Revista

Para ouvir sem dor

Doença comum, principalmente em cachorros de orelhas caídas, a otite pode causar, em casos extremos, até a perda da audição do pet

postado em 15/09/2011 12:41

Doença comum, principalmente em cachorros de orelhas caídas, a otite pode causar, em casos extremos, até a perda da audição do pet

Se o seu cão ou gato apresenta coceira excessiva nas orelhas e balança constantemente a cabeça, fique atento: podem ser sinais de inflamação do sistema auditivo ; a conhecida otite. Outros indícios do problema são vermelhidão no local, aparecimento de cera dura e escura, possíveis corrimentos, além do mau cheiro. Causada principalmente por fungos, bactérias e parasitas (como ácaros), a doença é mais comum em cachorros ; especialmente em raças que apresentam a orelha mais caída ou com muitos pêlos, como cockers spaniels, labradores e poodles.

O labrador Oliver tem apenas três anos, mas já sofreu com a doença por duas vezes, em um período de apenas oito meses. O pet adora nadar no lago Paranoá e, segundo sua dona, Virgínia Bravim, 26 anos, o problema apareceu logo depois de Oliver ter ido brincar na água. ;Acabamos não enxugando direito sua orelha e ele pegou otite;, relembra.

Virgínia somente percebeu que havia algo errado por causa do comportamento de Oliver, que passou a ficar mais quieto, encolher a cabeça e coçar frequentemente a orelha. ;A primeira vez que ele teve o problema foi muito forte. Tomou anti-inflamatório e tudo. Agora, procuramos sempre enxugar bem a orelha e fazer a limpeza necessária;, afirma.

A doença é, geralmente, desenvolvida pelo acúmulo de umidade na região do conduto auditivo do pet, aliado ao calor ambiente ; o que torna o local ideal para a proliferação dos agentes infecciosos. Os veterinários recomendam que seja feita a limpeza pelo menos uma vez a cada 15 dias, no caso de animais com orelhas em pé, e uma vez por semana naqueles que tiverem orelhas mais caídas. Essa simples atitude pode ajudar a evitar a otite.

De acordo com a veterinária Bárbara Lopes, é importante sempre proteger a região antes e depois dos banhos ; quando a atenção deve ser redobrada. ;A orelha do pet deve ser protegida com algodão ou segurada para não deixar cair água dentro do ouvido;, diz. Sem essa precaução, o desenvolvimento da doença pode ser facilitado. ;Sempre brinco com meus clientes que a higiene deve ser feita até onde o seu dedo entra no conduto auditivo. Mais que isso não é aconselhável;, esclarece a veterinária Iliria Luna. Especialistas também alertam que nunca sejam usados cotonetes para limpar os ouvidos, pois podem causar lesões na região. Após o banho, é indicado que o dono passe algodão para enxugar as orelhas. Também é importante fazer a higienização da região com produtos específicos, com indicação de um profissional.

Tratamento
De acordo com a veterinária Iliria Luna, o tratamento a ser adotado varia de acordo com o diagnóstico e as causas do problema. ;Além de bactérias e fungos, são muitos os outros fatores que podem desenvolver a otite, inclusive problema de pele ; como sarna;, explica. O tratamento pode ser feito com aplicação de remédios na pele (tópico) ou o uso de anti-inflamatórios. Somente em casos muito graves o animal deve ser submetido a uma intervenção cirúrgica a fim de evitar infecção generalizada e a perda parcial ou total da audição.

Agradecimentos: Clínica Veterinária Dogz e Mitz e Clínica Veterinária Quatro Patas

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação