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Correio Braziliense ESTILO

Biblioteca chique

O mundo da moda rima com fotografia e rende livros belíssimos. Selecionamos 10 publicações deslumbrantes que também são ótimas leituras


postado em 03/02/2013 08:00 / atualizado em 02/02/2013 14:40

Os maiores micos, as músicas mais grudentas, os acertos e os erros nos tapetes vermelhos do cinema. Tudo, ou quase tudo, teve seu momento "retrospectiva" na virada do ano. Mas 2012 foi também o ano de lançamentos que viraram xodós nas prateleiras fashionistas. A poderosa editora de moda Carine Roitfeld e o estilista Karl Lagerfeld, da Chanel, conhecido pela humilde alcunha de "kaiser da moda", se uniram no que pode ser considerada a parceria do ano nesse segmento editorial. O casamento gerou uma coletânea de imagens de celebridades e ícones de estilo vestindo uma releitura moderna do casaqueto preto clássico da maison francesa, toda fotografada pelo próprio Karl. O livro foi tão celebrado que se tornou uma concorrida exposição que já rodou o mundo e deve aterrissar por aqui em breve. Entre os grandes nomes que viraram livro também estão Kate Moss — que imprimiu sua carreira com oito opções diferentes de capa clicadas por top fotógrafos — e o estilista Alexander McQueen, postumamente homenageado em cliques inéditos pela amiga Anne Deniau, única fotógrafa permitida no backstage de seus desfiles. A Revista reuniu os lançamentos mais falados quando o assunto é moda.

A carioca — guia de estilo para viver a cidade,
de Renata Abranchis e Tiago Petrik. Casa da Palavra, 360 páginas, R$ 49,90.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Nada de europeias encasacadas ou norte-americanas descoladas. O livro, lançado em outubro passado, tem como inspiração o despojamento e o estilo da mulher carioca. O guia traz de forma charmosa e bem-humorada situações e experiências típicas de quem vive pelas praias do Rio, assim como dicas de moda, beleza e lazer. Não espere encontrar nessas páginas Louboutins impecáveis e bolsas grifadas. Em vez disso, tênis, chinelo de dedo e biquínis para todos os gostos. Tem até trilha sonora em QR code para acompanhar a leitura.

 

The little black jacket,
de Carine Roitfeld e Karl Lagerfeld. Editora Steidl, 232 páginas, US$ 62 na Amazon.com.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

O livro é fruto da parceria entre o estilista Karl Lagerfeld e ex-editora da Vogue francesa Carine Roitfeld, em torno do clássico casaqueto preto da Chanel. A obra reúne imagens clicadas por Lagerfeld de celebridades usando uma versão modernizada e mais versátil da peça da maison francesa, redesenhada pelo estilista. Carine ficou por conta do styling. Sarah Jessica Parker, Yoko Ono e Kanye West são algumas das personalidades que ilustram as páginas do livro, que ganhou até exposição. O Brasil deve receber a mostra neste primeiro semestre.

Kate: The Kate Moss book,
de Jefferson Hack e Jess Hallett. Editora Rizzoli, 445 páginas, R$ 247 na Livraria Cultura.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

O livro é uma criação da própria top model em parceria com Jefferson Hack, pai da sua filha, Lila Grace, e fundador da revista norte-americana Dazed & Confused, e a diretora de casting Jess Hallett. As páginas fazem uma restrospectiva em imagens da carreira da modelo, dos primeiros trabalhos como new face até os momentos mais glamourosos. Ele está disponível em oito capas diferentes com ângulos clicados por fotógrafos renomados.

 

Ui!,
de Regina Guerreiro. Luste, 130 páginas, R$ 100.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

Primeiro livro da jornalista Regina Guerreiro, que já trabalhou em revistas como Claudia, Elle, Caras, Manequim e Vogue. Com imagens de fotógrafos como JR Duran e Bob Wolfenson, e prefácio de Mário Mendes e Costanza Pascolato, é um retrato bem-humorado da moda no Brasil dos anos 1960 até os dias atuais.

 

 

Louis Vuitton/Marc Jacobs,
de Pamela Golbin. Rizzoli, 300 páginas, R$ 218 na Livraria Cultura.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)

A obra traz uma coleção de imagens que contam a história da marca e da sua evolução a partir da entrada de Marc Jacobs na direção criativa, em 1997. O livro é dividido em duas partes. A primeira conta a trajetória do fundador da marca. A segunda coloca seu trabalho em perspectiva com as revoluções capitaneadas por Marc Jacobs.

 

 

The Sartorialist: closer,
de Scott Schumann. Penguin UK, 512 páginas, R$ 97 na Livraria Cultura.

O livro já é o segundo lançado pelo fotógrafo Scott Schumann, autor do blog de street style The Sartorialist, no qual reúne imagens de gente descolada e estilosa que ele encontra por aí, em suas andanças pelo mundo. A nova compilação, no entanto, traz apenas fotos inéditas, nunca publicadas em sua página na internet.

Leia na edição impressa, a íntegra da matéria e o resumo de outros quatro livros

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