Revista

Sem cair em armadilhas

Antes de fechar contrato com uma academia, é preciso um extenso trabalho de pesquisa para evitar possíveis problemas. Conheça os seus direitos

postado em 15/01/2012 08:00

Antes de fechar contrato com uma academia, é preciso um extenso trabalho de pesquisa para evitar possíveis problemas. Conheça os seus direitosEscolher a academia que vai frequentar nos próximos meses não é tarefa das mais simples. Ou pelo menos não deveria ser. Fechar contrato com o primeiro estabelecimento que entrou, muitas vezes, pode dar muito mais dor de cabeça do que satisfação em perder uns quilinhos ou entrar em forma. A pesquisa de mercado e a consciência dos seus objetivos são, então, duas importantes dicas para estar contente com o dinheiro gasto e os resultados dos exercícios, como ensina a publicitária e concurseira Adriana Nami, 31 anos.

Apenas há três meses em Brasília, ela garante ser de praxe suas pesquisas antes de assinar algum contrato. "Alguns dos meus critérios de seleção são a proximidade de casa, o custo-benefício e até mesmo visitar os locais para conhecer a qualidade das aulas, a conservação dos aparelhos e o ambiente", diz. Tendo visitado sua atual academia por duas vezes antes de iniciar as aulas, Nami também aproveitou para observar o movimento de alunos no seu possível horário frequência para não ser surpreendida com filas para usar os equipamentos. No caso da veterinária Adriana Portes, 30 anos, saber o que queria fazer transformou a pesquisa em algo rápido e objetivo: "Era perto de casa e apresentava o que eu queria: atividade funcional diferenciada da musculação tradicional", justifica.

Já o estudante Miquéias Oscar Dose, 21, aprendeu na prática a importância de pesquisar bem antes de assumir algum compromisso. Em apenas três meses, Miquéias percebeu que as aulas de natação que a academia oferecia não eram aquilo que procurava e, ao pedir o fim do compromisso com o estabelecimento, descobriu que teria que pagar uma multa de rescisão de contrato. "No entanto, o cálculo que eles estavam cobrando veio errado e fiquei dois meses tentando resolver o problema com a secretaria. Sem sucesso, tive que entrar no Procon/DF", relata. A lição do episódio ficou clara: "Não devemos pegar uma oferta logo de cara, mas fazer um plano com a taxa normal, nem que seja de um mês, para saber se é aquilo que realmente queremos", ensina.

O que procurar
De acordo com o personal trainer Carlos Pereira, o primeiro passo antes de assinar algum compromisso contratual é consultar o cardiologista, o nutricionista e fazer a avaliação física para saber como está sua condição corpórea e sua alimentação. Dessa forma, o alcance dos melhores resultados é facilitado. Outra dica do profissional é conversar com os alunos do local para saber sobre o funcionamento do espaço, além de selecionar a modalidade que pretende frequentar. "Um lugar que ofereça maiores possibilidades de diferentes treinos é o mais indicado, pois se as pessoas não se identificam com a modalidade escolhida podem mudar sem deixar de se exercitar", analisa.

Para o professor de educação física Daniel Tavares, devido à expansão do mercado fitness e à oferta diferenciada de cada academia, inclusive com a formulação de diversos tipos de pacotes, a pesquisa de preços também deve ser levada em conta. No entanto, Tavares enfatiza que o ideal não é se ater apenas a esse quesito, mas sim observar se são oferecidos equipamentos modernos, com segurança e se número de professores é suficiente para os alunos. "A academia também deve contar com profissionais credenciados pelo Conselho Regional de Educação Física [Cref/DF]. Muitas vezes existem mais alunos que professores e a qualidade dos serviços diminuem", alerta. Tavares também diz ser importantíssimo fazer, ao menos, um período experimental antes de iniciar as atividades e ter paciência para que os resultados comecem a aparecer, pois, na maioria das vezes, eles só surgem claramente a partir do terceiro mês de prática.

Conheça seus direitos
Segundo o vice-diretor do Procon/DF, Luiz Cláudio da Costa, é direito de todo consumidor pesquisar os planos oferecidos, questionando preços e qualidade. As dicas sugeridas pelo órgão à Revista também podem servir para outros serviço prestados:
- Verificar se existe variedade de modalidades e flexibilidade de horários e, dessa forma, conferir, entre os pacotes oferecidos, aqueles que mais se adequam a suas necessidades.
- Saber qual é a habilitação e a capacitação dos professores.
Procurar fazer um contrato formal, escrito, constando todas as exigências e condições, os planos contratados e as restrições. Não confiar em acordos orais.
- É interessante guardar as peças publicitárias da academia para caso haja conflito de oferta e contrato. Se achar que houve descumprimento contratual, por exemplo, os produtos de publicidade podem fazer parte do processo como propaganda enganosa.
- Prestar atenção às formas de pagamento. Se for feita em cheques, anotar os números de cada cédula, datas e valores. Se for debitado antes, pode-se exigir devolução do montante.
- Planejar os períodos de viagens para, dessa forma, exigir cláusula contratual de suspensão do serviço até a volta ou garantir a reposição de aulas. Se dentro do contrato não vier a cláusula, o consumidor tem o direito de pedir para acrescentar e adaptar o plano. É um direito exigir, conforme necessidade, o chamado aditivo contratual. Caso o aditivo tiver uma interpretação dúbia, prevalece o Código do Consumidor.
- Sempre ler o contrato. É essencial para identificar cláusulas abusivas ou possíveis multas.
- Para qualquer dúvida sobre o contrato ou idoneidade (se a academia está de acordo com a lei), consultar o Procon/DF e se informar sobre a empresa. O telefone é o 151.

Agradecimentos
Sabin e Limiar Consultoria e Avaliação Esportiva

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação