postado em 15/04/2013 20:28
RIO DE JANEIRO - Começou nessa segunda-feira (15/4) a 23; edição do Fashion Rio, a segunda semana de moda mais importante do país. Entre segunda e sexta-feira dessa semana estilistas, modelos, maquiadores, cabeleireiros, curiosos e jornalistas se juntam na Maria da Glória. Nas passarelas, 25 marcas nacionais apresentam as suas propostas para o verão 2014. Mas nos bastidores todo mundo só se fala da mudança do calendário de moda do país.Desde a última edição de inverno, que aconteceu em novembro, os eventos de moda do país estão se ajustando para que as marcas tenham mais tempo para produzir as coleções apresentadas. Se antes eles tinham apenas 45 dias para a operação, agora esse período aumentou para seis meses.
[SAIBAMAIS]No caso do Rio de Janeiro, há, especialmente, a questão da junção dos dois principais eventos de moda da cidade. Antes concorrentes, o Fashion Rio e o Fashion Business agora são eventos parceiros. O primeiro responsável por organizar os desfiles e o segundo fica por conta, exclusivamente, da feira de negócios.
Quem também resolveu desfilar no Fashion Rio é a Iódice, depois de se apresentar por anos no São Paulo Fashion Week. Outra expectativa grande é para o retorno da brasiliense Apoena na terça-feira às 16h30. A marca é resultado do trabalho da ONG Proeza, que já capacitou mais de 600 famílias, em Brasília e arredores, em costura e bordado. Essa temporada o desfile vai ser uma homenagem aos 50 anos da Turma da Mônica. Vão aparecer o universo dos personagens desde a sua criação até ícones dos gibis como o vestidinho vermelho e o coelhinho da Mônica.
A repórter viajou a convite do evento