Jornal Correio Braziliense

Revista

Endereço certo

Cães e gatos precisam de um cantinho só para eles. Saiba como montar a casinha do seu melhor amigo

O personagem de tirinhas Snoopy ficou mundialmente conhecido pela mania de dormir no telhado de uma casinha vermelha, onde costuma ter sonhos loucos e viver aventuras imaginárias. Assim como o famoso beagle, outros cães e gatos de estimação gostam de ter um espaço especialmente reservado para eles.

Animais de toca, cachorros e gatos não usam a casinha apenas para dormir. É onde sentem-se confortáveis e protegidos. E, mesmo quando não é usada com frequência, ela deve estar totalmente acessível para o refúgio dos bichinhos. Os animais sem essa referência, quando estão com dor ou medo, testam vários lugares onde se sentem seguros e acabam se escondendo embaixo da cama ou atrás de algum móvel.

É necessário escolher com cuidado o ambiente para o lar do animal. O ideal é evitar locais barulhentos e muito próximos aos donos, para não se sentir o ;rei; da casa e para ser um lugar reservado. Mesmo os que dormem em quartos grandes ou canis, devem ter uma cama ou uma casinha para protegê-los das ações do tempo. A morada e os potes de água e de comida devem ficar afastados do lugar em que os animais fazem xixi e cocô. ;Os cachorros e os gatos são animais instintivamente higiênicos, por isso eles se sentem incomodados em ter a casinha e a comida perto de onde eles se aliviam biologicamente;, explica a veterinária Betânia Chagas Nogueira.

Na casa da professora Simone Ribeiro da Silva, a figura de um gato em uma das portas indica o cantinho da gata siamesa Pom Pom, de 11 anos. Dentro do quarto, um armário com os pertences dela e um ;bercinho; cor-de-rosa. Apesar de ser um pouco temperamental, a bichana adora os mimos da dona. ;Pom Pom dorme pontualmente às 22h. Pego ela no colo e a deixo na caminha. Se não fizer, ela mia até que eu a coloque para dormir. Nos dias de frio nem adianta tentar tirar Pom Pom da cama, ela curte uma soneca até tarde.;

Um lar de verdade
De acordo com Daniel Svevo, veterinário e consultor em comportamento animal da organização Cão Cidadão, acostumar os companheiros às casinhas pode demandar um enriquecimento do ambiente e treinamento gradual. ;O dono precisa passar alguns instantes brincando com o animal no lugar onde está a casinha. Assim, ele cria lembranças de um lugar legal e volta.; Por isso, não deve ser usada como um local para o castigo. ;O animal não precisa ficar deitado pensando sobre o que ele fez. Eles não assimilam dessa maneira, precisam ser advertidos no momento exato em que fazem algo errado e pronto.;

Quando ficam longe dos donos, alguns bichos podem sofrer de ansiedade por conta da separação. Nesses casos, eles arranham as portas ou móveis e os cachorros podem latir ou uivar incessantemente. Ter um local aconchegante ajuda a evitar esse comportamento. Deixar brinquedos para distraí-los quando estiverem sozinhos também é uma boa tática.

A advogada Lizandra Carolina Garcia Oliveira conseguiu, com sucesso, educar o cãozinho Fred. ;O Fredinho não pode subir na minha cama, então, tudo o que ele faz é na caminha dele. Ele tem um vidão, passa horas dormindo com as quatro patas para o ar e adora esconder os ossinhos por dentro da caminha. Quando saímos ou vamos dormir, deixamos tudo ao alcance dele.;

Dicas
- Mantenha a casinha em um lugar tranquilo.
- Não associe castigo à casa ou à cama do animal.
- Para os cachorros, o tamanho ideal da casa é a em que ele possa ficar de pé e dar uma volta. Nada de casas muito grandes ou muito apertadinhas. O tamanho deve proporcional ao porte do cão.
- Por serem caçadores natos, os gatos gostam de explorar os locais verticalmente e precisam de esconderijos. Lugares altos, em que possam ter uma visão ampla são recomendados.
- Ponha panos dentro da casinha. Mantêm o ambiente confortável e ajudam a aquecer no inverno.
- Deixe a casinha afastada do local onde o animal faz xixi e cocô para preservar a higiene.