Carolina Samorano, enviada especial
Belo Horizonte ; O primeiro dia de desfiles do MW ; nova abreviatura de Minas Trend Preview ; foi de extremos. Teve de delicadas rendas em cores doces arrematadas por laços, a vestidos retos, silhuetas amplas e estampas geométricas em cores sóbrias. Algumas tendências, no entanto, marcaram presença. As formas amplas, brilho e os tons pastéis, que já tinham aparecido nas semanas de verão internacionais, pontuaram quase todos os desfiles da noite. As costas também ficaram bastante evidentes. Em geral, os estilistas deram preferência a elas e as deixaram à mostra em decotes e recortes.
Martha Medeiros
A estilista alagoana prefere usar a expressão ;desejo coletivo; a ;tendência;. E foi por sentir que o mundo anda com vontade de consumir cores mais claras que ela coloriu suas rendas artesanais em tons de azul bebê, salmão, rosa e verde água. O preto apareceu em poucos looks, como forma de mostrar que, apesar de romântica, a mulher Martha Medeiros é também muito forte. As saias peplum, que já apareceram nas passarelas de inverno, vieram em modelos curtos e longos. O brilho veio discreto, em cristal Swarovski.
Rogério Lima
O desfile do designer de acessórios teve a trilha mais animada do dia. Foi só começar a tocar Billie Jean, de Michael Jackson, para os convidados começarem a balançar a cabeça e os pés. Os modelos entraram na passarela trazendo bolsas com shape bem geométrico e cores fortes, como o vermelho e o amarelo. Na coleção, bolsas com formas triangulares, pastas executivas multicoloridas e pequenos corações para festas mais informais. O figurino dos modelos também chamou atenção. Ternos para os meninos e vestidos retos para as meninas, todos estampados com ilustrações do artista Rogério Fernandes.
Cila
A marca de moda praia mostrou que dá para ser muito criativo e sair do lugar comum com poucos metros de tecido. A Cila trouxe maiôs nada caretas, cheios de recortes ousados, e biquínis que vestem quase como tops. Além disso, muito brilho. Tanto nos tecidos metalizados ; tendência de inverno que deve ficar para os dias quentes ; como nas correntes de metal que caíam das laterais das calcinhas e pelos ombros e costas dos tops. Os tons neutros, como o cinza e o chumbo, predominaram. Mas o verde claro, o militar e o azul apareceram em algumas peças e em estampas para levantar a cartela de cores.
Apartamento 03
A marca mineira emprestou referências de ateliês de costureiras do interior para criar sua coleção de verão. As tradicionais sianinhas foram costuradas uma a uma sobre telas, ganhando como efeito franjas e volumes novos e inusitados. A criação virou vestidos e saias em formas amplas e quase sempre monocromáticos. Branco, cinza, verde esmeralda e laranja foram as cores eleitas para a coleção. Os vestidos vieram amplos, com saias assimétricas. A alfaitaria da marca marcou presença também na passarela do evento com blazers, bermudas de cintura alta e vestidos em comprimentos abaixo dos joelhos.
Cláudia Arbex
Nada de acessórios delicados e discretos. No que depender das apostas da designer, a era do ;maxi; veio para ficar. Na passarela, colares enormes e cheios de brilho, com cristais, mistura de metais e franjas. Os colares são, na maioria, mais curtos. Nada de correntes super compridas. Alguns, fazem as vezes de gola e outros enfeitam mesmo ombros e costas, sendo boas pedidas para dar cara de festa a roupas mais básicas. Os braços das modelos vieram carregados de pulseiras e braceletes, mostrando que a designer é adepta do ;mais é mais;.
Chouchou
O clima na passarela mineira era de Califórnia. A Chouchou, marca jovem da Patachou, trouxe para o ambiente urbano o clima de praia dos anos 1950. A pegada esportiva, nos tecidos e nos modelos, é com certeza uma das tendências fortes do próximo verão. A Chouchou também trouxe os pastéis para a coleção, como o blush e o verde menta, acendidos pelo contraste com tons mais vibrantes, como o coral. As flores nos cabelos das modelos e os chapéus enormes deram o tom praiano da apresentação. Calças curtas e sequinhas, blusas cropped e vestidos amplos, em A, são o forte da coleção da marca.