Revista

Quanta delicadeza!

postado em 05/08/2011 17:18
Zuleika de Souza (texto e fotos)


Os pais de Chan Hon Goh, grandes bailarinos na China, achavam que o corpo da filha não era bom para o balé. Chan é um pouco mais alta que a média das bailarinas, tinha pouca flexibilidade e coordenação corporal. Aos 9 anos, mudou-se da China para o Canadá com os pais que lá fundaram o Goh Ballet Academy, grande companhia de Vancouver.


A chinesa desmentiu os genitores e virou a grande estrela do balé clássico canadense. Hoje, aos 42 anos, não está mais nos palcos, mas anda pelo mundo selecionando bailarinos para sua companhia. Virou uma celebridade, já escreveu sua biografia e tem uma marca própria de sapatos de dança.


Na semana passada, esteve em Brasília para dar aulas durante o Seminário Internacional de Dança. A aula de Goh também é uma aula de carinho e delicadeza. As meninas ficaram encantadas e ansiosas. Alguém poderia ser escolhido para dançar no Goh Ballet no Canadá. Uma das jovens bailarinas caiu da sapatilha de ponta. Gentil, ela acudiu a menina. A mestra, de tênis preto e polainas bege, parecia ter a mesma idade das alunas. Dançando, mesmo de tênis, conserva o carisma e a elegância das grandes bailarinas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação