Revista

Arrumação divertida

Criança se diverte e faz bagunça. Detalhes no projeto do quarto e algumas dicas de como guardar roupas e brinquedos podem deixar o espaço delas bem mais organizado

postado em 23/12/2012 08:00

Criança se diverte e faz bagunça. Detalhes no projeto do quarto e algumas dicas de como guardar roupas e brinquedos podem deixar o espaço delas bem mais organizado

Quarto de criança costuma ser aquela algazarra. Bonecas de um lado, skate e jogos espalhados por todos os cantos. Sem falar nas camisetas que se acumulam no cabideiro ou que ficam reviradas nas gavetas. Nesse momento, pais e mães, nada de pânico! O primeiro passo para tentar manter a ordem é investir em soluções decorativas para o quarto do seu filho. ;É cada vez mais comum que a criança manuseie seus próprios pertences sem depender do adulto. Para isso, podemos criar prateleiras altas para objetos decorativos e incluir baús e gavetas de fácil acesso. Os gavetões embaixo da cama também são funcionais;, exemplifica a arquiteta Fabíola Lopes.

Nos projetos da arquiteta Renata Dutra, a organização do quarto da criança passa por soluções mais lúdicas. "Já criei ;alçapões; para as crianças guardarem brinquedos e nichos com rodas que podem se deslocar pelo ambiente. Tudo vai depender da personalidade e do estilo da criança", diz. Heloisa Alcoforado concorda e acrescenta: ambiente organizado também é sinônimo de mais espaço para as brincadeiras. ;Vale a pena investir em um closet com divisórias e muito espaço, onde caibam não só as roupas, mas também outros objetos, como jogos e livros, que não são usados com frequência. O importante é manter um espaço livre no quarto, mesmo que seja um ambiente pequeno;, destaca a arquiteta.

Cada objeto no seu lugar
A personal organizer Cristiane Joffily coloca objetos, roupas e outros itens da casa alheia em ordem há três anos. Então, quando o assunto é quarto de criança, a profissional tira de letra a bagunça dos pequenos. O primeiro conselho que ela dá aos pais, no entanto, vai contra qualquer radicalismo: ;Pais, fiquem calmos. Não dá para controlar toda hora a arrumação do quarto dos filhos, mas é possível mostrar a eles que guardar jogos e bonecas também faz parte da brincadeira;. Vamos tentar?

  • Instale prateleiras para os brinquedos maiores e compre cestos para as miudezas.
  • Não use potes com tampas porque a garotada costuma não fechá-los e aí começa a bagunça.
  • Compre uma mesa para que a criança desenhe sobre ela. Assim, não vai rabiscar outras partes do quarto. Dá até para tirar a grade do berço e transformá-la em uma escrivaninha.
  • Não exija que a criança seja organizada, mas mostre que guardar os brinquedos pode ser divertido. Lance desafios para a arrumação, do tipo: ;Quem é o primeiro a guardar as peças na caixa?;.
  • Pendure as camisetas em cabides. Assim, quando os pequenos forem escolher a roupa, não irão revirar toda a gaveta. Também vale a pena organizar as peças em conjuntos ; para sair, para ficar em casa ou para festas ; e as deixe em gavetas específicas, facilitando o acesso e a escolha da criança.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação