postado em 13/10/2011 16:53
Carolina Samorano // Especial para o CorreioAs últimas semanas foram de agito no mundo da moda. Nova York, Londres, Milão e, por fim, Paris mostraram suas apostas para o verão do próximo ano, que por lá ocorre entre junho e setembro. A vantagem para quem vai encarar a estação quente logo mais aqui no hemisfério oposto é que dá para se adiantar e colocar em prática algumas tendências recém-surgidas nas passarelas gringas. O color blocking de tons vibrantes, que dominou a temporada passada, deu vez aos tons lavados, mais leves. O acabamento metalizado em tecidos e bordados, tendência que já vinha tentando se impor, deu as caras na maioria das coleções ; um sinal de que, desta vez, deve pegar. No que depender do que foi apresentado durante a temporada internacional, o verão vai ser brilhante, com pele à mostra, tons pastéis e um pouco de luz vinda do laranja e do pink.
O acessório
Bolsas em materiais rústicos pincelaram vários desfiles na semana de moda italiana. A Burberry Prorsum apresentou um modelo em ráfia bastante comentado. Dolce & Gabbana trouxe cor com o vime, e a Fendi também mostrou uma versão no mesmo material da sua clássica Silvana.
A década
Se até agora os anos 1960 e 1970 andaram ditando tendências, a máquina do tempo da moda foi um pouco mais longe na Europa e em Nova York. As silhuetas dos anos 1920 inspiraram Ralph Lauren e vieram de forma um pouco mais literal no desfile de Marc Jacobs. Em Londres, foi a vez da Gucci emprestar inspiração dos anos loucos. O brasileiro Pedro Lourenço também trouxe um quê da época nas suas franjas, em Paris.
Os metálicos
Eles apareceram em bordados e no tingimento de tecidos, alguns de aspecto quase líquido, e não necessariamente como sinônimo de festa e de sofisticação. O brilho veio também em looks mais casuais, como a proposta apresentada pela Diesel Black Gold, em Nova York.
O babado da discórdia
Inimiga das moças mais cheias de curvas, a saia peplum ; essa com babadinhos na altura do quadril ; se repetiu em várias passarelas. O truque para as brasileiras curvilíneas que querem aproveitar a tendência é optar pelos modelos menos volumosos e mais curtos.
Barriga de fora
Pele à mostra tem tudo a ver com o verão. O pedaço que ganhou destaque lá fora foi a barriga, mas não inteira: a maioria das marcas preferiu deixar uma pequena faixa de pele descoberta, poupando o umbigo ; jeito um pouco mais elegante e discreto de descobrir a barriga no calor.
Pastelaria
Tendência superfeminina. Sai o color blocking de tons vibrantes, entram os pastéis, contrastados com cores vivas ou combinados com tons neutros, como o nude.
Alaranjou
Entre tantos tons lavados nas passarelas, o laranja vibrante, que já é a cor do verão por aqui, ganhou destaque também lá fora, quase sempre em looks monocromáticos.
Brancas nuvens
Branco dos pés à cabeça foi a aposta de muitos estilistas nas passarelas norte-americana e europeias. Herm;s e Celine, dois dos desfiles mais importantes de Paris, trouxeram a tendência forte nas suas coleções, com muitas propostas de looks bem branquinhos.
Com cauda
Curtos na frente e longos atrás, os mullet dresses são do tipo que se ama ou se odeia. Deram as caras por Nova York, Londres, Milão e Paris, em sinal de que são aposta certa para o verão.