As portas de um loft em Londres ou de uma casa de campo na Toscana se abrem sem cerimônias quando folheamos páginas de revistas ou navegamos pela internet. Agora, com a consolidação de vendas de telefones inteligentes, soma-se mais uma plataforma para pesquisar e ;viajar;. Graças aos aplicativos de decoração e arquitetura, gratuitos ou pagos, iPhones e Androids se tornaram ferramentas para profissionais da área e curiosos de plantão. Todos querem dar ao lar uma cara diferente, inspirada em referências do mundo todo.
Os apps, como também são chamados, não substituem a opinião de um profissional da área, claro. Mas servem como gatilho para compreender o que é aquilo que estamos buscando para nossa casa. Seja para a reforma do banheiro, seja para tirar da gaveta o projeto de uma área verde nos fundos do terreno.
Em menos de dois minutos, é possível fazer o download de um aplicativo e navegar por ele em busca de ambientes estilosos. Estamos a um clique de distância de um vasto acervo de imagens e dicas para criar uma luminária, reformar um aparador ou transformar a área de serviço em um espaço cheio de bossa. E você, já experimentou um app? A convite da Revista, duas blogueiras de sites de casa e decoração e um arquiteto da cidade experimentaram aplicativos e relataram a experiência. Será que são balela ou funcionam mesmo?
Daniel Mangabeira, arquiteto
Apesar de considerar relevante a criação de aplicativos na área de arquitetura e design de interiores, Daniel Mangabeira aposta na utilidade dessas ferramentas apenas como ;tira-dúvidas;. ;Quer dizer, os aplicativos auxiliam leigos a ilustrar o que eles querem, a fim de comunicar referências e gosto pessoal para os profissionais. O que ocorre, na maioria das vezes, é que a pessoa guarda imagens e inspirações com base nesses apps para levá-las ao decorador ou ao arquiteto. É o profissional que vai adaptá-las.; Somente um especialista pode dizer se é possível ou não reproduzir um ambiente encontrado em um app, uma vez que, por trás da estética, há questões técnicas preponderantes.
- Home Decorator ; De grande utilidade para quem pretende reformar a casa simplesmente trocando a cor dos ambientes, o aplicativo foi considerado interessante e divertido pelo arquiteto. ;Para visualizar uma mudança na decoração do ambiente de forma rápida, esse é um excelente app. Ele serve para leigos e profissionais. É intuitivo e tem uma gama de cores. Mas seria melhor se oferecesse outros recursos, como papel de parede ou tintas com texturas;, pondera.
- iHandy Level ; O aplicativo para quem quer ajustar a altura de uma prateleira ou pregar um quadro na parede não funciona, segundo o arquiteto. ;Você calibra o app em uma superfície reta e qualquer diferença, como a rugosidade da parede, desregula a ferramenta. Tentei medir uma área na parede para colocar um quadro e, a um metro de distância, ele já indicava outra medida. Ou seja, essa não é uma ferramenta precisa. Prefiro me guiar pelos meu olho na medição a usar esse aplicativo.;
Chris Campos, escritora e blogueira do Casa da Chris
Antenada quanto ao que acontece nas feiras de decoração e arquitetura no país e mundo afora, Chris Campos acredita que os apps de decoração ;abrem o apetite; das pessoas para diversos assuntos. A ferramenta se tornou interessante para a blogueira assim que ela comprou um iPhone. Depois de começar a pagar por ; ou baixar gratuitamente ; alguns desses aplicativos, ela sonha em criar um app próprio para o Casa da Chris. Enquanto o projeto não sai da gaveta, inspiração e referências passeiam pela tela do telefone a instigar a blogueira. Por enquanto, Chris ainda não encontrou nenhum que não tenha gostado. Recentemente, experimentou dois apps, que indica aos leitores da Revista. ;Desde que sejam realmente úteis e tragam informações relevantes, acho que eles podem ser de grande ajuda;, aposta.
At Home by Kim Vallée ; ;Um aplicativo gringo muito interessante, cheio de referências inspiradoras para projetos ;faça você mesmo; e para fazer festas em casa.;
- DIY Plumbing ; ;Serve para eventuais emergências relacionadas a problemas com canos e torneiras em casa.;
Na edição impressa, confira as escolhas da designer de interiores e blogueira do Dcoração Vivianne Pontes. Conheça também outros apps muito acessados.