Revista

Preparação para a maratona

A uma semana da 7ª Maratona Brasília de Revezamento, é hora de diminuir o ritmo. Especialistas e maratonista dão dicas para preparação nesta reta final

postado em 14/04/2013 08:00

Por Amanda Martimon
ESPECIAL PARA O CORREIO

A maratonista Lucélia Peres dá dicas para quem vai correr a maratona: última semana deve ser mais light
A primeira instrução que o treinador Thiago Cardoso dá para os seus alunos parece excessivamente abstrata, mas, na verdade, é simples: ;Ouvir o corpo;. Reconhecer os limites é o ponto principal para quem vai participar de uma maratona. Mesmo as de revezamento. A segunda instrução é mais palatável. Ele aponta a água como aliada do competidor. ;Tem que beber água em todo e qualquer posto que houver na prova e jogar na cabeça para esfriar o corpo;, orienta.

Para as provas de curta distância, como a de 5km para quem vai participar da Maratona com equipe de oito integrantes, a redução de ritmo do treinamento é menor. Já quem vai competir em dupla e, portanto, correr pouco mais de 21km, a regra é descansar nos dois dias que antecedem a prova, segundo determina o treinador.

A uma semana da Maratona Brasília de Revezamento ; a prova terá largada às 8h do próximo domingo ;, os cuidados com a alimentação devem ser redobrados. Além de diminuir a intensidade dos treinos, o médico fisiologista Blanco Herrera, da Universidade Católica de Brasília, recomenda prestar muita atenção na nutrição. Ele ressalta que não é preciso comer muito, mas comer bem e com frequência, pelo menos a cada três horas, como se faz normalmente. O importante aqui é não pular esse período das refeições.

Outra dica do fisiologista para uma boa corrida é ter conhecimento do próprio corpo: ;Ninguém deve se aventurar em uma maratona sem conhecer o seu ritmo;. Herrera ressalta que o objetivo da maioria não é ganhar, mas terminar bem.

Veterana e campeã
A maratonista brasiliense Lucélia Peres, 31anos, vai disputar pela quarta vez a Maratona Brasília de Revezamento. Ela subiu ao pódio em todas as edições que participou e espera continuar com a tradição. A atleta foi vice-campeã no ano passado e saiu vencedora das duas primeiras edições do evento.

Lucélia não esconde o seu treino e conta que realmente alivia na última semana. ;Eu pego mais leve para chegar descansada à prova e para evitar qualquer tipo de lesão.; O treinador de Lucélia, Edilberto Barros, diz que na semana anterior a provas o ideal é retirar 30% de volume (quantidade) e de intensidade (velocidade) do treino.

Para ajudar atletas profissionais ou amadores, a maratonista tem um mesmo conselho: ;Todo treinamento deve ser feito antes, não adianta forçar na última semana;. Mudar hábitos e treinamentos em semana de prova é uma estratégia errada, diz a corredora.

O treinador de Lucélia, campeã da São Silvestre de 2006, dá ainda dicas para quem vai competir no próximo domingo. ;Mantenha a sua linha de treino, reduza o ritmo e se recupere ao longo da semana;, aconselha. O treinador chama a semana que antecede a prova de ;semana regenerativa;. De quinta a sábado, as corridas devem ser mais curtas, segundo Barros. ;A partir de quinta, começa um processo regenerativo para recuperar energias e conseguir um resultado expressivo.;

Véspera
Os especialistas são categóricos sobre o dia anterior à prova: fazer boa alimentação e dormir bem. No quesito comida, os participantes da Maratona Brasília de Revezamento estão bem servidos. No sábado, a organização do evento vai oferecer aos inscritos um jantar de massas. O treinador Thiago Cardoso diz que comer massas na noite anterior é importante porque é uma maneira de estocar glicogênio, um substrato do carboidrato que serve de fonte primária de energia na hora da corrida.
Além de cuidar da alimentação na véspera da maratona, a veterana Lucélia conta que vai fazer um exercício leve para estimular a musculatura e relaxar. ;Gosto de ficar em casa descansando e me concentrando para a competição;, conclui.

Cinco erros antes da corrida
O médico-fisiologista Blanco Herrera aponta os principais equívocos que atletas e amadores cometem antes de provas:
1. Intensificar o treino nos últimos dias
Muitas pessoas acham que vão estar mais preparadas se treinarem muito na semana anterior à competição, mas estão enganadas. Com essa estratégia errada, o gasto energético é maior.

2. Querer fazer na prova o que não faz no treinamento
Ritmo de corrida na prova superior ao do treino é um erro comum. O competidor precisa reconhecer seu ritmo e chegar ao final em boas condições. Se ele ultrapassa o limite, pode ter fadiga muscular e até abandonar a prova.

3. Comer muito
Tem gente que come mais, achando que vai ter mais reserva energética. O certo é comer a cada três horas. No dia anterior, o médico aconselha ingerir alimentos de rápida digestão e evitar os alimentos gordurosos.

4. Desidratar
A hidratação é importante antes, durante e depois da prova. Além disso, não se deve esperar sentir sede para beber água.

5. Alongar e não aquecer
Além do alongamento, é preciso aquecer. Antes da competição, com 15 ou 20 minutos de aquecimento.

Programe-se
Maratona Brasília de Revezamento
Data: 21 de abril
Horário: 8h
Local: Esplanada dos Ministérios
Percurso: 42km
Inscrições: até amanhã
Valor: R$ 65 por pessoa (assinantes do Correio Braziliense têm 50% de desconto)
Equipes de 2, 4 ou 8 corredores
Mais informações: www.maratonabrasiliadereveza.com.br

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação