Revista

Que cor tem 2012?

Pelo visto, a sobriedade dos ambientes, tão em voga este ano, não terá espaço nos meses vindouros

postado em 18/12/2011 08:00

Em breve, as paletas multicores devem transformar os projetos assinados por arquitetos, decoradores e outros profissionais da área. Todos estão de olho nas tendências ditadas pelas empresas do segmento, que trabalham a partir de criteriosas pesquisa. Para 2012, a aposta da Pantone ; empresa conhecida por pesquisar cores e inspirar áreas como moda e decoração ; tem nome: tangerina tango. A escolha já ganhou aceitação entre designers e consumidores pelo forte apelo que essa tonalidade, uma mistura de vermelho com laranja, mostrou ao longo do ano. Em casa, a cor deve colorir paredes, mobiliário ou objetos decorativos.

Já brasileira Lukscolor não aposta em uma única cor, mas em diversos tons vibrantes e luminosos. Na cartela, combinações alegres, leves e otimistas. ;Tons de rosa, violeta e terra terão destaque no próximo ano;, aposta Deise de Melo, analista e estilista de cores da Lukscolor. Já para a multinacional holandesa AkzoNobel, que no país atende pela marca Coral, o carro-chefe do catálogo Color Futures 2012 ganhou um nome gracioso: chá dançante. A cor deve se apropriar, literalmente, da leveza e do bom humor que esse tom da família dos vermelhos proporciona aos ambientes. Uma aposta bem diferente da cor toque de limão que, em 2011, mostrou uma alegria discreta.

Entre as novidades da Coral, as paletas Meu diário e Mundos diferentes pedem passagem. Na primeira, a estética das páginas virtuais dita toques de papel pardo e de tons pasteis alegres. Já a segunda paleta comprova a íntima influência entre mundo virtual e real, proporcionando a sensação de ilusão de ótica a partir da combinação de azuis, verdes e vermelhos vivos em contraste com tons pasteis. Para os mais discretos, a preferência oscilará entre o caramelo, o nude, o ferro batido, o concreto polido e outros matizes sóbrios.

A marca Suvinil também investe nesse arco-íris de opções. No catálogo, três conceitos distintos prometem agradar gregos e troianos no próximo ano. Inspirados pela arquitetura urbana atual, a linha I.material contrasta tonalidades de cinza ; como carvão e níquel ; com cores vibrantes, como verde bandeira, rosa-chiclete, azul-piscina e nectarina. Outra linha, a Essencial, explora cores que remetem à terra: raízes, ervas e frutas em contraste com tons de rosa e violeta. Por último, o conceito Ornamental mostra que é possível equilibrar cores suaves com tons intensos.

As empresas amadurecem suas escolhas com base em critérios variados, como explica a consultora de cores e tendências da Suvinil, Ana Kreutzer. ;Para chegar a essa seleção, a marca realiza um trabalho anual baseado em estudos comportamentais e estéticos realizados dentro e fora do Brasil. Levando em consideração fatores como arquitetura, design, artes, cultura, moda, história, política e economia.; Mesmo aqueles que se prendem a tendências terão opções de sobra para inovar ao seu modo.


Suvinil: No banheiro, lápiz lazuli e rosa vermelha mostram que o contraste alegra o ambiente

Suvini: Na sala, um exemplo do conceito Ornamental da Suvinil: crisântemo amarelo e filme de amor (tom de branco) em harmonia

Na hora de escolher;
Não existe uma cor específica, eleita a ideal para cada ambiente da casa. Esse é o pensamento da gerente global de colour marketing do grupo AkzoNobel, Paola Vieira. ;Ao escolhermos cores para os ambientes da nossa casa, é fundamental que elas combinem entre si e também com os moveis e objetos. Também temos que levar em consideração o tipo de ambiente que queremos criar ; aconchegante, moderno, vibrante ; e, principalmente, nosso estilo;, explica. Dessa forma, para que não haja arrependimentos, o ideal é se familiarizar com os espaços do seu lar e mobiliá-los para, em seguida, escolher quais cores combinarão com cada ambiente. Confira algumas dicas da especialista para não errar:
- Cores escuras, de um modo geral, são sóbrias e podem ajudar um ambiente a transmitir a sensação de serenidade. Entretanto, cores escuras também podem ;reduzir; o espaço. Assim, é necessário cuidado ao pintar ambientes pequenos para que eles não pareçam ainda menores;
- Cores claras, ao contrário das escuras, ajudam a criar sensação de amplitude, aumentando o espaço;
- Combinações de cores monocromáticas (tom sobre tom) passam a sensação de elegância e sobriedade;
- Combinações contrastantes passam a ideia de energia e dinamismo;
-Combinações harmônicas transmitem a sensação de equilíbrio quando a transição de uma cor para a outra é natural.

Coral: Sala: A cor chá dançante é a aposta para 2012 da Coral

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação