Revista

Vai para Bichinho?

postado em 01/04/2012 08:00


Saindo da histórica cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, seguindo por uma estrada de calçamento e 7km de belas paisagens, serpenteando pelas montanhas, chegamos à pequenina Bichinho. O vilarejo é praticamente igual à época dos inconfidentes. O nome oficial do distrito de Prados é Vitoriano Veloso, em homenagem ao escravo alforriado que se tornou alfaiate e participou ativamente na Inconfidência Mineira. Outro nome que fez e faz a diferença do lugar é o de Toti, artista plástico paulista, que se mudou para Bichinho em 1989 e lá montou a sua famosa Oficina de Agosto.



Da oficina já saíram milhares de peças de artesanato para todo o mundo. Madeiras e latas são reaproveitadas de forma divertida, em uma releitura do barroco mineiro. Toti formou vários artesãos, que montaram dezenas de ateliês e lojinhas, na única rua do lugarejo. A casa e ateliê de Naninho chama a atenção não só pelo vermelho da fachada, mas pelas esculturas de santos e escravos em tamanhos naturais, esculpidos em um único tronco de madeira. No fundo da loja, fica a casa e a oficina em que trabalha o artista.



Com papagaio, cachorro e netos, esculpe um anjo em um tronco de cedro. Por enquanto só aparece o rosto ; para ficar pronto, vai demorar uns seis messes. Ele também é famoso por popularizar o esplendor com o Divino Espírito Santo. Da sua oficina, centenas de pombinhas vão voar para todo Brasil. Para quem gosta de artesanato, comidinha mineira e clima de montanha, Bichinho é o bicho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação