Jornal Correio Braziliense

Revista

Inspiração a um download

Aplicativos de smartphones servem de referência para apaixonados por arquitetura na hora de reformar ou redecorar o lar. Depois de testarem alguns apps, experts da área contam o que de fato funciona

As portas de um loft em Londres ou de uma casa de campo na Toscana se abrem sem cerimônias quando folheamos páginas de revistas ou navegamos pela internet. Agora, com a consolidação de vendas de telefones inteligentes, soma-se mais uma plataforma para pesquisar e ;viajar;. Graças aos aplicativos de decoração e arquitetura, gratuitos ou pagos, iPhones e Androids se tornaram ferramentas para profissionais da área e curiosos de plantão. Todos querem dar ao lar uma cara diferente, inspirada em referências do mundo todo.

Os apps, como também são chamados, não substituem a opinião de um profissional da área, claro. Mas servem como gatilho para compreender o que é aquilo que estamos buscando para nossa casa. Seja para a reforma do banheiro, seja para tirar da gaveta o projeto de uma área verde nos fundos do terreno.

Em menos de dois minutos, é possível fazer o download de um aplicativo e navegar por ele em busca de ambientes estilosos. Estamos a um clique de distância de um vasto acervo de imagens e dicas para criar uma luminária, reformar um aparador ou transformar a área de serviço em um espaço cheio de bossa. E você, já experimentou um app? A convite da Revista, duas blogueiras de sites de casa e decoração e um arquiteto da cidade experimentaram aplicativos e relataram a experiência. Será que são balela ou funcionam mesmo?

Daniel Mangabeira, arquiteto
Apesar de considerar relevante a criação de aplicativos na área de arquitetura e design de interiores, Daniel Mangabeira aposta na utilidade dessas ferramentas apenas como ;tira-dúvidas;. ;Quer dizer, os aplicativos auxiliam leigos a ilustrar o que eles querem, a fim de comunicar referências e gosto pessoal para os profissionais. O que ocorre, na maioria das vezes, é que a pessoa guarda imagens e inspirações com base nesses apps para levá-las ao decorador ou ao arquiteto. É o profissional que vai adaptá-las.; Somente um especialista pode dizer se é possível ou não reproduzir um ambiente encontrado em um app, uma vez que, por trás da estética, há questões técnicas preponderantes.

- Home Decorator ; De grande utilidade para quem pretende reformar a casa simplesmente trocando a cor dos ambientes, o aplicativo foi considerado interessante e divertido pelo arquiteto. ;Para visualizar uma mudança na decoração do ambiente de forma rápida, esse é um excelente app. Ele serve para leigos e profissionais. É intuitivo e tem uma gama de cores. Mas seria melhor se oferecesse outros recursos, como papel de parede ou tintas com texturas;, pondera.

- iHandy Level ; O aplicativo para quem quer ajustar a altura de uma prateleira ou pregar um quadro na parede não funciona, segundo o arquiteto. ;Você calibra o app em uma superfície reta e qualquer diferença, como a rugosidade da parede, desregula a ferramenta. Tentei medir uma área na parede para colocar um quadro e, a um metro de distância, ele já indicava outra medida. Ou seja, essa não é uma ferramenta precisa. Prefiro me guiar pelos meu olho na medição a usar esse aplicativo.;

Chris Campos, escritora e blogueira do Casa da Chris
Antenada quanto ao que acontece nas feiras de decoração e arquitetura no país e mundo afora, Chris Campos acredita que os apps de decoração ;abrem o apetite; das pessoas para diversos assuntos. A ferramenta se tornou interessante para a blogueira assim que ela comprou um iPhone. Depois de começar a pagar por ; ou baixar gratuitamente ; alguns desses aplicativos, ela sonha em criar um app próprio para o Casa da Chris. Enquanto o projeto não sai da gaveta, inspiração e referências passeiam pela tela do telefone a instigar a blogueira. Por enquanto, Chris ainda não encontrou nenhum que não tenha gostado. Recentemente, experimentou dois apps, que indica aos leitores da Revista. ;Desde que sejam realmente úteis e tragam informações relevantes, acho que eles podem ser de grande ajuda;, aposta.

At Home by Kim Vallée ; ;Um aplicativo gringo muito interessante, cheio de referências inspiradoras para projetos ;faça você mesmo; e para fazer festas em casa.;

- DIY Plumbing ; ;Serve para eventuais emergências relacionadas a problemas com canos e torneiras em casa.;

Na edição impressa, confira as escolhas da designer de interiores e blogueira do Dcoração Vivianne Pontes. Conheça também outros apps muito acessados.