;Um jovem sem flexibilidade é um velho e um velho com flexibilidade é um jovem.; A frase é do alemão Joseph Hubertus Pilates, nascido no fim do século 19. Pilates foi uma criança asmática, franzina e com limitações físicas severas. Para melhorar a própria qualidade de vida, estudou profundamente o corpo humano e criou uma série de exercícios que foram testados nos soldados ingleses feridos na Primeira Guerra Mundial. ;Após a guerra, Pilates voltou à Alemanha como preparador físico, divulgando seu método. Foi quando recebeu um convite para treinar o exército alemão, o qual recusou. No ano de1926, mudou-se definitivamente para os EUA, onde montou seu estúdio, difundiu, aperfeiçoou e catalogou o método de condicionamento físico e mental;, conta a professora de pilates Inelia Garcia, treinada pela pupila de Joseph, Romana Kryzanowska, e responsável pelo pilates autêntico na América Latina.
O método que Joseph criou é chamado hoje de autêntico pilates. ;É um sistema que faz a perfeita coordenação entre corpo, mente e espírito. Foi desenvolvido para melhorar a força, a flexibilidade, o controle e a resistência, melhorando a postura, aliviando as dores crônicas, combatendo o stress e trabalhando o corpo de forma global e integrada;, explica Inelia. O método respeita os princípios de concentração, centralização (a chamada caixa de força do corpo), precisão do movimento, respiração, controle e fluidez.
As aulas são indicadas a qualquer pessoa com mais de 10 anos ; a prática é, na maioria das vezes, individual, e o instrutor deve criar uma sequência de exercícios que atenda os objetivos e problemas do aluno. ;A contraindicação é apenas para gestantes que não praticavam pilates antes de engravidar. A região abdominal é profundamente trabalhada durante os exercícios e pode aumentar os riscos de aborto espontâneo do bebê;, esclarece Inelia.
O autêntico pilates é formado por dois tipos de aula. Em ambos, adota-se o conceito power house, ou caixa de força, que trabalha os músculos do abdome, da lombar e dos glúteos. No solo, o chamado mat pilates pode ser feito em grupo e, ao contrário do senso comum, a bola suíça ou acessórios não são usados nesse tipo de aula. O pilates também pode ser praticado em aparelhos. ;São oito no total. Essas aulas são individuais porque precisamos saber qual é a necessidade de cada um. Se um aluno tem joanete, por exemplo, existem alguns acessórios que tentam ajudar a resolução do problema;, explica a professora Renata Zacarias.
O método tradicional baseou-se em estudos anatômicos, fisiológicos e científicos, e, por isso, não é preciso qualquer aparato ou técnica complementar. ;São técnicas inspiradas no método pilates, mas não são modalidades. Joseph não criou nenhum exercício na água nem idealizou o aparelho gyrotonic. Quem conhece profundamente a metodologia de Pilates não necessita criar adaptações, pois o método já possui todos os fundamentos;, sentencia a professora Inelia. Renata concorda que as modalidades que pipocam a cada dia não podem ser caracterizadas como pilates, mas acredita que elas tenham suas qualidades. ;Essas aulas têm uma proposta diferente e acho que podem, sim, funcionar. Só no autêntico pilates se ensina o segredo de trabalhar a caixa de força, e o aluno acaba aplicando os fundamentos no dia a dia. Acredito que os fundamentos não sejam aplicados em outras modalidades, mas elas podem funcionar para outros fins;, afirma.
Benefícios do pilates
; Melhora as capacidades vascular e cardiorrespiratória;
; Aprimora o condicionamento físico e mental;
; Alivia problemas relacionados ao stress, diminuindo tensão e fadiga;
; Fortalece a musculatura abdominal;
; Melhora a força, a flexibilidade, a resistência e o controle motor;
; Propicia leveza e melhora da consciência corporal;
; Desacelera o processo de envelhecimento;
; Melhora o desempenho sexual e desportivo;
; Reeduca a postura, leva ao correto alinhamento e à simetria corporal;
; Mantém a mente alerta e revitaliza o corpo;
; Desenvolve os músculos que sustentam a coluna, eliminando dores crônicas;
; Ajuda na reabilitação de lesões;
; Melhora a saúde física, mental e emocional;
; Contribui no controle do peso corporal;
; Promove condição segura para a melhora no estilo de vida e da autoestima;
; Melhora a qualidade de vida por meio do exercício.
Eles praticam!
O pilates é uma modalidade muito conhecida pelos famosos, uma vez que tonifica os músculos, melhora a flexibilidade e traz maior consciência corporal. Por conta da exposição trazida pelas celebridades, a modalidade se torna cada vez mais popular. Confira quem é fã de carteirinha e não perde uma aula da prática.
Fontes: http://www.centerstudiopilates.com.br, http://www.revistapilates.com.br, http://kaufferpilates.com.br, http://www.somastudiopilates.com.br.
Agradecimentos: The Pilates Studio Brasil, Personal Pilates, Xtend Barre Brazil, BodyTech, Capital Pilates
Conheça na edição impressa algumas das modalidades inspiradas no pilates: Xtend Barre, TRX Pilates, Allegro, Gyrotonic, Jumpilates e Water Pilates