm maior durabilidade e conforto.
- Uma grande pedida são os modelos com tecidos que imitam as peles de animais. Mas é necessário misturá-las com outras em tons lisos. Assim o ambiente ficará mais leve e sofisticado.
- Se a sala tiver uma cortina com cor forte, deve-se colocar almofadas com tons básicos ; duas ou três no máximo. Porém, se sua cortina tiver tom pastel, pode-se abusar das cores. Assim, o ambiente estará sempre equilibrado.
; Para decorar o quarto de jovens, as almofadas podem ter vários estilos, como a pelúcia, o fuxico, em vários formatos. A padronagem pode ser, por exemplo, de florais, de coração, etc.

Fonte: Marli Rodrigues, designer de interiores