O óleo de argan é um querido conhecido de quem procura produtos novos para os cabelos. Proveniente do Marrocos, onde é extraído das amêndoas secas do argan, é considerado ouro pelos habitantes locais. O óleo já vem sendo discutido há algum tempo, mas só agora tem se popularizado entre as empresas de cosméticos e ganhado a cabeça das brasileiras.
Para entender a febre do óleo de argan, é preciso voltar um pouco no tempo. Antigamente, para hidratar os cabelos, usava-se olhos vegetais, como de amêndoas e de abacate, que hidratavam, mas deixavam os fios pesados. Nos anos 1980, foi criado o silicone sintético ; um produto leve, mas que só hidrata superficialmente. ;O argan junta o melhor dos dois. É leve como o silicone, mas, como é de origem vegetal, hidrata profundamente. Ele consegue recuperar a parte interna do fio e fechar as escamas;, explica o cabeleireiro Luciano Haiteki.
Quem usa produtos com o óleo marroquino percebe rapidamente a diferença. ;Tira a sensação de cabelo poroso, seco e que embaraça muito. Deixa os fios macios, hidratados e brilhantes. O grande diferencial dele para os outros tratamentos é que é sem enxágue;, afirma o cabeleireiro Samuel Lucena. Agora, o produto não está mais disponível só em forma de óleo ; há xampus, condicionadores, cremes para pentear, máscaras de tratamento e leave in. ;Pode ser usado diariamente por quem tem cabelos secos ou tingidos. É melhor diminuir a frequência em fios muito oleosos, o cabelo pode ficar um pouco pesado;, aconselha Luciano. O profissional alerta que é preciso prestar atenção na quantidade de óleo de argan que há em cada produto ; quanto maior a porcentagem, mais clara é a ação do produto.
Agradecimentos: Helio Diff e Rinnovare Salon