O burburinho que chegou com o ano de 2012 foi a estreia do reality show Mulheres ricas, na Band. Em meio a críticas e elogios debochados, parte do Brasil parou para acompanhar a vida de cinco milionárias que esbanjam, frente às câmeras, uma rotina luxuosa. Os 50 minutos de programa são norteados por cenas como uma tarde desenfreada de compras de uma delas com a filha, ou uma emergente que faz do mais badalado restaurante de São Paulo seu delivery particular. Mas um detalhe chamou a atenção. A maioria delas estava sempre com uma taça de champanhe a tiracolo ; uma delas, inclusive, bebia em uma taça banhada a ouro e não entrava em um evento ou loja que não oferecesse a bebida.
O fato é que o champanhe virou símbolo de status da alta sociedade brasileira. E aí não se incluem vinhos brancos, espumantes comuns, tampouco os já tão apreciados proseccos italianos. Tem de ser o champanhe legítimo, feito com uva chardonnay, pinot noir e pinot meunier cultivadas e trabalhadas na região de Champanhe-Ardenas, nordeste francês. Mais do que saciar a sede de quem pode, ele também passou a figurar como tempero em pratos da alta gastronomia: vira marinada de pato ou peru, flamba o camarão, reduz o molho do peixe, cozinha o risoto e se transforma em espuma de sobremesa.
Os restaurantes de alta gastronomia sabem dessa fascinação local pela bebida e aproveitam para integrá-la ao menu. O La Tambuille, por exemplo, tradicional restaurante ítalo-francês de São Paulo e recém-inaugurado em Brasília, tem no cardápio pratos feitos como legítimo espumante da região de Champanhe. "Trabalhamos com um público de classe alta, então podemos brincar com esses produtos diferenciados. Por exemplo, o nosso camarão flambado no champanhe brut com caviar, que é um dos pratos mais caros da casa, também é um dos mais pedidos. O que ocorre é que, quando você cozinha com um ingrediente tão refinado, a comida ganha um sabor muito delicado, e isso faz toda a diferença no resultado final", garante o chef do La Tambuille de Brasília, Augusto Piras.
Vale lembrar que você não precisa desembolsar centenas de reais para levar um Veuve Clicquot ou um Crystal para a panela. "No caso da gastronomia, não precisa optar por champanhes top de linha. Seria desperdício." Ou seja, se a realidade do tal seriado Mulheres ricas não é lá muito parecida com a sua, vale optar por um espumante de vinho branco bacana, com preço modesto. Augusto indica sempre trabalhar com o tipo demi-sec ou mesmo brut, menos adocicados e mais encorpados. "O champanhe vai acompanhar bem carne brancas, em especial as mais adocicadas, como os crustáceos, pois leva um toque amargo ao sabor doce, que combina muito bem. Você pode marinar a carne por mais ou menos duas horas, com vegetais, ou então flambar. Em ambos os casos, o resultado é sempre muito bom", indica.
Augusto ensina ainda uma sobremesa para quem se empolgou com a ideia de "comer" champanhe. Faça uma gemada com três ovos. Em banho-maria, você vai bater os ovos com um fouet e acrescentar duas colheres de sopa de açúcar mascavo, mais duas colheres de sopa de champanhe. A mistura vai virar uma espuma, que pode ser servida com um bom sorvete. O chef garante que é uma delícia. Quem vai duvidar?
Ingredientes
800g de camarões pistola
200ml de champanhe brut
50g de caviar (Arenfish)
100ml de creme de leite fresco
Azeite extravirgem
150g de arroz branco
Flor de sal
20g de cebola
1 galho de alecrim
Sal
Pimenta-do-reino
Como fazer
Refogue a cebola com azeite até murchar.
Junte o champanhe e deixe evaporar o álcool.
Abaixe o fogo e deixe reduzir a metade do volume.
Coe para separar a cebola. Nesse ponto, junte o creme de leite e mexa a fim de obter um molho aveludado. Reserve.
Limpe os camarões e lave-os em 1/2 litro de água fervente.
Cozinhe os camarões por volta de 1 minuto e meio, junte ao molho de champanhe e finalize a cocção.
Separe um pouco do molho de champanhe para umedecer o arroz branco.
Sirva o arroz enformado e os camarões bem regados com o molho ao lado.
Por fim, adicione, com uma pequena colher, as ovas, que, além de acrescentarem muito sabor, tornam o prato ainda mais apresentável.
Serviço
La Tambuille
Park Shopping