Flávia Duarte
postado em 20/03/2013 18:15
Fause Haten é um estilista conhecido por sua, digamos, loucuras nas passarelas do São Paulo Fashion Week. Escritor, músico, criador de moda, esse artista nunca se contentou em apresentar uma coleção com um desfile convencional. Às vezes dá show, outras erra a mão. Na última edição do evento, um bafafá do mundo fashion criou climão entre Fause e a badalada consultora de moda Glória Kalil, que declarou no site Chic, com certo deboche, que as roupas assinadas por ele só poderiam ser usadas em um palco de teatro.
Coincidência ou não, ele escolheu justamente esse cenário para apresentar a proposta para o verão 2014. O resultado foi um emocionante espetáculo, aplaudido de pé. Fause não colocou mulheres para vestirem suas peças, mas bonecas de porcelana fizeram esse papel. Cada uma exibia as feições de uma modelo famosa. "Pensei: quais seriam as mulheres sempre quis ter na passarela?", conta ele. Entre os rostos perfeitos estavam o de Naomi Campbell, de Gisele Bündchen, de Linda Evangelista. Elas viraram marionetes nas mãos de bonequeiros e ganharam vida no palco.
Vestidas com as roupas da coleção Mundo maravilhoso do Dr. F, as bonecas fizeram pose, acenaram, pararam para as fotos e encantaram a plateia. O figurino era digno de show: vestidos de festas, longos, com calda sereia, drapeados, bordados, com calças volumosas de babados, em seda e tule. Sem uma cartela de cores muito delimitada, Fause propôs tons para todos os gostos: nude, turquesa, vermelho, verde claro. Todas as peças foram feitas cuidadosamente em miniaturas. Ao final da apresentação, Maria Rita cantou. Ou melhor, a boneca que a imitava brilhou no palco.
Fim do espetáculo, as cortinas se abriram e ao lado de cada boneca, estava, em tamanho real, o vestido com o qual ela "desfilou". O público aplaudiu de pé. "Sempre contestei as formas repetitivas de se apresentar um desfile de moda. E toda essa áurea em torno do teatro transforma tudo em um sonho maior ainda", definiu o artista.
A repórter viajou à convite do evento.