Revista

Eles merecem

Por meio de pinturas, fotografias ou outras expressões de arte, donos recorrem a artistas para homenagear os seus pets

postado em 01/07/2012 08:00

Por meio de pinturas, fotografias ou outras expressões de arte, donos recorrem a artistas para homenagear os seus pets

Quem é apaixonado por bichos, na maioria dos casos, não mede esforços para encher de mimos o melhor amigo. Há até quem procure formas inusitadas de retribuir o carinho e a companhia do animal. O consultor tributário Roberto Villani, 43 anos, decidiu homenagear o labrador Lord, 3 anos, com uma sessão de fotos. "Pretendo registrar outras vezes esses momentos da vida dele. Gostei muito do resultado", conta. Lord foi encontrado na rua, com cerca de 1 ano, e estava sujo e com marcas de maus-tratos. Roberto, que desde criança é apaixonado por animais e já tinha o sonho de ter um labrador, não pensou duas vezes e logo levou o cachorro para casa. Antes das fotos, Roberto também já fez poesia para presentear o melhor amigo.

O desafio de fotografar Lord ficou por conta da fotógrafa Silvia Pratta, que tem uma empresa no interior de São Paulo especializada em registrar os melhores ângulos dos animais. Os animais são bem mais ariscos para posar na frente da lente, mas Silvia sabe a melhor maneira de lidar com eles: ela é formada em medicina veterinária e, ao longo de 10 anos, fez alguns cursos na área de comportamento animal. A fotógrafa revela, porém, que nem sempre o trabalho é fácil e, ao contrário do que se imagina, é o dono que causa mais preocupação. "Já tive problemas quando fiz um book e o dono veio junto. Ele estava mais nervoso que o animal, o que refletiu no comportamento do cachorro. O cão começou a colocar a língua para fora e a respirar mais intensamente", lembra. Ela precisou pedir ao dono que saísse e, só depois disso, o cão ficou mais calmo.

Por meio de pinturas, fotografias ou outras expressões de arte, donos recorrem a artistas para homenagear os seus pets

Outra maneira de eternizar o animal de estimação é por meio da pintura. A artista plástica Luciane Peixoto desenvolve, há cerca de três anos, trabalhos com carvão, pastel e tinta óleo. Ela tem em comum com Silvia e Roberto a paixão pelos amigos de quatro patas e explica que a pintura e os desenhos de animais foram uma forma encontrada para unir duas paixões. "Meus primeiros trabalhos foram de cães, tirava fotos das minhas cachorras e fazia um skecht ou um pastel. Logo depois surgiu a ideia de fazer um blog e postar meus trabalhos", relata. Aos poucos, o interesse e a procura pelos trabalhos da artista aumentaram. O tempo de produção de cada trabalho varia de acordo com a técnica usada, com o tamanho do quadro e com a quantidade de elementos.

A artista plástica fala sobre um pedido inesperado quando teve que fazer um quadro com quatro gatos. "A dona não conseguia tirar fotos de todos no mesmo lugar. Quem tem gato sabe que essa é uma tarefa quase impossível. Pedi para ela me mandar uma foto de cada um, que eu juntaria na mesma pintura", detalha. Luciane passou alguns dias estudando qual a melhor técnica para juntar os bichanos. "Na pintura final, parecia que eu tinha feito a partir de uma foto deles juntos."

Leia na edição impressa a íntegra da matéria e o trabalho de outros artistas que têm os animais como inspiração

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação