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Você está preparado para abrir sua empresa?

Confira uma entrevista com o presidente do Sebare Nacional, Luiz Barretto, e responda o teste para descobrir se você está pronto para ser empresário

Flávia Duarte
postado em 04/12/2011 08:00

Entrevista//Luiz Barretto, presidente do Sebrae Nacional

Como podemos definir o conceito de empreendedorismo?
O conceito de empreendedorismo vem sofrendo constantes inovações, mas está sempre relacionado a práticas proativas e inovadoras. Empreender é ousar, transformar, é provocar o futuro, reunir experiências e ousadias e ir além do tradicional. O Brasil hoje é o país que apresenta as maiores taxas de empreendedorismo entre os países do BRIC e do G20: 17,5% da população adulta. Como comparação, na China essa taxa é de 14,4%. E o mais importante é a qualidade do empreendedorismo no Brasil: hoje, a cada pessoa que empreende por necessidade ; como o desemprego ; há outras duas que empreendem por oportunidade de negócios. O empreendedorismo cresce no Brasil no mesmo momento em que o nível de emprego também está em ascensão, o que é muito positivo.

Quais são as características inerentes a um empreendedor?
O indivíduo empreendedor deve ter aspirações de criar algo novo e não ter medo de se arriscar, porque empreender sempre envolve risco e por isso é tão importante estar preparado. E além disso, é preciso ser persistente. Nos Estados Unidos, por exemplo, se um empreendedor fracassa, ele é estimulado a tentar novamente. Já no Brasil a cultura é diferente, a pessoa acaba se sentindo constrangida e desiste de empreender, quando poderia aproveitar a experiência e o conhecimento acumulado para um novo negócio.

Podemos dizer que as mulheres possuem peculiaridades em relação aos homens na hora de conduzir um negócio?
As mulheres entram no empreendedorismo pela mesma razão que os homens: para sustentar a si mesmas e as suas famílias, enriquecer suas vidas com uma carreira e independência financeira. Além disso, a flexibilidade de horário de trabalho de um empreendedor atrai as mulheres, que também acumulam tarefas familiares. Um retrato disso está nos Empreendedores Individuais, essa categoria de empresários que faturam no máximo R$ 60 mil por ano. Entre as atividades mais freqüentes dos empreendedores individuais, as mulheres são a grande maioria: comércio varejista de vestuário e acessórios (75% de mulheres) e cabeleireiras (76% são mulheres). As mulheres têm características próprias para administrar um negócio. Elas normalmente possuem um melhor conhecimento de mercado, maior estabilidade, sabem planejar melhor e possuem um estilo de gerenciamento mais participativo.

A pesquisa GEM aponta que o número de empreendedoras é crescente no Brasil. Como se explica o aumento da participação feminina nesse setor?
No Brasil, homens e mulheres têm buscado no empreendedorismo a oportunidade de estar no mercado quase que igualmente. Há um forte equilíbrio entre gêneros, já que dos 21,1 milhões de pessoas à frente de empreendimentos em estágio inicial ou com menos de 42 meses de existência no Brasil, 50,7% são homens e 49,3%, mulheres. Em 2002, a proporção era de 57,6% para 42,4%. A presença das mulheres no empreendedorismo está intimamente ligada ao aumento no número de mulheres que avançam na formação educacional de nível técnico e superior. Além disso, atualmente 38,7% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres, o que exige que elas busquem novas alternativas para aumentar a renda da família.

E em relação a outros países? Como se pode avaliar a participação das mulheres empreendedoras no Brasil?
De acordo com os dados da pesquisa, a mulher brasileira continua sendo uma das que mais empreende no mundo. Apenas em Gana, as mulheres atingiram taxas mais altas que os homens, entre todos os outros 59 países participantes da pesquisa em 2010. Em Gana, a taxa de empreendedorismo em estágio inicial é de 34%, com 4,3 milhões de empreendedores, sendo 37,1% mulheres e 30,8% homens. Mas há que se considerar que as altas taxas de empreendedorismo em Gana referem-se principalmente à necessidade, como o desemprego, que obriga as pessoas a buscar uma alternativa de renda. Já no Brasil, a maior parte do empreendedorismo surge da oportunidade de negócios.

Qual o perfil mais comum da empreendedora brasileira? Existem negócios tipicamente femininos? Quais?
De acordo com a GEM, 33% dos negócios abertos pelas mulheres são de atividades ligadas ao comércio varejista e 20% ligados a área de hospedagem e alimentação. E há os exemplos das principais atividades dos Empreendedores Individuais, já citados, que mostram a participação maciça das mulheres.

Quais as vantagens de se tornar dona do próprio negócio?
Trabalhar por conta própria traz muitas vantagens, a principal delas é a independência. No caso das mulheres, também a flexibilidade de horários. Mas tudo isso deve vir cercado por muita responsabilidade e capacitação, o que é uma das características das mulheres empreendedoras.

Quais as dificuldades de se tornar empreendedora no Brasil?
O cenário no Brasil hoje é favorável à abertura de novos negócios. A estabilidade da economia, um ambiente legal favorável ; o principal exemplo foi a recente ampliação dos benefícios do Simples Nacional ; e a realização de grande eventos esportivos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos são fatores que favorecem novos empreendimentos. Mas, diante de um mercado consumidor que cresce a cada ano, para se manter no mercado as micro e pequenas empresas devem encontrar maneiras para se tornarem mais competitivas, senão estarão fadadas ao insucesso. E o melhor caminho é a inovação.

Quais as dicas para quem quer abrir um negócio?
1) Planeje-se sempre;
2) Respeite sua capacidade financeira;
3) Não misture as finanças da empresa com finanças pessoais;
4) Fique de olho na concorrência;
5) Prospecte novos fornecedores;
6) Tenha controle do seu estoque;
7) Marketing não se resume a anúncio, invista em outras estratégias;
8) Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso;
9) Invista sempre na formação empresarial;
10) Seja fiel aos seus valores e do seu negócio.

Quando se pode falar que um negócio deu certo? Pela existência dele no mercado ou pelo lucro?
Pode-se dizer que um negócio deu certo depois de passar pelos primeiros dois anos, que são os mais críticos, com saúde financeira e perspectivas de crescimento. O que mais importa ao Sebrae é a sustentabilidade dos negócios, fazer com que eles se desenvolvam. Por isso investimos tanto na disseminação de conhecimento, na capacitação dos empresários. Fala-se muito em apagão da mão-de-obra, mas há também um apagão de gestão que precisamos combater. O mercado interno brasileiro, com mais de 100 milhões de consumidores, favorece muito os negócios atualmente. Mas somente irão sobreviver os negócios que forem competitivos, que investirem em inovação, em sustentabilidade no sentido amplo: econômica, social e ambiental. É com esse foco que o Sebrae trabalha.

TESTE

Você está preparada para abrir sua empresa?

Quando você pensa em abrir seu próprio negócio acredita que isso te dará liberdade de ação para conquistar o que deseja?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você sente que tem motivação para iniciar o seu próprio negócio e que o sucesso de sua empresa vai depender essencialmente de você?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Quando você planeja abrir sua empresa você pensa nisso como algo que vai te dar prazer e satisfação pessoal?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você acredita que poderá superar as dificuldades que vão surgir na sua empresa sem achar que estará muito sozinha no negócio?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você acha que ter sucesso nos negócios é sinônimo de realização pessoal?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você pensa que, se for bem-sucedida no seu próprio negócio, terá maior reconhecimento de sua família?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Quando você começa a pensar em criar sua empresa, tem certeza que vai ser algo muito realizador?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você pensa que, se tiver sua empresa, ainda vai ter tempo para cuidar da sua família?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Tomar decisões e ter iniciativa são coisas que você faz com tranquilidade e segurança?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você consegue se relacionar com pessoas e orientá-las para alcançar objetivos comuns?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você acha que saberá lidar com as pressões da atividade empresarial?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você se sente em condições de lidar com frustrações e decepções, inclusive nos negócios?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

Você gosta de planejar antes de executar o que pretende realizar?
[ ] Sim [ ] Às vezes [ ] Não

As respostas
A atividade empresarial envolve riscos e é importante que você esteja preparada para tomar decisões com base em informações e na análise do que pretende realizar.

Se marcou "sim" em mais de 10 respostas
Se você respondeu afirmativamente entre 10 e 13 respostas, isso é um bom sinal. Você tem clareza do que quer e poderá fazer isso com planejamento e com maiores possibilidades de ser bem sucedida nos negócios.
Sugestão: Identifique oportunidades de negócios e selecione a que você considerou mais viável, principalmente nos aspectos de relacionamento com os clientes e na capacidade de trazer retorno financeiro e de realização para sua vida. Faça um plano de negócios e prepare-se para ter uma empresa de sucesso.

De 6 a 9 respostas "sim"
Alguns aspectos são muito importantes no mundo dos negócios. A capacidade de planejar e de lidar com pessoas, por exemplo, são competências fundamentais para quem quer ter sua própria empresa.
Sugestão: Avalie os pontos que você acha que precisa melhorar e comece fazendo alguns cursos com foco em empreendedorismo e gestão. Identifique possibilidades de negócios que te interessem e inicie o planejamento. Não tenha pressa, a etapa de planejamento merece bastante atenção.

Menos de 6 respostas "sim"
Você ainda precisa amadurecer a ideia de ser uma empresária. O conhecimento é importante, mas o comportamento e os aspectos emocionais de quem empreende também merecem grande cuidado.
Sugestão: Leia um pouco mais a respeito do mundo dos negócios e procure conhecimentos sobre as micro e pequenas empresas. Planeje cuidadosamente o negócio que você gostaria de criar e procure cursos que te coloquem em contato com outras pessoas que são empresárias e que estão vivenciando o início de um negócio.

Fonte: Teste elaborado por Etel Tomaz, administradora de empresas e coordenadora de de marketing de produtos do Sebrae.

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