Camilla Nunes, da Contém 1g, aponta três fortes tendências. Para ela, os olhos esfumados, marcantes, conferindo um ar de mistério estão com tudo. ;A inspiração vem, sobretudo, do cinema e de filmes com temática mais dark, como o Cisne negro, e de um romantismo misterioso;, afirma. Outra aposta são os olhos com tonalidades mais naturais, em subtons com a pele, e a aplicação de delineador. Além disso, ressalta a sobrancelha definida, com inspiração nas divas do cinema da década de 1950, como Audrey Hepburn e Elizabeth Taylor. Ainda na tendência de maquiagem natural, está o look bronzeado, mesmo sendo inverno. ;Isso é resultado de uma busca por uma aparência mais natural e saudável também nesta estação. Forte influência da década de 70;, explica a maquiadora.
Cores em alta
Preto, roxo e tons de ameixa. O cinza vem como o novo preto para os olhos, criando um look mais natural na hora de elaborar os degradês.
Marcos Costa, maquiador oficial da Natura, aponta como tendência desta época do ano a mistura de cores frias para os olhos marcados por tons fortes, como preto e azul combinados. ;Sem falar das cores cítricas, aplicadas em forma de delineador e sombras.; Essa aposta vem do fato, segundo Costa, de o inverno brasileiro ser tropical, alegre e colorido.
Cores em alta
Frias: azul, preto, grafite e rosa.
Cítricas: verde limão, azul, pink e laranja.
Para o maquiador Duda Braga, de Brasília, os olhos devem ser bem marcados e com cores fortes. O natural ele deixa para a pele, preparada com primer, pó facial solto, base e corretivo líquidos, tudo para conferir uma imagem leve na produção. Duda resgata nas cores as influências pop dos anos 90. Além disso, aposta na sobrancelha grossa, bem definida e marcada, servindo para realçar o olhar.
Cores em alta:
Nada de preto. Ele deve ser substituído por verde, roxo e azul.
Passo a passo
Nesta produção feita por Duda Braga, o verde pode ser substituído pelo roxo ou pelo azul. O profissional garante que o make fica ótimo em todos os tons de pele, só é necessário fazer ajustes: nas peles mais claras, cores mais escuras, e o contrário com as peles negras. Tudo para destacar bem o resultado final.
1;. Passe o primeiro tom de sombra em toda a pálpebra móvel, até a dobra do olho.
2;. Aplique o segundo tom na parte mais de dentro da pálpebra. Na modelo, foi usado um verde cítrico como base e um verde folha como segunda cor.
3;. Use um iluminador mais rosado ou cor-de-pele, rente a sobrancelha.
4;. Substitua o lápis pela sombra, da mesma cor da usada como base, aplicada com pincel na parte debaixo do olho.
5;. Para finalizar, use muita máscara de cílios, para dar a impressão de serem postiços.
Para fazer em casa
Produção: Bianca Assunção // Modelo: Gabriela Araújo, da Agência Mega Model // Cabelo e Maquiagem: Duda Braga, da Equipe Contemporânea ; Cabelo e Visagismo