Estilo de vida, gosto por determinado tipo de decoração, custo e praticidade. Esses quatro requisitos devem ser levados em consideração para que não haja arrependimentos na escolha do piso certo para cada ambiente da casa. Em Brasília, muitos apartamentos das décadas de 1960 a 1980 ainda preservam uma raridade: o piso de madeira. Restaurados por arquitetos, durante uma reforma, eles são exceções mediante um cenário de leis mais rigorosas quanto à extração de madeira. O piso de outros apartamentos, sejam eles mais velhos ou novos, podem ser alterados para atender o gosto do freguês.
São diversos os padrões aos nossos pés. Alguns serão mostrados na próxima edição da feira Exporevestir, de 6 a 9 de março, em São Paulo. Dentre os lançamentos aguardados, novidades em porcelanato, mármore e até piso em pastilha de vidro espelhada. Entre os ;queridinhos; do momento, permanecem a madeira de demolição e uma variedade de tipos de piso vinílico, que seguem à risca a preocupação com o meio ambiente.
Para a arquiteta Renata Dutra, a escolha do cliente é determinante, bem como a preocupação com o tipo de material usado.No entanto, o conhecimento de um especialista deve falar mais alto. Na cozinha, por exemplo, mesmo que ele queira, um piso de madeira está fora de cogitação pelo teor de porosidade do material e o acúmulo de gordura que há nesse tipo de ambiente. Da mesma forma, deve se levar em consideração que o box do banheiro é um espaço úmido. Por isso, o piso deve apresentar rugosidade suficiente a fim de evitar derrapagens.
Outra questão que conta pontos na escolha desse revestimento é a identidade visual da casa como um todo. Quer dizer, é imprescindível que os ambientes conversem entre si. Por exemplo, no quarto do casal, do filho e do hóspede, é aconselhável que os pisos sejam do mesmo tipo e estilo. Ao final, tomados os devidos cuidados, o piso escolhido para seu lar é tão importante quanto cada peça de decoração que vai orná-lo.
Faça você mesmo
Cansou do piso sem graça da cozinha? Quer mudar, mas não tem dinheiro para um quebra-quebra? Que tal transformar o chão desse ambiente em um estiloso tabuleiro de xadrez? No site craftzine.com, dedicado a reformas e outras atividades manuais, os colaboradores ensinam ; e disponibilizam ; esse conhecimento ao público. Confira:
Materiais
Rolo de lã para esmalte epóxi
Luva de borracha
Bandeja de pintura
Pincéis
Esmalte epóxi para azulejo
Máscara e óculos (o epóxi exala um forte odor)
Tintas na cor de sua preferência (vamos usar branco e preto)
Fita adesiva
Passo a passo