PERGUNTAS RECORRENTES
Rosto
Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?
Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre depois dos 30 anos.
Como ficará minha respiração depois da cirurgia no nariz?
A rinoplastia também tem o objetivo de melhorar as condições respiratórias do paciente, quando essas condições são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório (algumas semanas), isto se deve ao fato do inchaço na parte interna do nariz. O edema é considerado normal. A dificuldade respiratória também ocorre em virtude da alteração da elasticidade das asas das narinas. Com o decorrer do tempo, tende a se normalizar.
Corpo
A lipoaspiração corrige aquele excesso de gordura sobre a região do estômago?
Geralmente, sim. Dependendo do seu tipo de tronco (conjunto tórax %2b abdome), pode se obter um resultado bastante natural. Também tem grande importância, sob esse aspecto, a espessura da gordura que reveste o corpo.
Depois de uma cirurgia de barriga para a retirada de excesso de gordura e de pele, é possível ter filhos sem prejudicar o resultado?
O médico ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde que, na gestação, o peso seja controlado. Entretanto, o ideal é que a mulher não tenha mais filhos depois de se submeter a uma dermolipectomia abdominal.
A lipoaspiração deixa cicatrizes?
As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis. A cicatriz só adquire o seu formato definitivo um ano e seis depois da cirurgia.
Existe correção para as cicatrizes hipertróficas e queloides ?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes antiestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com a evolução natural do período de cicatrização. Qualquer dúvida a respeito deverá ser esclarecida com o seu cirurgião, que fará a avaliação do estado em que se encontra a cicatriz.
Como ficarão minhas novas mamas, em relação ao tamanho e consistência?
As mamas terão seu volume aumentado por meio da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Pode-se escolher o novo volume, pois há vários tamanhos de próteses de silicone disponíveis. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A mama operada passará por vários períodos evolutivos. Nenhuma será ;perfeita; no pós-operatório imediato. O aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade) só poderá ser visto três meses depois da operação ; ou, em alguns casos, só após um ano.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
SAIBA MAIS
Além de ficar atento às recomendações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), você poderá se informar sobre o assunto durante o workshop Consulta Aberta de Cirurgia Plástica, a ser realizado durante a segunda edição do Bazar de Moda ; Revista do Correio. O workshop ocorrerá às 11h30 de 17 de setembro, na sala que será montada no Pontão do Lago Sul. ;Esse tipo de iniciativa contribui para maior informação da comunidade e derruba falsos mitos sobre cirurgias estéticas e reparadoras;, afirma o cirurgião plástico Carlos Carpaneda, um dos dois membros da regional DF da SBCP que responderão às perguntas de quem for à palestra. Ao seu lado, estará o médico Luciano Chaves, responsável pela elaboração das normas sobre operações estéticas para a SBPC. ;As pessoas não devem fazer procedimentos sem antes se informar sobre o local, se há centro cirúrgico em condições de atender casos de emergência e se um anestesista estará presente na sala de cirurgia;, recomenda Chaves.
Workshop Consulta Aberta de Cirurgia Plástica
Com os cirurgiões plásticos Carlos Carpaneda e Luciano Chaves
Data: 17 de setembro
Horário: 11h30
Local: Pontão do Lago Sul
Mais informações sobre este e os outros workshops pelo site da Revista ou pelo Blog da Revista (http://www.dzai.com.br/revistadocorreio/blog/revistadocorreio).