A moda não é ditada apenas pelas roupas. Maquiar-se faz parte da produção. Os tons e a forma de colorir rosto, olhos e lábios também mudam a cada estação. Uma paleta nova de cores e brilhos foi apresentada durante o São Paulo Fashion Week. Juntamente com as roupas, a maquiagem compôs o figurino do inverno. Na verdade, ela pouco chamou a atenção. Os rostos apareceram quase limpos. A beleza natural imperou nos desfiles. Bocas sem cor, sombras quase tom de pele. No máximo, algum brilho metálico. Assim como nos tecidos, a aposta da maquiagem foi em tons terrosos, com sombras com coloração bege, telha e um toque de marrom.
Maquiador internacional da M.A.C, John Stapleton veio diretamente para a semana de moda assinar o make de desfiles como do estilista Reinaldo Lourenço e da Osklen. O artista acredita que a sensação para o inverno será as variações do marrom, além dos platinados, como cobre e dourado, e, por último, os tons militares, como ocre. ;A maquiagem segue a tendência das roupas, que misturam as texturas. Então podemos usar brilho nos lábios e mate nos olhos, ou vice-versa;, exemplifica.
Marcos Costa, maquiador da Natura, também apostou nos tons marrom e nude nas produções que assinou, como o desfile de Lino Villaventura, da UMA e de Fernanda Yamamoto. ;Cores que fizerem muito sucesso nos anos 1990 e que voltaram com força;, crê.
O diferencial na suposta palidez do inverno fica por conta dos delineadores e detalhes com um toque colorido. Alguns desfiles mostraram olhos bem marcados, com delineadores puxados, como se viu na Neon. O Boticário, que apresentou um desfile da nova linha durante o evento, traz na paleta o azul e rosa, além das cores de terra. ;Você também pode usar o azul ou o verde misturado com o preto nos olhos ou um vermelho bem fechado nos lábios;, dá a dica o maquiador da M.A.C.
Conheça os lançamentos