postado em 11/06/2011 16:52
Vamos combinar: nem todo mundo tem porte de top model. Mas isso não impede que você aparente ter alguns centímetros a mais do que realmente tem. O segredo está na escolha de roupas, acessórios e sapatos ; e é extremamente convincente.O primeiro passo é evitar padronagens horizontais, que dão aquela ;achatada;. Mas o pulo do gato está nos detalhes, como o uso de cintos estreitos, combinando ou na mesma cor da roupa, sem fivelas chamativas. ;Chamar a atenção para os ombros, usar túnicas e/ou tops estilo blousée, paletó de 3 botões ou risca de giz, e usar meia e sapato no mesmo tom também ajuda;, revela a consultora de imagem Sabina Donadelli. Blusas terminando na altura da cintura e casacos muito curtos também devem ser evitados.
O salto alto é sempre um plus. Mas Sabina Donadelli faz um alerta: ;Engana-se quem pensa que as baixinhas devem usar saltos muito altos. Os acima de 6cm são para mulheres com mais de 1,65m.; As mulheres com estatura modesta, de acordo com a consultora, devem optar por saltos com tamanho entre cinco e seis centímetros. Esse é o tamanho apropriado para parecerem mais altas e manterem a elegância ao caminhar. ;É uma questão de física. Quem tem perna curta não tem alavanca para movimentar um salto alto demais, por isso tem dificuldade para andar com ele;, explica.
A fisioterapeuta Lívia Sampaio Barrionuevo, 25 anos, assim como muitas brasileiras, está naquela faixa do 1,60m. Embora não se incomode com as medidas, não dispensa o salto alto quando não está no trabalho. Truques para dar uma ;espichadinha; são bem-vindos, por isso, ela aceitou as dicas da consultora de imagem e estilista Cintia Taira na produção ao lado. Todas as roupas usadas foram retiradas do guarda-roupa de Lívia.
Primeiro look
A calça usada é de corte reto. Cintia ensina que a barra deve ser sempre um centímetro acima do chão, tanto para sapatos baixos como para os de salto. A calça ainda tem uma linha vertical formada por tachas, que ;aumenta; o tamanho das pernas.
O sapato escuro ou na mesma cor da calça cria uma continuidade às pernas, também alongando o visual. O bico mais fino e a meia-pata são uma boa pedida.
Colares compridos também ajudam, porque criam uma linha vertical, e pode-se usar vários ao mesmo tempo, com moderação, porque o exagero pode ;encurtar; o pescoço. Na produção, foi usado apenas um, mas o pingente na ponta contribui para a proposta.
Cintia explica que roupas acinturadas e ajustadas criam o efeito emagrecedor. ;Visualmente, a parte de cima (blusa, camisa etc.) deve ser mais curta do que a parte de baixo, isso deixa o look proporcional, com pernas mais compridas e tronco mais curto;, conclui a especialista.
Segundo look
Nesta produção, o curinga é o vestido comprido. ;Lembre-se, porém, que a barra tem que estar praticamente no chão, tampando o salto do sapato, o que confere visualmente alguns centímetros a mais;, explica Cintia Taira. O salto é um meia-pata de coloração próxima à da pele. Para parecer mais alta, esse modelo de sapato acrescenta visualmente cerca de 10cm. A estampa de tamanho médio e sentido vertical também confere um ar longilíneo. O recorte império, aquele ajustado abaixo do seio, faz com que as pernas pareçam ser mais longas.