Revista

Estilo aos seus pés

Clássicos ou modernos, os tapetes levam beleza e aconchego a qualquer ambiente

postado em 05/08/2011 15:27

A técnica desenvolvida no Egito antigo foi parar do outro lado do Mar Mediterrâneo como arte decorativa, durante a Europa medieval. Foi assim que a tapeçaria surgiu: com ares de nobreza. Nada de pisar sobre as peças de lã ou de seda feitas à mão em ateliês franceses. Os temas, então, acompanhavam os valores da nobreza ; como brasões de família ; e eram exibidos na parede, como obras de arte. De lá para cá, os tapetes foram retirados das paredes, entraram nas casas de ;plebeus; e, graças à industrialização, tornou-se peça acessível e obrigatória em todos os lares. E não menos bonita.

Com a função de dividir os ambientes da casa e aumentar a sensação de conforto térmico, os tapetes ainda apresentam outras vantagens. Amortecer quedas, proporcionar sensação de conforto e reduzir o barulho do ambiente são algumas delas ; nesse último caso pode ser usado como uma barreira às ondas sonoras da sala de TV, por exemplo. Outra vantagem consiste no avanço tecnológico. ;Hoje, nosso mercado oferece tapetes personalizados, em que o cliente pode escolher tamanho e cores, não havendo necessidade de usar um padrão;, ressalta a arquiteta Tânia Franco.

Bem-vinda em qualquer espaço da casa, a tapeçaria não sai de moda. Entre alguns modelos mais pedidos, o arquiteto André Martins destaca os de náilon e os de fibras naturais em cores básicas ou até mesmo os listrados com cores sutis, além dos persas e dos demais clássicos. ;Esses últimos são verdadeiras obras de arte, que sempre terão seu valor numa boa ambientação;, destaca. Para Tânia, deve-se levar em conta o tipo de mobiliário para escolher um tapete. ;Móveis de design clássico, por exemplo, pedem um tapete oriental para complementar o glamour do ambiente ou um de linhas retas, contemporâneo, para quebrar a sobriedade causada pelo estilo clássico;, exemplifica. Seja qual for o tipo, os arquitetos concordam: o tapete pode ajudar na complementação do ambiente sem jamais brigar com os demais objetos.
Clássicos ou modernos, os tapetes levam beleza e aconchego a qualquer ambiente

Clássicos ou modernos, os tapetes levam beleza e aconchego a qualquer ambiente

Clássicos ou modernos, os tapetes levam beleza e aconchego a qualquer ambiente

Limpeza já!
Na internet, uma página dedicada àqueles que prezam por conforto e limpeza aos pés ; ; dá dicas valiosas de como cuidar dessa peça decorativa e útil. Lembre-se: a limpeza profissional deve ser feita a cada 12 ou 18 meses no máximo.

Tapete pequeno ; Se o seu tapete é pequeno e o fabricante diz que pode ser lavado em máquina, bata fora da casa e depois coloque-o na máquina na temperatura recomendada. Use água morna e um detergente neutro.
Tapete grande ; Bata fora de casa, depois leve-o para dentro e aspire. Se o fabricante recomenda limpeza a seco, enrole-o e leve-o para uma empresa de lavagem a seco.
Ao aspirar ; Quando o tapete é grande, comece do centro para fora. Se ele tiver franja, tome cuidado para não aspirá-la. Levante as laterais e aspire o seu entorno.
Tapeçaria especial ; Na hora de lavar tapetes orientais, turcos e persas, o cuidado é redobrado. Limpe-os de acordo com as recomendações do fabricante ou leve-os a uma lavanderia profissional.

Clássicos ou modernos, os tapetes levam beleza e aconchego a qualquer ambiente


O tapete certo para cada espaço
A arquiteta Tânia Franco dá dicas preciosas para você não errar na hora de escolher o tapete para os ambientes da sua casa. Antes de sair correndo e comprar o primeiro, ela aconselha: ;Observe que tipo de piso será revestido, a utilidade do tapete em cada ambiente e qual o objetivo a ser alcançado no uso dessa peça tão específica e importante na decoração;.

Living ou sala de estar ; No ambiente de maior requinte das residências, pode-se usar um persa ou um tapete turco, estilo rústico ou de fibra, dependendo do conceito do mobiliário e da personalidade que se quer dar ao ambiente.
Quarto do casal e dos filhos ; Procure tapetes que tornem quente o ambiente, que necessita de aconchego, além de beleza.
Banheiros e lavabos ; Dê preferência aos tapetes absorventes por causa da umidade do espaço.
Home Theaters ; Procure sempre os que são mais peludos, uma vez que esses terão maior absorção de ruídos e contribuirão para o conforto acústico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação