Ter uma cadeira assinada por Philippe Starck é o sonho de consumo de muitos marmanjos ávidos por uma peça de design na decoração da casa. Agora, comprar uma versão miniaturizada para o filho de quatro anos é outra história. Esse mimo, pra lá de luxuoso, está em voga no segmento moveleiro.
Há aproximadamente duas décadas, os móveis infantis não tinham qualquer semelhança com os equivalentes adultos. Tampouco era objetivo do designer criar cadeiras e mesas para esse público. ;O mobiliário infantil sempre esteve muito afastado do mundo emblemático do design. Os brinquedos eram a resposta dos designers a esse segmento. Agora isso mudou;, observa o arquiteto e curador italiano Nicola Goretti.
Atentos a esse nicho do mercado, nomes consagrados estão desenvolvendo versões para o quarto dos pequenos. Algumas são simplesmente miniaturas, outras, adaptações que levam em conta questões de escala e ergonomia. ;No primeiro caso, nem sempre a reprodução atende as necessidades do público infantil;, pondera Goretti. Em todo caso, fica a dúvida: será que os pequenos sabem distinguir o mobiliário especial? Quando crescerem, se tornarão eles clientes mais exigentes e sofisticados?
No futuro, é bem possível que esses pequenos cidadãos deem outro valor às peças assinadas por grandes artistas. Por isso, pais e mães devem estar atentos na hora de escolher entre tantas opções ;fofas;. O ideal é que o móvel escolhido para a criança alie design e funcionalidade.
Móveis à venda nos sites
http://www.knoll.com
http://loja.animacasa.com.br
http://www.doudou.com.br
http://www.littlenest.com
http://www.obravip.com
http://www.tokstok.com.br