Por Cecília Garcia // Especial para o Correio
Muitas meninas sonham em ter um quarto de princesa. Iguais àqueles que aparecem nos filmes. Para realizar o desejo, não é preciso recorrer a personagens de desenhos animados nem a móveis ultracoloridos. O estilo provençal garante bom gosto ao ambiente e traz a magia de antigamente ; para criança moderna nenhuma botar defeito.
O contraste entre o excesso de detalhes e a leveza das cores neutras e pastéis é o que dá equilíbrio ao espaço e o torna aconchegante. A arquiteta Maite Maiani cita como outras características do estilo provençal o romantismo, o uso de móveis retrôs e entalhados e as molduras aplicadas. Além disso, os tecidos devem ser, de preferência, linho de algodão e seda e as padronagens, listras, flores e xadrez, mas sem exageros.
Maite ainda explica que não há problema em inserir alguma peça de estilo contemporâneo ao espaço. É preciso ter cuidado, porém, para não descaracterizar o ambiente. Colocar um móvel muito moderno não combina. A arquiteta ensina a complementar a decoração, por exemplo, com um porta-retrato espelhado ou um vaso elegante. ;O problema é ousar muito, correndo o risco de ficar algo desconexo;, alerta.
Outros pontos a serem observados nessa decoração, como explica a arquiteta Yeda Garcia, são as formas arredondas dos móveis, os lustres de cúpula com cristais, as louças brancas (inclusive em cachepôs), os dosséis nas camas, os candelabros trabalhados com pátina branca e as andarelas. Agora, é só aproveitar os conceitos e aplicar na decoração dos quartos infantis.
Um pouco de história
A arquiteta Yeda Garcia explica que o estilo provençal é originada do sul da França, na região da Provença, e que se espalhou pelo mundo. Com o grande apelo emocional dos temas românticos e bucólicos, proporciona um ambiente acolhedor. Uma característica mais fortes desse estilo são as cores, em especial o azul provence, que remete aos campos de lavanda floridos, típicos da área. Inclusive, as flores ; tanto naturais como em estampas ; são características da região situada próxima ao mar Mediterrâneo. Outra padronagem típica é a chamada toile du jouy, em que o tecido (em geral branco) é estampado com cenas campestres monocromáticas. Na Provença, por conta do clima, os móveis adquirem um aspecto que é a pátina natural, causando aquele aparência de mobiliário desgastado pelo tempo.