Revista

Antes da operação verão, projeto saúde

Com mudanças simples no preparo do alimento, é possível obter pratos saudáveis, menos calóricos e, o que é melhor, saborosos

postado em 23/10/2011 08:00

Com mudanças simples no preparo do alimento, é possível obter pratos saudáveis, menos calóricos e, o que é melhor, saborososHá quem esteja iniciando o projeto verão 2012, quem precise reajustar a dieta por problemas de saúde, ou mesmo quem busque mais qualidade de vida. O fato é que, mesmo pegando leve na alimentação, muitas vezes, a forma como preparamos os alimentos põe boa parte do esforço a perder. Imagina a cena. Você coloca no prato poucas colheres de arroz, uma carne sem molho, refogada no azeite, uma quantia irrisória de purê de batatas e uma salada com alface e tomate, e já se imagina entrando naquele velho jeans perdido no fundo do armário desde mil novecentos e alguma coisa. O coração apertado, com saudade do feijão cremoso, de um molho farto, de um sabor. O fato é que, a depender da forma como tais ingredientes foram cozidos, vão-se os nutrientes e fica a gordura saturada.

Por exemplo (isso no caso de você estar interessado em tais projetos citados no título), na hora de fazer o arroz, simplesmente aborte o uso de óleo. "É simples, basta refogar o arroz na própria cebola e no alho, que soltam um líquido e fazem o mesmo papel do óleo. No final, vai estar igualmente saboroso", ensina a nutricionista Denise Lausmann, da Nutrifresh. Outra dica é substituir o sal comum, por um mais leve, como o de ervas, o marinho ou o rosa.

A "parte verde" da refeição também merece atenção no preparo. Se não quiser consumir tais alimentos crus, evite cozinhá-los diretamente na água ou mesmo refogá-los demais. O ideal é que sejam cozidos no vapor. Para isso, vale a velha dica da panela de cuscuz (cuscuzeira) ou procurar no mercado eletrodomésticos específicos para esse fim. "O cozimento no vapor permite que os vegetais retenham bem mais nutrientes. Se ainda assim, você quiser dar um gostinho, pode dar uma refogada relâmpago. Passar rapidamente numa panela com bem pouca cebola ou alho refogados no azeite. Uma passadinha de 10 segundos e pronto", indica Denise.

A nutricionista e o empresário André Abenathar, proprietário da Nutrifresh, são cheios de truques para trazer mais sabor para os vegetais. Vale sempre optar por temperos naturais, como ervas, e outros aromatizantes saudáveis. Manjericão, salsa, tomilho fresco, hortelã, sálvia, alho-poró, linhaça, gergelim. "A comida ganha outro gosto", opina André.

A carne segue a velha recomendação: na grelha ou no forno. Esses novos fogões ultramodernos que, além do calor, emanam vapor, permite que tudo fique ainda mais suculento e saudável. A artimanha para trazer mais sabor às proteínas do prato é fazer o que todo brasileiro aprova, mas todo nutricionista torce o nariz: molho. Desconsidere o triplo burro, o quatro queijos e qualquer outro cujo sabor é equivalente ao valor calórico. Opte por molhos gostosos e leves. Você pode criar um molho de hortelã, de pimentões ou de tomate, por exemplo, apenas à base de água e especiarias. Tudo batido ou bem picadinho, com a menor quantidade de azeite possível. "Se você faz substituições como essas, tem um ganho de saúde a curto prazo muito grande. Sem perder o prazer de comer", garante André. Vale a tentativa.


Com mudanças simples no preparo do alimento, é possível obter pratos saudáveis, menos calóricos e, o que é melhor, saborosos

Peixe
Ingredientes
1 filé Saint Peter
1 limão
Sal marinho a gosto
1 colher chá de azeite de oliva

Molho
Ingredientes
1 colher (sopa) de hortelã fresco picadinho
1 colher (sopa) de salsão picado bem fininho
1 colher (sobremesa) de manjericão fresco picadinho
1 colher (sopa) de cebola picadinha
1 colher (chá) de salsinha fresca picadinha
1 colher (café) de tomilho fresco picadinho
100ml de água
2 colheres (chá) de amido de milho
Sal marinho a gosto

Como fazer
Tempere o filé de Saint Peter com sal e limão e deixe descansar enquanto prepara o molho.
Para o preparo do molho, junte o hortelã, o salsão, o manjericão, a cebola, a salsinha, o tomilho e o sal e refogue rapidamente, então misture o amido de milho dissolvido na água e deixe ferver até engrossar o molho.
Enquanto o molho ferve, coloque o filé de Saint Peter para grelhar com pouco azeite e sirva o filé com o molho.

Arroz integral
Ingredientes
1 xícara de arroz integral
1 colher (sopa) de linhaça dourada
Sal a gosto
1 dente de alho
3 xícaras de água

Como fazer
Misture os ingredientes e cozinhe em uma panela a vapor sem usar óleo. Se preferir, cozinhe de modo convencional, refogando com pouco azeite o alho e acrescentando o arroz com a linhaça dourada e a água em uma panela, deixando ferver até que o arroz esteja cozido.

Corn chowder salad
Ingredientes
1 lata de milho verde ; pode usar o congelado ou, melhor ainda, o fresco
1 cenoura ralada
1 colher (sobremesa) de cebolinha picada
1 colher (sopa) de salsinha picada
Pimentão vermelho picado

Como fazer
Acrescente em uma frigideira o milho, a cebolinha, a salsinha e o pimentão e deixe refogar com pouca água até que o milho esteja cozido (caso seja milho congelado, até descongelar) em fogo brando, então desligue e misture a cenoura crua ralada. Está pronto para ser servido.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 1 pessoa

Com mudanças simples no preparo do alimento, é possível obter pratos saudáveis, menos calóricos e, o que é melhor, saborosos
Filé mignon
Ingredientes
100g de filé mignon
1 Colher (sopa) de rum
Sal a gosto
Canela a gosto

Molho 3 pimentões
Ingredientes
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde
1/2 pimentão amarelo
1/2 cebola média picada
1 tomate maduro sem pele e sem semente
1 ramo pequeno de tomilho fresco
1 colher (sopa) de folhas de manjericão fresco
Sal a gosto

Como fazer
Tempere o filé com rum, sal e canela e deixe descansar enquanto prepara o molho.
Para o preparo do molho, misture todos os ingrediente e bata no liquidificador, leve ao fogo e deixe cozinhar por 30 minutos em fogo baixo.
Enquanto o molho ferve, grelhe o filé mignon com pouco azeite.
Para servi-lo, acrescente o molho em cima do filé.

Arroz ervas finas
Ingredientes
1 xícara de arroz branco ou parboilizado
1 dente de alho
Sal a gosto
2 xícaras de água
1 colher (chá) de alecrim
1 colher (chá) de manjericão
1 colher (chá) de salsinha
1 colher ( chá) de cebolinha

Como fazer
Misture a água com o alecrim, o manjericão, a salsinha e a cebolinha e bata tudo no liquidificador. Misture com o arroz, o alho e o sal e deixe cozinhar em fogo baixo até que o arroz esteja cozido.

Coleslaw de vagem com palmito
Ingredientes
1 xícara de repolho fatiado fino
1/2 xícara de vagem picada
1/2 xícara de palmito
2 colheres de uvas passas
1 colher (chá) de azeite
1 colher de salsinha picadinha

Como fazer
Refogue a vagem e o palmito com sal e azeite. Após refogado, misture o repolho, as uvas passas e a salsinha picadinha. Está pronto para ser servido.

Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 1 pessoa


Nutrifresh
303 norte, Bloco A, loja 6
3326-2381
www.nutrifresh.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação