Revista

Almodóvar para o paladar

As referências espanholas tão presentes na obra do cineasta, os típicos cortes de carnes argentinas e as delícias da culinária nordestina. Dessa mistura inusitada, a chef Renata Carvalho busca inspiração para os pratos servidos em seu bistrô

postado em 27/05/2012 08:00

As referências espanholas tão presentes na obra do cineasta, os típicos cortes de carnes argentinas e as delícias da culinária nordestina. Dessa mistura inusitada, a chef Renata Carvalho busca inspiração para os pratos servidos em seu bistrôAs cores não se findam nas roupas de Raimunda. Quando ela cozinha, seus vermelhos se confundem com pimentões e tomates, seus verdes têm os mesmos tons da salsa que ela cheira com olhar desconfiado e os temperos que adornam os sabores das carnes têm o poder detalhista de suas bijuterias. Raimunda é personagem do filme Volver, do cineasta espanholPedro Almodóvar, um amante das histórias de mulheres e dos sabores fortes.

Em Brasília, Almodóvar foi misturado. À sua paleta, foram unidas carnes argentinas. E, junto delas, a culinária paraibana e seus gostos também marcantes. A chef Renata Carvalho, que viveu em Buenos Aires, onde se formou no Instituto Argentino de Gastronomia (IAG), mesclou os seus conhecimentos portenhos com as experiências da infância nordestina da sócia, Giovanna Maia, no Loca Como Tu Madre ; expressão argentina que, em uma tentativa de definição, soa como ;Quem entende as mulheres?;. O bistrô mistura três referências na decoração e no cardápio: pratos de muita influência mediterrânea e, ao mesmo tempo, ingredientes bem brasileiros e os famosos cortes argentinos.

;Gosto de usar ervas frescas, como tomilho, sálvia, alecrim e vinagreiro e faço coleção de flores de sal. Também gosto do perfume das trufas e tento fundi-las aos ingredientes típicos da Paraíba;, explica Renata. Essa fusão está em pratos como a tilápia ao molho de cajá e o arroz de camarão seco com farofa de banana. A chef explica que, no cardápio do almoço, o foco é sempre em pratos que tenham mais ar de comida caseira. ;À noite, temos os petiscos gourmet, como bolinho de bacalhau Gadus Morhua, carpaccio de filé passado na manteiga de garrafa e endívias sob salmão defumado.; Almodóvar e suas referências entram também nas sugestões da chef.

O Loca Como Tu Madre não se finda em seus pratos. Um projeto que vem chamando a atenção dos baladeiros é a champanharia, que ocorre todas as quintas-feiras no bistrô. ;Pensei que, em vez de um happy hour com cerveja, as pessoas poderiam tomar espumante e ouvir boa música;, explica Renata. Nesses dias, DJs convidados animam o ambiente ao mesmo tempo que uma marca de espumante brasileira é vendida a um preço mais baixo.

Modernoso, mas com afetações de cinema. Contemporâneo, mas seguindo as tradições de todos os lugares que cita. Brasileiro, mas também argentino e espanhol. Nada mais almodovariano que tanta mistura, não é mesmo?
As referências espanholas tão presentes na obra do cineasta, os típicos cortes de carnes argentinas e as delícias da culinária nordestina. Dessa mistura inusitada, a chef Renata Carvalho busca inspiração para os pratos servidos em seu bistrô
Ingredientes
1 dente de alho picado finamente
1/4 de cebola picada finamente
250g de fetuccine sépia
2 colheres de sopa de azeite aromatizados com ervas e alho
Ervas aromáticas: manjericão, tomilho e sálvia a gosto
Tomate cereja sem sementes a gosto
Queijo de cabra a gosto
Cibolette finamente picada a gosto
Sal a gosto

Modo de fazer
Cozinhe a massa de acordo com as instruções da embalagem e reserve.
Em uma frigideira, salteie com azeite: a cebola, o alho, os tomates e as ervas, nessa ordem. Quando estiverem já salteados, acrescente a massa, envolvendo-a com todos os ingredientes e acrescentando o sal e a cibolette.
Para finalizar, disponha a massa pronta em um prato e rale o queijo de cabra por cima.
Rendimento: 1 pessoa

Serviço
Loca como tu madre
306 Sul, Bl oco C, Loja 36, 3244-5828
De segunda a quinta, das 12h à 0h
Sexta e sábado, das 12h à 1h
Domingo, das 12h às 17h

Leia na edição imprensa a receita da Salada Carmem Miranda

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação