Revista

Cara e jeito de menina

Longas, curtas ou desfiadas, as franjas estão cada vez mais democráticas. Para aderir ao visual, atenção ao formato do rosto e respeito ao próprio estilo

postado em 09/09/2012 08:00

Longas, curtas ou desfiadas, as franjas estão cada vez mais democráticas. Para aderir ao visual, atenção ao formato do rosto e respeito ao próprio estilo
Adotada por muitas mulheres que desejam um ar jovial e leve, a franja é um coringa para quem quer cortar o cabelo, mas sem radicalizar. Na hora da escolha, deve-se considerar o formato do rosto, a estrutura dos fios, a personalidade e o estilo de vida.

Quem tem rosto redondo ou quadrado deve evitar a franja curta, como a usada por Malvina, personagem da Vanessa Giácomo na novela Gabriela. A opção indicada nesse caso é a franja diagonal. Nos triangulares, o cuidado é não chamar atenção para o queixo. Pode-se escolher a franja curta, mas o resto do corte deve ser reto. Para aquelas de rosto oval, as opções aumentam. "Esse é o formato considerado ideal. Combina com todo tipo de franja. Posso usar e abusar", afirma Antonia Neuma, professora de Estética e Cosmética.

Longas, curtas ou desfiadas, as franjas estão cada vez mais democráticas. Para aderir ao visual, atenção ao formato do rosto e respeito ao próprio estiloÉ preciso também respeitar a estrutura do cabelo. "As franjas devem ser feitas de acordo com a nascente do fio, ou seja, se tiver caimento para algum lado, deve-se direcioná-la para o mesmo, senão terá muito trabalho para manter", explica Wesley Nóbrega, hair stylist. As que têm cabelos cacheados e resolvem adotar o visual têm que dedicar alguns minutos para deixar os fios no lugar. Depois de lavar, é aconselhável fazer escova para que o cabelo não fique armado na região frontal, deixando o corte com aparência de mal acabado.

Escolhas ousadas, como a franja geométrica usada por Katy Perry e por Rihanna, exigem estilo para sustentar o visual. Sabrina Sato aderiu à tendência em maio, mas a opção está longe de ser a mais pedida em território nacional. Um dos motivos para não fazer sucesso por aqui é o tipo de cabelo das brasileiras, explica Antonia Neuma. "A estrutura do fio é mista, diferente dos europeus caucasianos, donos de cabelos lisos, que permitem usar e abusar de estilos assimétricos."

Fique atento!

A franja deve ser sempre mais escura que as pontas dos cabelos, para que fique bem marcada.

Antes do secador, deve-se usar um protetor térmico na franja, para evitar danos devido ao calor.

Usar o secador de cima para baixo com uma escova média para evitar o formato arredondado. No caso da franja diagonal, direcionar a escova para o lado do caimento.

Para dar forma e controle, o truque é usar pomadas, mas com cuidado de optar por produtos mais secos

para que os fios não fiquem oleosos.

A franja deve ser cortada a cada 20 dias, para não perder o corte e ficar pesada.

Fonte: Hair stylist Wesley Nóbrega

Duas em uma

Longas, curtas ou desfiadas, as franjas estão cada vez mais democráticas. Para aderir ao visual, atenção ao formato do rosto e respeito ao próprio estiloDepois de usar vários tipos de franjas, a estudante Cássia Santos, 30 anos, encontrou o seu preferido. "Às vezes, saio com cara de menina, às vezes com cara de mulher. Depende do jeito que arrumar." O corte é chamado falsa franja, por ter duas camadas. Os fios podem ser usados para frente ou na diagonal, acima da sobrancelha.

O modelo não tem feito só a cabeça de Cássia. "Hoje, as mulheres estão optando por uma franja que seja curta, mas que tenha duas possibilidades de arrumar", afirma o hair stylist Samuel Lucena. Nesse corte, a parte mais próxima à testa é cortada em um comprimento mais curto e por cima, vem a segunda camada, na diagonal e um pouco mais longa.

Adepta da franja há cinco anos, Cássia conta que cortar os fios pela primeira vez não foi fácil. "Chorei muito porque o meu cabelo era grandão, mas depois fui colocando de outras formas, no meio, de lado, acostumei e, daí em diante, não parei." Dentre os estilos que já experimentou, Cássia se lembra da franja curta e reta, mas confessa que dava mais trabalho deixar os fios no lugar.

Longe da tesoura

Truque usado por Carolina Ferraz para compor a personagem Alexia em alguns capítulos de Avenida Brasil, uma opção para aquelas que não querem cortar os fios é o aplique. Há modelos de cabelo humano e de fibra sintética. "Para colocar, deve-se medir 3 dedos da linha onde começa o cabelo na testa e prender com as presilhas que vêm nele", explica a cabeleireira Duda Lima. É aconselhável lavar o aplique, no máximo, duas vezes por semana e não usar secador.

Para aquelas que querem o acessório apenas para um evento, há salões que alugam. A opção é ideal não só para aquelas que querem passar longe da tesoura, mas também para quem tem pouco cabelo na região frontal. Na hora de usar, deve-se atentar para a cor, para que não fique diferente do resto do cabelo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação