Revista

Deliciosos clichês

Não tem como fugir. Páscoa é mesmo sinônimo de bacalhau e chocolate. Mas é possível dar uma repaginada na tradição

postado em 08/04/2012 08:00

Não tem como fugir. Páscoa é mesmo sinônimo de bacalhau e chocolate. Mas é possível dar uma repaginada na tradiçãoClássicos absolutos da Páscoa, o bacalhau e o chocolate vivem um boom de consumo nos dias que precedem a semana santa. Mas a tradição pede uma repaginada. E os restaurantes, de olho nos clientes ávidos pelas delícias pascoais, reinventam essa moda em busca da casa cheia no almoço de hoje. São receitas gourmets dos mais diferentes níveis de criatividade ou que simplesmente revivem tradições seculares.

A história conta que a mania do bacalhau na quaresma e no domingo de Páscoa é antiga e começa em terras portuguesas. Quando os jejuns extrarígidos ditados pela Igreja Católica permitiam apenas carnes frias, os peixes viraram vedetes. Os comerciantes, então, apostaram no bacalhau, que, em pouco tempo, se tornou a estrela dos cardápios seguidos pelos cristãos fervorosos. A mania portuguesa, naturalmente, veio para o Brasil.

Foi no começo do século 19 que a família real popularizou o peixe por aqui e os plebeus brasileiros adotaram a novidade que vinha das águas gélidas da Noruega e da Islândia. No princípio, o bacalhau era acessível, e todo mundo o consumia. Mas depois da Segunda Guerra, a brincadeira virou cara até para os europeus. E foi assim que o bacalhau virou comida de festa na mesa do brasileiro.

Mesmo quem nunca entrou numa igreja nem sabe rezar o credo entra na dança. O bacalhau é a cara da Páscoa de muitas famílias. De acordo com o chef Francisco Alves, o Chicão, do Bela Sintra, o movimento aumenta consideravelmente no período porque se espera que um restaurante português sirva o melhor bacalhau. ;As reservas da Páscoa já começaram com um mês de antecedência;, lembra.

Para a data, Chicão preparou uma receita especial, que não consta no menu fixo: um bacalhau com crosta de ervas sobre uma cama de batata. As dicas para quem quiser preparar são sempre passar o peixe numa chapa, para ganhar cor, antes de levá-lo ao forno, e procurar comprar o bacalhau do Porto legítimo. ;Normalmente, sei que o bacalhau será bom pelo tamanho. Quanto maior, melhor. Porque aí você pode fazer um filé alto, bem saboroso;, explica. Para arrematar a refeição sem apelar para os ovos de Páscoa, vale pedir uma sobremesa com um toque de chocolate.

Não tem como fugir. Páscoa é mesmo sinônimo de bacalhau e chocolate. Mas é possível dar uma repaginada na tradição
Ingredientes
1 posta de bacalhau de 270g
1 tomate grelhado
2 batatas
1 xícara de chá de azeite
1 dente de alho
Sal a gosto
1 colher de salsinha picada

Para a farofa
3 fatias de pão de forma torrado no forno
1 colher de café de cebolete picado
1 colher de coentro picado
1 colher de café de alecrim e tomilho picado

Como fazer
Corte as batatas em rodelas bem finas.
Junte todos os ingredientes e ponha para assar no forno a 180 graus, por 1 hora.
Com o azeite das batatas, junte as ervas finas e 3 fatias de pão torrado e esmagados.
Ponha essa mistura por cima do bacalhau.
Sirva se o bacalhau no centro do prato com a farofa por cima e as batatas em
volta e o tomate.

Rendimento: 1 porção
Tempo de preparo: 1 hora

Serviço:
Restaurante Bela Sintra
SCLS 105 ; Bloco D ; Loja 01
3242-4001/ 4005
www.abelasintra.com.br

Veja na edição impressa uma receita de sobremesa com chocolate.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação