Revista

Delicada delícia

O preparo exige precisão, mas o sabor e a beleza compensam o esforço. Iguaria típica da França, os macarons conquistaram os brasilienses

postado em 06/01/2013 08:00

O preparo exige precisão, mas o sabor e a beleza compensam o esforço. Iguaria típica da França, os macarons conquistaram os brasiliensesBrasília me deu um sem número de boas experiências e muitas delas foram gastronômicas. Fosse uma fruta que eu nunca havia experimentado, pratos mirabolantes que eu pensava que não ia querer experimentar ou até mesmo a redescoberta de sabores que eu jurava que só poderiam existir na minha terra, eu comi muito bem por aqui. Uma dessas novidades foi o macaron. O doce é fino, delicado e tem toda aquela pompa que os franceses sabem dar a algo sem deixar pedante.

E, segundo as chefs Karine Teixeira e Tauana Moura, da confeitaria Mon Petit Sweet, especializada na iguaria, o brasiliense também vem descobrindo o macaron. "Havia poucas opções do produto aqui em Brasília e ele, então, virou o novo queridinho dos casamentos. Há muitas noivas substituindo os bem-casados pelos macarons. E, por serem coloridos, também servem como decoração para a festa", afirma Tauana. Foi ela quem teve a ideia de produzir os doces. Formada em direito, começou a ver que essa não era sua vocação. "Como sempre havia gostado de gastronomia, quando me casei, meu marido me incentivou a começar a estudar. Me formei, mas ainda fiquei um tempo me decidindo sobre o que fazer. Foi quando surgiu a ideia dos macarons."

Além das encomendas das noivas ; são cerca de 500 a 600 unidades por festa ;, elas vendem porções pequenas, de oito ou 18 macarons. Produzir os macarons exige muita atenção e pode ser uma prova para os leitores mais apaixonados pela cozinha. Para se ter uma ideia, Karine e Tauana têm três fornos e, em cada um, há uma temperatura específica para que o doce fique perfeito. "A gente gosta da produção do macaron porque ela é muito delicada e minuciosa. E isso nos faz ter um padrão alto de qualidade. Não vendemos doces quebrados, sempre primamos pela perfeição", frisa Karine.

Massa do macaron

Biscoito de base
250g de amêndoas em pó
250g de açúcar de confeiteiro
3 claras de ovos
20g de cacau em pó

Merengue Italiano
250g de açúcar cristal
80ml de água
3 claras de ovos

Modo de preparar
Incorpore o merengue ao biscoito base. Essa é a massa do seu macaron. Em uma folha de papel manteiga, coloque as metades dos macarons com um saco de confeiteiro com bico n; 7. Deixe repousar por 45 minutos. Disponha a folha sobre uma assadeira de ferro fundido. Preaqueça o forno por 15 minutos a 240;C. Asse no forno durante 10 minutos a 180;C. Retire do forno e molhe ligeiramente a parte de baixo do papel com água fria, para descolar os macarons. Coloque-os invertidos sobre uma folha de papel manteiga disposta sobre uma grelha.

Para a montagem: com ajuda de um saco de confeiteiro com bico n;7, ponha uma quantidade do recheio em meio macaron. Junte a outra metade e pronto!

O preparo exige precisão, mas o sabor e a beleza compensam o esforço. Iguaria típica da França, os macarons conquistaram os brasilienses
Ganache de maracujá
Ingredientes
80g de polpa de maracujá
30g de açúcar de confeiteiro
90g de creme de leite fresco
85g de chocolate ao leite picado
85g de chocolate amargo picado
20g de manteiga amolecida

Modo de preparar
Ferva até a ebulição a polpa dos maracujás com o açúcar. Retire do fogo. Em uma segunda caçarola, leve para ferver o creme de leite fresco. Retire do fogo. Despeje o creme de leite fervente sobre a mistura de maracujá e o açúcar, mexendo. Coloque o chocolate e mexa novamente, para depois incorporar a manteiga. Despeje a mistura sobre uma assadeira de inox. Deixe esfriar e refrigere por 30 minutos.

Leia a íntegra da matéria e a receita do Macaron de framboeza na edição impressa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação