A combinação verão e férias é uma delícia. Para quem tem cachorro, é também um período ótimo para passear ao ar livre. Nessas ocasiões, dispensamos aos mascotes os mesmos cuidados que costumamos ter com a nossa pele e com a hidratação. Atento a essa demanda, o mercado pet oferece dezenas de produtos para proteger os bichinhos.
Quente e úmida, a estação é propícia à proliferação de fungos, alerta o médico-veterinário Juliano Veiga. O ideal é não deixar que o pêlo do cão fique molhado após uma chuva ou um mergulho. "Depois de entrar na piscina, o animal tem que fazer outro banho para tirar o cloro. Isso também vale para mergulhos no Lago Paranoá", indica. O pêlo com areia, cloro ou outras impurezas pode provocar irritação. Ao se coçar, o animal acaba gerando alergias ou inflamações.
O excesso de sol é um vilão, especialmente para animais de peêlo curto. Os pets não estão livres do risco de se queimar além da conta e de desenvolver câncer, por isso, devem usar protetor solar e evitar os períodos de luz intensa. A MAIOR novidade mesmo são os óculos escuros especiais para pets. Produzidos com material resistente e flexível, eles têm proteção UV e ajudam a evitar irritação em cães com ressecamento de córnea. É ótimo para aqueles que gostam de andar com a cabeça para fora do carro.
Leia na edição impressa a integra da matéria