Jornal Correio Braziliense

Revista

Perfumes para decorar

O uso de aromatizadores transforma o lar em uma experiência olfativa e afetiva. Cada ambiente merece uma fragrância específica

Apesar de a maresia flertar com os hóspedes do Copacabana Palace, um aroma bem diferente se sobressai. Diariamente, funcionários do luxuoso hotel carioca borrifam um perfume criado especificamente para corredores, salões e quartos. O aroma ; uma mistura de óleo essencial de limão-gress, palma-rosa e capim-limão ; definiu a identidade olfativa do hotel e atrai hóspedes, que podem comprar um frasco com o ;cheirinho do Copacabana Palace; por R$ 45. Desenvolvido pela Avatim, a fragrância é uma das muitas criadas pela marca para conferir um cenário único a ser registrado na memória. Uma composição que, segundo a sócia-gerente da Avatim, Mônica Burgos, ;pode ser considerada uma arte;.

O uso de fragrâncias já não se restringe a hotéis e espaços culturais ; como o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, também aromatizado pela Avatim ; e se espalha por espaços particulares. Hoje é comum as pessoas incluírem aromatizadores na lista de compras do mês. Não à toa, as prateleiras de lojas especializadas em utilidades do lar estão repletas de marcas estrangeiras de difusores, essências e afins. Na opinião de Mônica Mendes, proprietária da loja Drops of Joy em Brasília, esse frisson reflete um investimento em bem-estar. A empresária nota que as pessoas buscam mais do que uma casa decorada, arrumada e limpa, querem um aroma agradável pelos corredores. ;A casa é o nosso local sagrado. Por isso, deve estar perfumada e inspirar sensações;, acredita.

Consolidada internacionalmente, a grife francesa Lampe Berger Paris também apostou nesse conceito. Presente no mercado brasileiro há menos de um ano, a empresa tem bastante experiência no mercado. Criada em 1898 pelo farmacêutico Maurice Berger, a marca criou aromatizadores que cativaram personalidades como o pintor espanhol Pablo Picasso. Seus frascos em forma de lamparina foram assinados por Baccarat e por outros designers famosos.
Por aqui, a Lampe Berger já se tornou um objeto de desejo e artigo de luxo para perfumar a casa. ;A Lampe Berger difere dos demais aromatizadores pois o procedimento em que são criados permite a neutralização e purificação dos ambientes;, explica o diretor da empresa no Brasil, Philippe Carasso.

Para quem quer aderir à tendência, os especialistas pedem cuidado. Cada ambiente deve ter um cheiro diferente, apropriado para o espaço e para quem vai conviver diariamente com aquele aroma. No mercado, são muitas as opções. Ficou na dúvida de qual o melhor para o banheiro, para o quarto ou para a sala? Confira algumas dicas que selecionamos para manter sua casa com aquele cheirinho bom.

UM AROMA PARA CADA LUGAR

Quarto do casal
Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambiente acolhedor e confortável pede aromas suaves, como lavanda e muguet.
Mônica Burgos (Avatim): Sensuais e unissex, como ylang ylang e muru-muru.
Philippe Carasso (Lampe Berger): Lavanda ou flor de laranjeira, como Chants de Lavande ou Fleur d;Oranger

Quarto da criança
- Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambientes alegres, mas que lembrem o aconchego dos braços da mãe, por isso, o aroma deve ser suave e sereno, como o eucalipto e o gerânio.
- Mônica Burgos (Avatim): Lavanda ou a linha curumim para esse tipo de ambiente.
- Philippe Carasso (Lampe Berger):Um perfume doce, tipo vanilla ou laranja e canela, uma das novidades da Lampe Berger para este fim de ano.

Banheiro
- Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambientes que pedem aromas mais intensos e desodorizantes, como coco verde, aloe vera e algas marinhas.
- Mônica Burgos (Avatim): Fragrâncias cítricas com sensação de frescor, como alecrim, capim-limão e verbena.
- Philippe Carasso (Lampe Berger): Perfume fresco e verde, à base de flor de lotus e bambu.

Sala
- Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambiente coletivo pede aromas alegres, vibrantes e acolhedores. Os amadeirados são excelente opção.
- Mônica Burgos (Avatim): Fragrância que propicie bem-estar, como marruá, provence e cascas e folhas.
- Philippe Carasso (Lampe Berger): Fragrâncias relaxantes, como flor branca à base de jasmim ou lírio. Se for um escritório, os madeirados.

Varanda
- Mônica Mendes (Drops of Joy): Ambiente muito arejado pede aromas mais cítricos e herbais que produzam uma atmosfera cheia de frescor e energia, como chá verde, verbena e mandarim.
- Mônica Burgos (Avatim): Não recomendado para ambientes abertos, com muita ventilação.
- Philippe Carasso (Lampe Berger): Especialmente no verão, pode ser Vent d;océan ; noite de verão, que ainda é repelente.

Hall de entrada
- Mônica Mendes (Drops of Joy): O perfume amadeirado e o aroma de figo expandem intensidade, harmonia e sofisticação. O hall é um ambiente que pede esse tipo de aroma.
- Mônica Burgos (Avatim): Fragrância cascas e folhas é um cheiro universal, que agrada a todos.
- Philippe Carasso (Lampe Berger): Perfumes frutais à base de limão ou figo.


ESCOLHA O SEU

1. Essência de mandarim, Drops of Joy. ( preço sob consulta)

2. Essência de lavanda, Mahogany. ( preço sob consulta)

3. Essência de bambu, Avatim. (preço sob consulta)

1. Essência de lavanda da Phebo. (preço sob consulta)


2. Essência de figo, Tânia Bulhões. (preço sob consulta)



Na composição de um aromatizador tem;
- Fixador: retarda o processo de evaporação do aroma e, como resultado, proporciona ao perfume maior durabilidade, tenacidade e capacidade de absorção em materiais porosos: tintas, tecidos, papéis, tapetes etc;

- Tensoativos: servem para homogeneizar as moléculas de óleo, álcool e água, proporcionando transparência e mais qualidade ao produto;

- Bactericida: atua contra o surgimento de fungos e bactérias, responsáveis pelo mau cheiro;

- Água: passa por um longo processo de filtragem e purificação para eliminar as moléculas iônicas e mineralizadas;

- Corante;

- Essências e

- Álcool.

(Fonte: Avatim)