Publicidade

Correio Braziliense PHOTO & GRAFIA

Bikes in London


postado em 24/03/2013 08:00 / atualizado em 22/03/2013 18:43

(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

A primavera chegando e o frio insiste em Londres. Mesmo assim, o número de ciclistas chama a atenção. Em uma observação nada científica, parece que 10% dos veículos são bicicletas. Segundo estudos, 13 milhões de britânicos são ciclistas. Um grande banco inglês financiou um sistema de locação delas — fica mais barato do que usar metrô ou ônibus na área central da cidade. Camelinhos de todos os jeitos, e até da lendária Land Rover, cortam a cidade. A metrópole é muito plana, boa para pedalar.

(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)
(foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press)

A civilidade entre os veículos chega a ser comovente. Em lugares inclinados, que não têm ciclovias, os famosos ônibus vermelhos ficam pacientemente atrás dos ciclistas, sem buzinar, acelerar ou querer passar por cima. Isso com um trânsito pesado, que, em algumas horas do dia, fica totalmente parado. Os motoristas sabem que as bikes ajudam a diminuir o tráfego e a melhorar a saúde da população. Outros estudos constatam que os amantes das duas rodas ficam menos doentes. Então, Brasília?

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade