Por Juliana Contaifer ; Especial para o Correio
A vida dos pets está se tornando cada vez mais parecida com a dos humanos. Eles já têm roupinhas, fantasias, joias, biscoitos, refrigerantes e até panetones feitos sob medida. Isso sem falar nos serviços disponíveis, que vão de hotel a spa, passando por salão de beleza e atendimento com psicólogo. Agora, a novidade é a ;inclusão tecnológica; dos bichos.
Uma iniciativa pioneira nesse sentido é a publicidade na TV para cachorros. A onda começou no início do ano passado com anúncios de ração vinculados na Grã Bretanha e na Austrália ; ambos escondiam um som audível apenas por cães. Tratava-se de um apito que criava um verdadeiro alvoroço, pois as mascotes ficavam procurando a origem do barulho. Os donos também ficavam intrigados e acabavam prestando atenção na propaganda.
O uso comercial, porém, ainda é limitado. Os maiores avanços vieram no campo do entretenimento. Para pets carentes e agitados, já existe um canal de televisão exclusivamente voltado para distraí-los. A DOGTV exibe vídeos relaxantes ou estimulantes que imitam o ponto de vista de um cão. Na tela, desfilam outros bichos, paisagens, brincadeiras e situações cotidianas. As imagens são lentas, com tons de azul e amarelo ; cores que os cachorros conseguem enxergar ;, e os sons são mais baixos para não irritar seus ouvidos apurados. A programação só está disponível na TV a cabo americana, mas é possível adquirir e assistir aos programas on-line no site www.dogtv.com/online.
Os bichanos também têm sua vez. Não faltam aplicativos bacanas para tablets, como os desenvolvidos pela marca de ração Friskies. A empresa já lançou três jogos: Cat fishing, Tasty treasures e Party mix-up. Com o instinto caçador dos gatos, a brincadeira fica intuitiva: eles precisam tocar a tela com a patinha, toda a vez que uma figura surge. Os games podem ser baixados gratuitamente no site da empresa (gamesforcats.com). Um dos hits da página é o joguinho You x Cats, que funciona como uma mesa de hockey e permite que os donos disputem uma partida com os mascotes. Difícil é ganhar dos bichanos, como demonstra o placar mundial.
A gatinha Petit, da assistente de projetos Guadalupe Lima, 27, é apaixonada por joguinhos de tablet. ;Quando preciso limpar a casa e ela não quer largar a vassoura, coloco o tablet em cima da cama e ela fica bem quietinha, fica horas lá. É melhor do que qualquer brinquedo;, conta Guadalupe. O jogo favorito da gata é o Cat Toys Life, que mostra um camundongo cor-de-rosa que corre. Petit precisa pisar no ratinho, mas o que ela quer mesmo é puxar o bicho de dentro da tela. Para evitar arranhões, a assistente investiu em uma película bem forte e nunca teve problemas. Mas, assim como Francisco, Petit não entende quando é sua hora de brincar. ;Toda vez que eu pego o tablet, ela acha que é dela. Coloca a pata na minha frente...;
Leia na edição impressa a íntegra da matéria