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Em plena harmonia

Está em busca da beleza perfeita - ou o mais próximo dela? Alguns cálculos básicos podem ajudar você a encontrar a sua divina proporção e, a partir daí, usar roupas, cores e maquiagem a seu favor

Flávia Duarte
postado em 26/08/2011 09:53

Está em busca da beleza perfeita - ou  o mais próximo dela? Alguns cálculos básicos podem ajudar você a encontrar a sua divina proporção e, a partir daí, usar roupas, cores e maquiagem a seu favorA perfeição é uma simples equação matemática. Para ser mais exato, ela pode ser medida por um número irracional, que determina o que é belo ou não. Trata-se do resultado de uma divisão. Se a conta der 1,618, sinal de que ele corresponde à divina proporção. É o chamado número de ouro. Na prática, é a fórmula da beleza que torna tudo na natureza mais bonito, inclusive nossa própria imagem. Basta conhecer as proporções do corpo e saber como explorar esse número mágico. Com essas contas em mãos, é possível parecer mais alta, mais magra e, consequentemente, mais atraente, acredite.
Com base em linhas imaginárias que dividem o corpo e outros conhecimentos, a consultora de imagem Ana Luiza Bueno oferece serviços personalizados para deixar qualquer pessoa mais bonita, explorando os pontos fortes e disfarçando as imperfeições. Aliás, ninguém está livre delas. A diferença, no entanto, é usar o espelho a seu favor. ;Usamos ferramentas como a análise de cores expandida, proporção áurea corporal e análise de Marquardt facial para melhorar a imagem da pessoa;, explica Ana.

O primeiro passo dessa consultoria é tirar todas as medidas do corpo da pessoa. Depois, é só fazer as contas para se chegar ao número de ouro. Assim, surgem 10 linhas imaginárias, que dizem onde deve estar a altura da manga, da blusa, a profundidade do decote, a barra da calça, o comprimento da saia para deixar o corpo mais alongado. ;Qualquer pessoa pode parecer mais nova, mais alta e, principalmente, mais magra com pequenas mudanças nas proporções de suas roupas e definições de linhas corporais, independentemente do peso ou da forma corporal;, explica a especialista.
A partir disso, dependendo do biotipo, a pessoa pode adotar algumas mudanças no armário. Por exemplo, uma mulher muito magra, nunca deve usar um decote em V, pois ele cria uma seta imaginária que acentua a magreza. O ideal nesses casos, é um decote mais próximo ao pescoço. O contrário também é válido. Se a pessoa tem seio avantajado, a dica é explorar a profundidade do decote. Isso alivia o volume na região peitoral.

Um erro muito comum, segundo Luiza, é a barra da calça. Mais curta do que deveria, ela cria uma linha imaginária na perna que deixa a silhueta achatada e a pessoa parece menor que deveria. E não faltam detalhes que podem destruir as proporções. Até as tiras de sandálias podem virar inimigas da beleza. Mangas maiores do que deveriam; camisas mais longas ou mais curtas do que o indicado; pernas à mostra demais ou de menos; volumes fora do lugar. Se as proporções do próprio corpo são desconhecidas, tudo isso pode sair do lugar. ;O que proponho não é mudar o estilo de ninguém, mas chegar às proporções ideais para a pessoa se sentir mais bonita e ter um visual mais agradável;, afirma a consultora que trouxe a metodologia da proporção áurea dos Estados Unidos.

Entre as dicas está a de nunca aumentar com tecidos o volume da região das costelas, afinal, essa seria a parte mais fina do corpo. Se em vez de abusar dessa qualidade você deixa a região mais ampla, imagine só o efeito negativo que isso teria. As mangas das blusas, na maioria das vezes, ficam melhores na altura do decote e o comprimento mais acertado das blusas é na altura do quadril. Para quem ainda não sabe qual a matemática perfeita de suas dimensões, pode começar a se olhar diante do espelho. Com calma e um pouco de bom senso, qualquer pessoa pode testar os modelos de roupas. Logo, começa-se a sentir aquele ;tem alguma coisa errada;. Se essa impressão chegar, pode ter certeza de que realmente algo está fora do lugar. Como o belo é algo subjetivo, na maioria das vezes o proporcional é mais agradável aos olhos.

O algarismo perfeito
O número de ouro 1,618 é um dos mais misteriosos da história. Ele também é chamado PHI e aparece na medição das diversas formas na natureza, como na colmeia da abelha e no tamanho das flores, por exemplo. Contam até que as estrelas estão distribuídas no espaço de acordo com essa proporção.Os egípcios construíram as pirâmides usando a medição da perfeição. Cada pedra, dizem, é 1,618 menor do que aquela que vem logo baixo. Os gregos também usaram essa matemática para construir um dos monumentos mais famosos do mundo, o Pathernon. Ele foi erguido tendo como referência o chamado retângulo de ouro, no qual a divisão do lado maior pelo menor resultava na proporção áurea de 1,618. A partir daí, tudo no templo foi construído usando a mesma lógica, como pode ser conferido ao dividir sua profundidade pelo comprimento ou pela altura: o resultado é o número da perfeição. Pintores de séculos passados também se renderam à medida tão cheia de harmonia. O italiano Leonardo Da Vinci foi um deles. O retângulo áureo serviu de base para uma série de suas obras, como o Homem Vitruviano, que retratava o homem de dimensões perfeitas. Nele, o umbigo dividiria o corpo em duas partes, que atenderiam perfeitamente à proporção áurea. A ideia é de que essas contas funcionem da mesma forma com os humanos. Assim, a altura de uma pessoa, dividida pela distância do umbigo até o chão, mediria 1,618. O medida do braço inteiro, dividido pela distância do cotovelo até o dedo, daria igual resultado. Para ser considerado perfeito, até a largura do dente incisivo central de alguém deve ser 1,618 maior que a largura do seu dente incisivo lateral. Faça o teste.

Cubra-se de cores
De nada adianta os recortes das roupas estarem no lugar certo, se o tom delas não te favorece. De acordo com o Institute of Color Research, todo ser humano realiza um julgamento subconsciente sobre uma pessoa 90 segundos após o primeiro contato. Entre 70% e 90% desse julgamento é baseado somente em cor. ;Podemos supor então que a cor é a primeira coisa que notamos quando conhecemos alguém. Por isso, é tão importante que ela seja utilizada corretamente;, diz a consultora Ana Luiza Bueno.

Ela explica que cada pessoa tem uma cartela exata de cores. As tonalidades individuais dependem dos tons e subtons de pele, esse último definido pelos elementos do sangue. Assim, ela vai se encaixar em definições cromáticas como ;quente ou fria;; ;clara ou escura;; ;opaca ou viva;. Definido isso, é criada uma combinação perfeita, que inclui 48 tons ao todo. Ou seja, qualquer um terá cores suficientes para variar o visual.

Durante a consultoria, é feito o teste de cores. Tanto a cliente quanta Ana Luiza devem estar vestidas com batas cinzas para evitar a influência de outros tons. ;Essa cor é a mistura do preto com branco. Não há nada mais neutro.; O cabelo também é preso com uma faixa da mesma cor. Nem mesmo a tonalidade das madeixas poderá interferir na avaliação. Depois, é hora de aproximar os pedaços de tecidos coloridos à pele da pessoa. O segredo é visualizar quais as cores deixam a pessoa mais bonita, com o rosto mais em evidência. É questão de testar.

;Quando você usa uma blusa que a cor chega antes de você, está errado. Você não pode ouvir ;que blusa bonita;, mas sim ;como essa blusa te deixou bonita;. Nesse caso, a cor te deixou com a aparência mais bela, saudável e jovem;, avalia Ana Luiza. A escolha correta da cor, vai deixar ;seus dentes mais brancos, sua pele mais uniforme, o contorno do seu rosto ficará mais nítido, você vai parecer mais corada e com lábios mais definidos e coloridos;, garante a especialista. Depois da análise o cliente recebe sua cartela de cores e tem vários looks criados com a ajuda da consultora. Aí, é só usar a criatividade para combiná-las no momento correto.

O significa das cores
- Vermelho: excitante e estimulante. Sugere personalidade ativa, corajosa e vigorosa.
- Rosa: representa a mulher. É a cor universal do amor. Sugere personalidade quieta, refinada e artística. Em excesso, denota infantilidade.
- Laranja: sugere personalidade entusiasmada, solícita, divertida, negociante e sociável.
- Amarelo: cor associada ao intelecto e à criação. Sugere personalidade extrovertida, alegre, aberta a mudanças e novas experiências.
- Verde: sugere pessoa amigável, doce, pacífica, prestativa e leal.
- Azul: cor associada à lógica, à honestidade, à inspiração, a novas ideias e a altos ideais.
- Violeta: sugere personalidade exótica. Pessoa com consciência forte de si mesma e de seu rumo na vida.
- Marinho: sugere personalidade tradicional e conservadora. Pessoa trabalhadora e concentrada no que faz.

Fonte: com informações do site http://divinaproporcaophi.blogspot.com

Na vida real
Está em busca da beleza perfeita - ou  o mais próximo dela? Alguns cálculos básicos podem ajudar você a encontrar a sua divina proporção e, a partir daí, usar roupas, cores e maquiagem a seu favorPara saber como a consultoria funciona na prática, convidamos a maquiadora Renata Blanco, 24 anos, para passar por uma avaliaçâo de Ana Luiza. Com 1,66m de altura, ela tem pernas torneadas, seios fartos e ombros mais largos. Adora moda e roupas. Viciada em blogs, está sempre atrás de informações de tendências e novidades que a deixem ainda mais bonita. ;Posso dizer que tenho um bom senso para a moda. Achava que sabia usar as peças certas a meu favor;, comenta. Ela diz isso porque, depois de três encontros com a consultora de imagem e uma volta pelo shopping, Renata descobriu que cometia, sem saber, alguns deslizes na produção que colocavam em risco sua ;divina proporção;.

Quando chegou para a primeira avaliação, ela usava uma blusa de babados, com uma costura bem abaixo dos seios. O colar estava bem justo no pescoço e o short de comprimento no meio da coxa. Fazendo as medidas, Ana Luiza começou a corrigir o look da moça. Para quem tem seios grandes, os colares devem ser mais longos, desviando a concentração na região do tórax. Como Renata tem coxa grossa, a sugestão era de usar comprimentos na altura do joelho. O truque dá a impressão das pernas serem mais finas, e consequentemente, a pessoa fica mais esbelta.

Segundo a especialista, a linha da blusa escolhida pela maquiadora também estava fora do lugar. Ela estava no meio do seio e o lugar certo era abaixo dele. A lingerie também merecia ser trocada. Renata comprava sutiã com bojo e de alças finas, que não sustentavam adequadamente os seios. O resultado era a perda de definição dos contornos do corpo. Com o objetivo de diminuir o tamanho do tronco e do culote, ela adotava batas e blusas com babados. O efeito era totalmente inverso: a jovem aparentava estar com excesso de peso. ;Meu marido sempre dizia que esse tipo de blusa me engordava, mas achava que quanto mais larga, melhor para disfarçar.;

Com a primeira lição aprendida, elas foram ao shopping. Lá, experimentaram roupas que favoreciam Renata e que se encaixavam perfeitamente às linhas imaginárias definidas pelo número de ouro. Para ficar mais alta, mais magra, explorar a cintura fina e disfarçar alguns defeitinhos, o ideal para ela é usar blusas acinturadas, calças com barras o mais longas possíveis, decotes em V e colares longos.

Na cartela de cores, ela pode abusar do rosa, mas deve evitar o laranja e o amarelo, por exemplo. ;O mais impressionante é que a gente consegue entender exatamente o que ela está falando. Não são regras prontas. Quando ela aproximou o tecido amarelo do meu rosto, as olheiras ficaram evidentes na hora;, conta Renata. Certa de que realmente existem cores que deixam as pessoas mais ou menos bonitas, sua primeira providência foi ligar para a costureira. ;Tinha mandado fazer um vestido laranja para ir a um casamento. Pedi para cancelar e mudar a cor;, conta.

Em casa, o armário foi reavaliado. A blusa de malha amarelo ovo, cheia de babados, virou saia. As batas foram ajustadas ou aposentadas de vez. ;Agora vou comprar roupas com outros olhos;, comenta Renata.

Está em busca da beleza perfeita - ou  o mais próximo dela? Alguns cálculos básicos podem ajudar você a encontrar a sua divina proporção e, a partir daí, usar roupas, cores e maquiagem a seu favor

Está em busca da beleza perfeita - ou  o mais próximo dela? Alguns cálculos básicos podem ajudar você a encontrar a sua divina proporção e, a partir daí, usar roupas, cores e maquiagem a seu favor

A beleza evidente
Por que algumas pessoas são mais bonitas que outras? Pelo conceito matemático da definição é que elas têm o rosto mais harmônio e simétrico do que os demais. As distâncias entre cada uma de suas partes correspondem ao número da perfeição. Seus traços e linhas não incomodam ao primeiro olhar. Mas se você não nasceu abençoada, não se desespere. Ana Luiza garante que com maquiagem e contornos de sobrancelhas, por exemplo, é possível se aproximar dessa perfeição. Para tanto, ela faz uma foto do cliente. Só do rosto. Depois, usa a máscara de Marquardt, ou seja, a interpretação do rosto perfeito. Ela é desenhada sobre uma folha transparente, cheia de linhas, traços e encaixes. Depois, a máscara é colocada sobre a foto da pessoa comum. ;Quanto mais o rosto se ajustar a essa máscara, mais belo e atraente ele parecerá;, explica a consultora. Mais uma vez, uma série de contas é feitas para adequar a máscara à foto da pessoa. Aí é só usar contornos, efeitos de luz e sombra da maquiagem para corrigir as imperfeições e realçar o que há de naturalmente belo no rosto real.

Atenção à lingerie
As roupas íntimas também podem deformar o corpo ou prejudicar as proporções. Quando os seios não estão adequadamente sustentados pelo sutiã, eles literalmente caem e criam um volume maior sobre o abdome. O preço que se paga pelo descuido pode ser desastroso. O tronco fica visualmente mais largo e mais curto e você aparenta ser mais baixa e mais cheinha. Observe se seu sutiã está adequado ao seu corpo:
- Cuidado com o tamanho. De acordo com pesquisas realizadas por uma grande empresa do setor, 75% das mulheres usam o sutiã maior do que deveriam. Você não deve conseguir puxar a faixa posterior mais do que 5cm do seu corpo.
- As alças devem ser apropriadas ao tamanho dos seios e estar sempre ajustadas ao seu peso. Seios grandes pedem alças largas e sustentação lateral.
- O bojo não deve estar largo a ponto de embolar e nem apertado a ponto de partir o seio em dois.

Fonte: com informações do site http://divinaproporcaophi.blogspot.com

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