Revista

Cantinho verde

Criar uma horta em casa tem dupla função: alimentos frescos e saudáveis e um ambiente belo e natural. Veja como montar a sua

postado em 15/09/2011 16:39

Montar uma horta significa ter na dieta alimentos orgânicos recém-colhidos e um ambiente mais vivo. Mas é também uma boa opção para aliviar o estresse e decorar a casa. O espaço físico está longe de ser um limitador, desde que o lugar escolhido receba luz solar, preferencialmente o dia inteiro. O ideal é evitar locais sombreados para não prejudicar o desenvolvimento natural das plantas. Assim como os canteiros, jardineiras e vasos podem ser facilmente usados para o cultivo de hortaliças e outros vegetais.

Para o engenheiro agrônomo e paisagista Fábio Camargo, a horta deve ser um elemento a mais na decoração do ambiente, seja varanda, sacada ou jardim. ;Ela pode e deve ser usada como um ponto de atenção da casa. É possível montar um ambiente agradável com um visual bacana e criativo, onde a pessoa se sinta à vontade para cuidar das plantas.; Ele recomenda hortas suspensas, a 75cm do chão ; altura de uma mesa ; para evitar o trânsito de animais domésticos nas proximidades e facilitar o manuseio do plantio. Para cada ambiente, é possível criar um projeto diferente. ;Já usei a horta para decorar a fachada de um restaurante;, exemplifica.

Alexandre Fabbri, engenheiro agrônomo e paisagista, alerta para o tamanho dos recipientes: ;O vaso precisa ter, pelo menos, 30cm de profundidade e 20cm de diâmetro. Mas as medidas variam de acordo com a produção;. Plantar espécies diferentes em um mesmo local funciona, especialmente em jardineiras, mas separá-las deixa a horta mais segura e organizada. ;O cultivo é muito simples. Além da vantagem de consumir alimentos in natura, é uma atividade muito prazerosa e não dá trabalho;, acrescenta Alexandre.

Para manter os vegetais em pleno desenvolvimento, é fundamental regá-los diariamente e, em épocas mais quentes, em que o solo seca mais rápido, duas vezes por dia. O engenheiro agrônomo e professor da Faculdade de Agronomia da Universidade de Brasília (UnB) José Ricardo Peixoto explica que uma plantação de hortaliças, por exemplo, precisa receber de quatro a seis milímetros de água por metro quadrado diariamente.

Outro fator determinante para o crescimento saudável das plantas é a terra de boa qualidade. José Ricardo recomenda adubar o solo com esterco bovino ou adubo químico, em média 15 dias antes do plantio. Segundo o professor, áreas menores de produção vegetal, como varandas ou pequenas áreas externas, são menos atacadas por pragas e, caso aconteça, o controle é mais simples. Por isso, não há necessidade de usar agrotóxicos. O resultado é a produção de vegetais orgânicos, livres de venenos químicos.

Tudo fresco
A bióloga Denize Jalovitzki montou, com a ajuda do zelador André Luís da Silva, uma horta em pequenos canteiros no terreno atrás do prédio onde mora, no Sudoeste. No local, há temperos como cebolinha verde, salsa, coentro; hortaliças de folha, como alface e rúcula, e, mais recentemente, pés de tomate. Gaúcha, Denize também não perdeu a oportunidade de plantar a erva matéria-prima para o chimarrão.

Para ela, cuidar da horta é um grande prazer e um momento de aliviar as tensões o dia a dia. ;Tomar conta dessas plantinhas, desde a semeadura, e colher algo que plantei com tanto carinho é muito gratificante. Pequenas práticas incentivam grandes realizações.; O zelador André Luís da Silva dedica um pouco do tempo à plantação todos os dias e acompanha o desenvolvimento dos vegetais. ;Antes, aqui tinha muito mato, era muito feio. Depois da horta, dá mais gosto de trabalhar e cuidar das plantas;, conta, ansioso por ver os tomates maduros.

O mineiro Valdo Barbosa, 64 anos, há mais de 30 em Brasília, conservou os costumes da cidade natal e cultiva, em um terreno do Lago Norte, alface, cebolinha, salsa, tomate, entre outros vegetais. ;Vim da roça e, como bom mineiro, continuei meio roceiro. Sou eu que cuido da horta, vou lá várias vezes por dia e, se pudesse, ficava o dia todinho. Horta é uma terapia para os velhos e para os novos também;, diverte-se.

Saudável e belo
O paisagista Fábio Camargo mostra duas opções de composições de hortas para jardins. Em apartamentos, ele sugere jardineiras nas paredes ou sacadas e a aplicação de treliças para pendurar pequenos vasos.

Criar uma horta em casa tem dupla função: alimentos frescos e saudáveis e um ambiente belo e natural. Veja como montar a sua

Criar uma horta em casa tem dupla função: alimentos frescos e saudáveis e um ambiente belo e natural. Veja como montar a sua

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação