Revista

Dia de Reis à francesa

postado em 15/01/2012 08:00
Texto e fotos por Zuleika de Souza


Na Asa Norte, existe um pedacinho da França. O chef francês Daniel Briand, junto com a companheira, a fotógrafa Luiza Venturelli, comanda um dos lugares mais charmosos da cidade. Cuidadosamente decorado, traz o clima dos cafés parisienses para a capital. Em 6 de janeiro, no Dia de Reis, o café parece estar em festa. A grande estrela é a Galette des Rois, tradição da culinária francesa para comemorar o dia em que os Reis Magos chegaram a Belém. É uma torta de massa folheada supercrocante e recheada com muito creme de amêndoas.


Escondido no meio da torta uma surpresa: um f;ve ; uma miniatura em porcelana. A Gallete chega à mesa com uma coroa. Os amigos trocam presentes. É, então, que a torta é repartida entre os convivas. Pela tradição, quem acha o f;ve ganha o direito de ficar com a coroa e dar um beijo na pessoa do grupo que escolher. Ainda, segundo a lenda, quem encontra o f;ve terá muita sorte no ano. O único prejuízo é que, no próximo Dia de Reis, os coroados na festa terão que pagar a torta para todos os amigos da mesa. Durante todo mês de janeiro, Daniel serve a Gallete e, no correr do ano, as maravilhas do chef não deixam nada a desejar às melhores confeitarias da França.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação