Revista

Feito gente grande

A etiqueta social ganha nova roupagem e atrai público cada vez mais jovem. Meninas aprendem a se vestir, se portar à mesa, receber visitas e muito mais

postado em 22/07/2011 19:10

Nas aulas de etiqueta, as meninas aprendem a se portar, a se comportar e até a criar um blog de moda

Há algum tempo, toda boa menina era obrigada a fazer um curso de etiqueta. Aprender a se portar em festas e visitas, cumprimentar amigos e desconhecidos, saber usar todos os talheres de um jantar formal e se mover com graça e feminilidade eram indispensáveis a qualquer moça de família.
As regras de etiqueta foram sintetizadas pelo rei Luis XIV para manter a corte padronizada, e não mudaram muito até hoje. Mas as aulas, outrora imprescindíveis, perderam um pouco do glamour. De uns tempos para cá, no entanto, a etiqueta está voltando e conquistando mocinhas cada vez mais novas. Para satisfazer os interesses desse novo público, as boas maneiras foram associadas a dicas de moda e estilo. Acompanhamos uma aula e contamos como é.

Como princesas

;São coisas que toda menina deve saber;, adianta Anna Paula Ramalho, diretora da recém-criada Fashion Teen, escola que oferece cursos de moda e comportamento. Nesse acervo de informações, constam naturalmente etiqueta e boas maneiras. Tudo começa com um faz de conta. Na brincadeira, meninas de 10 a 17 anos simulam uma visita. Aprendem a se comportar como convidadas e anfitriãs. A professora observa e corrige o que está errado. Normalmente, a postura e os cumprimentos. ;Ensinamos que, quando a garota vai visitar uma amiga, tem que cumprimentar a mãe; não pode sair sem deixar de agradecer. Hoje em dia, as adolescentes entram em casa sem dar bom dia e nem boa tarde, elas só entram e saem;, lembra a professora de etiqueta Sílvia Seabra.
À mesa, a conversa é outra. Dispor corretamente os talheres e saber usá-los. Pousar o guardanapo no colo. Saber se comportar mesmo num restaurante self service. Ou ainda: como pedir licença para ir ao banheiro. ;No fim do curso, vamos à uma confeitaria e colocamos tudo em prática. Se começamos com as pequenas, teremos adultos bem educados;, destaca Sílvia Seabra.
Conversa de adultos? Nem tanto. A aluna Rafaela Oliveira, 12 anos, aprendeu a maneira certa de se sentar e a postura ao caminhar durante as aulas, apesar de ainda não ter feito o curso específico de etiqueta. ;Todas as coisas que a gente faz, que parecem normais, mudam completamente.;
A estudante também adora as dicas de moda. Divididas em grupos, de acordo com idade, as meninas aprendem história da moda e dos estilos, a desenhar e a criar, como desenvolver uma coleção, como costumizar suas roupas, organizar o armário, maquiar-se e vestir-se bem. Além disso, recebem orientações para criar um blog de moda. Durante as aulas, a professora Anna Paula vai dando dicas de comportamento e etiqueta.
Ao fim do curso, cada aluna é coroada e vira uma princesa. Gabriela Ribeiro, 9 anos, prepara-se para ganhar status de realeza. Adora desenhar e que, enquanto está entretida no trabalho, a diretora corrige pequenos erros de etiqueta. ;Sentávamos tortinhas durante as aulas, mas a Anna fez a gente sentar direitinho, bem retinhas.; A irmã de Gabriela, Ana Tereza, avalia o aprendizado: ;Aprendemos a costumizar tênis, desenhar e tivemos até aulas de história da moda;, lembra.


Crianças e adolescentes de 10 a 17 anos,
O que se aprende num curso

10 a 17 anos:
- Como se portar na casa das amigas
- Etiqueta à mesa.
- Postura
- Cumprimentos
- Como se vestir bem
- Criar um blog de moda

SERVIÇO
A Fashion Teen é representante do Milan Fashion Campus no Brasil e atende adolescentes de 10 a 17 anos. (61) 3366-2277


Anote na agenda!
A professora Sílvia Seabra é uma das convidadas do ciclo de workshops e palestras que vão ocorrer na Livraria Cultura, do shopping Iguatemi, entre 8 e 11 de setembro. O evento abre a programação do Bazar da Moda, que ocorre em 17 e 18 de setembro, no Pontão do Lago Sul. Sílvia falará sobre etiqueta social.



Para outros públicos

;Só procuram o curso quando o cinto aperta e percebem que não aprenderam algumas regras.; A frase é da professora de etiqueta Sofia Rossi, que dá aulas particulares. O curso de etiqueta para adultos é ligeiramente diferente do curso para teens. O foco inicial são as boas maneiras e a ética profissional, em vez da famosa etiqueta à mesa.
Segundo a professora, as escolas não ensinam mais ética e respeito aos alunos e, por isso, há muitos adultos que não sabem se portar bem. ;Começamos falando de postura ; não a das modelos, e sim a postura do respeito ao mais velho, às diferenças, como entrar e sair dos lugares, puxar a cadeira para mulheres, respeitar filas, etc.;, explica. Pode parecer básico, mas ela afirma que é impressionante o número de pessoas que não tem essas noções. Em seguida, começa a parte das boas maneiras propriamente ditas: saber presentear, não telefonar para as pessoas muito cedo ou muito tarde, avisar que vai visitar, ser pontual e outras dicas que transformam a convivência em sociedade muito mais fácil.
Sofia afirma que o lugar no qual mais se sente falta da etiqueta e das boas maneiras é no trabalho. Por conta disso, empresas estão contratando profissionais para ensinar seus funcionários a se portar. A professora lembra que já deu aulas para garçons, costureiras, donas de casa, médicos, advogados e até juízes. Também procuram as aulas pessoas que mudaram de classe social rapidamente e trabalhadores promovidos que não sabem como se portar no novo cargo.
Os homens não se animam muito com a ideia de fazer um curso de etiqueta. Mas Sofia conta que a maioria deles vai acompanhar a mulher e acaba se interessando e participando da aula. ;Apesar disso, muita gente tem vergonha de dizer que fez o curso. Mas só de olhar para a pessoa, dá para reconhecer quem tem noções de etiqueta. É incrível a diferença que faz, é visível.;


Dicas universais

- Respeite hierarquias e filas.
- Seja pontual.
- Nada de dois beijinhos: apertar as mãos é o cumprimento mais adequado.
- No self service, não fure fila. Se quiser voltar para pegar mais alguma coisa, volte para o fim da fila.
- Apresente-se bem: batom, maquiagem leve, unhas bem cuidadas e cabelo no lugar são essenciais.
- Vista-se de acordo com a sua profissão ; nada de unhas coloridas ou chamativas para cargos sérios.
- À mesa, o guardanapo deve ficar sempre no colo. Quando o guardanapo for de papel, dobrar e colocar do lado esquerdo do prato.
- A comida vem a você, e não o contrário: não abaixe para comer.
- Não encha o prato e nem o garfo.
- Conta: divide-se com colegas e é de bom tom pagar a conta da família. Se pagar um almoço, o convidado deve pagar um outro dia.
- Em almoços de trabalho, quem convidou deve pagar. O assunto deve ser discutido antes da comida.
- O anfitrião deve ser o primeiro a começar e a terminar de comer ; assim o convidado fica à vontade.
- O garfo deve ser usado com a mão esquerda e a faca, com a direita: é preciso um pouco de prática.
- Seja educado com todas as pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação