A senhora começou a fazer colares no teatro por acaso, mas buscou aperfeiçoamento em uma escola especializada. Acha importante a formação acadêmica ou acredita no talento nato?
Há um delicado equilíbrio entre treinamento técnico e talento quando o assunto é design de joias. No meu caso, eu queria desenhar joias desde o princípio, mas fiquei na escola para entender todos os aspectos técnicos da produção.
Existe modismo também nas joias ou elas são peças eternas e atemporais?
Há uma coisa muito atemporal nas joias. Ela pode lembrar você da pessoa que lhe deu a joia ou de algum evento que aconteceu quando você a estava usando. Eu também gosto do fato de que é possível deixa-la de herança para seus filhos.
A senhora costuma usar pedras coloridas em suas criações. Onde busca essa matéria-prima?
Todas as pedras usadas na produção das minhas joias são obtidas por intermédio da Tiffany & Co. Quando eu escolho uma pedra, é a combinação de formato e de cor que me atrai, e que dita como farei o design em torno dela. Pedras menores, geralmente, são cortadas para se encaixarem nas minhas criações.
Como é o processo de criação de uma coleção de joias? De onde vem a inspiração?
A inspiração sempre começa quando você se deixa abrir para o seu ambiente, enfocando as coisas que tem um apelo para você, como formas, cores, texturas, símbolos e referências culturais. Às vezes, essas impressões voltam à mente e tornam-se parte do design, mas não de forma literal. Eric, meu marido, é meu parceiro em todas as coisas e eu costumo discutir temas e estratégias com ele. Sempre levei Veneza no meu coração (Veneza é, inclusive, o tema da mais recente coleção de Paloma Picasso para a Tiffany) e busquei as memórias desse lugar mágico para criar algumas coleções com base na beleza e no mistério de ;Venezia; .
A Tiffany é uma das mais tradicionais joalherias do mundo. Como ser criativa sem fugir ao estilo da grife?
Sempre me senti atraída a desenhar joias grandes, pois sinto que isso realça minhas características fisionômicas mais marcantes. No entanto, como sei perfeitamente que algumas mulheres e meninas têm feições mais delicadas, nos adaptamos a isso ao diminuir a escala de alguns desenhos.
A senhora é considerada uma das mulheres mais elegantes e bem-vestidas do mundo. Como vê os rumos da moda nos dias atuais?
A moda tem mudado muito ao longo dos anos. Uma coisa que sempre permanecerá é que uma peça de roupa é uma criação do designer. Enquanto os designer continuarem a criar roupas para se encaixarem no estilo pessoal do seu cliente, assim será a moda no seu melhor.
Uma das primeiras pessoas a descobrir o seu talento para o design de joias foi Yves Saint Laurent. Como a senhora vê a relação das joias com as roupas?
Joias e roupas têm se complementado ao longo dos séculos. Enquanto a moda está constantemente mudando com o tempo, a joia é algo que você pode usar para sempre.
A senhora conhece o trabalho de algum designer brasileiro?
Eu conheci, pela imprensa, a coleção de Daniella Issa Helayel, mas ainda não tive a oportunidade de usar um dos seus maravilhosos vestidos envelope.
Como surgiu o interesse também pela criação de cosméticos e perfumes? Hoje, você se dedica mais a qual ofício?
Ao longo dos anos 1980 e 1990, lancei uma variedade de linhas, incluindo perfumes, acessórios, tecidos, porcelanas e óculos. Comecei com as joias, e elas são a minha verdadeira paixão. Por isso, estou novamente dedicando toda a minha atenção a elas.
O fato de ter crescido entre artistas influenciou em seu trabalho?
Eu aprendi muito com a minha mãe (Françoise Gilot, também pintora) e com o meu pai. Eles sempre diziam que era muito importante para um artista ser ele mesmo e não aceitar indicações de qualquer pessoa, mas também para ser muito crítico em relação ao próprio trabalho Eles nunca me falavam se pensavam que o que eu estava fazendo o certo ou o errado. Eles diziam que eu devia decidir isso por mim mesma. Eu tenho muito orgulho da minha educação e sou muito grata aos meus pais.
Existe um ;peso; por carregar o sobrenome Picasso ou isso lhe abriu caminhos?
As pessoas costumavam me definir como a filha de Pablo Picasso. Eu pensava para mim mesma que isso não é como eu me defino. Eu tenho que me definir por quem eu sou. E mais que isso, eu decidi me definir pelo que eu faço.
Um luxo só!
Há 10 anos em São Paulo, a Tiffany escolheu Brasília para ser a segunda cidade brasileira a abrigar uma de suas lojas. E não foi à toa. Além de ter um grande percentual de moradores das classes A e B, a capital representa uma porta de entrada para as regiões Centro-Oeste e Norte, segundo explica o vice-presidente da empresa para a América Latina, Luciano Rodembush. Com174 anos de história, a tradicional joalheria norte-americana é famosa por suas peças exclusivas em diamante e ficou popularmente conhecida depois do filme Bonequinha de luxo, estrelado há 50 anos por Audrey Hepburn. De acordo com Rodembush, o Brasil tem importante papel dentro da empresa. ;Sempre buscamos trazer para o Brasil as novas coleções tão logo elas são lançadas nos Estados Unidos.; Ele não descarta a abertura de novas lojas nos próximos anos por aqui.