Revista

Selo francês

A entreguadra virada para o Parque Olhos D%u2019água abriga uma creperia única, caracterizada pelo respeito às origens francas de seu chef

postado em 24/06/2012 08:00

A entreguadra virada para o Parque Olhos D%u2019água abriga uma creperia única, caracterizada pelo respeito às origens francas de seu chefUma canção de Bob Dylan. Um álbum do pouco conhecido cantor francês Mano Solo. O verde do Parque Olhos D;água. Há várias justificativas para a creperia In The Garden se chamar assim. Inclusive o desejo do chef francês Clement Wetzel de manter seus sabores perto apenas da qualidade dos produtos franceses. E não da pompa ; por vezes usada apenas para aumentar os preços ; que a língua de Napoleão sempre passa. ;Queria um nome que também pudesse ser reconhecido pelas pessoas de outros países que moram aqui;, explica.

Clement é humilde ao falar dos seus dotes culinários, mas seus crepes tem selo de legitimidade francesa. Nascido em Montpellier, ele se formou em Brest, cidade que fica na Bretanha, região conhecida por produzir crepes há mais de 500 anos. Como muitos estrangeiros, chegou ao Brasil após se apaixonar por uma brasileira e, aqui, decidiu que o prazer de uma vida toda seria agora a forma com que trabalharia. ;Na França, eu era engenheiro de som. Quando cheguei aqui, não me satisfiz com a área e resolvi usar minhas economias para abrir um negócio com crepes, algo que faço desde pequeno;, conta.

As massas são feitas com trigo sarraceno, que não contém glúten e, no país, é cultivado no Rio Grande do Sul. Com ele, os crepes ficam com uma leve crocância, sem perder a maciez, e com uma cor mais escura do que são comumente conhecidos. Ele explica que suas influências são as receitas clássicas francesas, sem carne, primando por queijos especiais e itens frescos. ;Minha grande preocupação é com a qualidade dos ingredientes. Acredito que todos possam fazer um prato gostoso se usados itens de boa procedência;, explica.

Para ele, a simplicidade é outra grande garantia de um crepe saboroso. Em vez de invencionices, ele prefere se ater ao que aprendeu em seu país, nas receitas doces e salgadas, estas últimas chamadas de galettes. Clement também prepara as saladas e sugere os vinhos que podem acompanhar suas criações. ;Não pretendo fazer o que não sei. Sigo a tradição que nasceu comigo;, conclui. O In The Garden tem pouco mais de um ano e o chef aposta que, em pouco tempo, a cidade, que já é cosmopolita em seus habitantes, também será nos sabores que oferece. Ele já percebeu isso e o sabor dos seus crepes está aí para provar.


A entreguadra virada para o Parque Olhos D%u2019água abriga uma creperia única, caracterizada pelo respeito às origens francas de seu chef

Ingredientes da massa:
2 ovos
500g de trigo sarraceno
1 colher de chá de sal grosso
1l de água

Preparo da massa:
Misture todos os ingredientes em uma tigela e bata por 10 minutos com um batedor. Cubra e deixe na geladeira por 2h.

Ingredientes do recheio:
4 linguiças suínas de qualidade
1 lata de tomates pelados
100g de queijo gruy;re ralado
25g de manteiga com sal derretida
Sal, pimenta-do-reino, orégano e tomilho a gosto

Preparo do recheio:
Esmagar os tomates pelados em uma tigela com sal, pimenta, orégano e tomilho a gosto. Cobrir com açúcar se ficar ácido.
Cozinhar bem as linguiças, acrescentando sal somente no fim.

Preparo de cada galette:
Em uma frigideira de boa qualidade, em alta temperatura, passar um pouco de óleo com um pano e jogar uma concha de massa. Girar a frigideira com o punho para espalhar a massa. Com uma espátula, girar o galette e passar um pouco de manteiga com sal derretida com um pincel. Virar de novo, dobrar em dois e espalhar 25g de queijo gruy;re no galette, duas colheres grandes do recheio preparado, botar uma linguiça na ponta e enrolá-la toda com a massa do galette.
Servir imediatamente. Como sugestão de acompanhamento, alface com cebola roxa picadinha, temperada com vinagre balsâmico.
Rendimento: 4 porções

Tempo de preparo:

Massa: 2h
Recheio: 5min
Galette: 5min, dependendo da temperatura

Bar e Crêperie In The Garden
CLN 413, Bloco E Loja 54
De terça a domingo, das 17h à 00h
Telefone: 3033-3093

Leia na edição impressa a receita do Caramel Breton In The Garden

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação