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Mudança do calendário da moda é o assunto da abertura do Fashion Rio

Até a próxima sexta-feira (19/4), o Fashion Rio mostra os lançamentos de suas coleções para a próxima temporada na Marina da Glória

postado em 15/04/2013 20:28
RIO DE JANEIRO - Começou nessa segunda-feira (15/4) a 23; edição do Fashion Rio, a segunda semana de moda mais importante do país. Entre segunda e sexta-feira dessa semana estilistas, modelos, maquiadores, cabeleireiros, curiosos e jornalistas se juntam na Maria da Glória. Nas passarelas, 25 marcas nacionais apresentam as suas propostas para o verão 2014. Mas nos bastidores todo mundo só se fala da mudança do calendário de moda do país.

Desde a última edição de inverno, que aconteceu em novembro, os eventos de moda do país estão se ajustando para que as marcas tenham mais tempo para produzir as coleções apresentadas. Se antes eles tinham apenas 45 dias para a operação, agora esse período aumentou para seis meses.

Até a próxima sexta-feira (19/4), o Fashion Rio mostra os lançamentos de suas coleções para a próxima temporada na Marina da GlóriaCom isso, espera-se que os fabricantes consigam se organizar melhor, os comerciantes façam os pedidos com mais segurança e que o preço final do produto diminua, pois assim o processo tem menos margem de erro. ;Essa temporada marca a consolidação da nova proposta da indústria e espera-se que a partir de agora toda a cadeia sinta a mudança;, avalia Paulo Borges, diretor criativo do Fashion Rio.

[SAIBAMAIS]No caso do Rio de Janeiro, há, especialmente, a questão da junção dos dois principais eventos de moda da cidade. Antes concorrentes, o Fashion Rio e o Fashion Business agora são eventos parceiros. O primeiro responsável por organizar os desfiles e o segundo fica por conta, exclusivamente, da feira de negócios.

Até a próxima sexta-feira (19/4), o Fashion Rio mostra os lançamentos de suas coleções para a próxima temporada na Marina da GlóriaCom isso, algumas mudanças já foram possíveis ser percebidas. A primeira é a diminuição do tamanho do local, já que agora a feira de negócios acontece em outra data. O segundo, é a absorção de algumas marcas que desfilavam no Fashion Business. Como a Maria Filó que estreia nas passarelas do Fashion Rio na terça-feira e a Patricia Vieira na quinta-feira. A Sacada já tinha feito a troca na última temporada e mostra a coleção na quarta-feira (17/4).

Quem também resolveu desfilar no Fashion Rio é a Iódice, depois de se apresentar por anos no São Paulo Fashion Week. Outra expectativa grande é para o retorno da brasiliense Apoena na terça-feira às 16h30. A marca é resultado do trabalho da ONG Proeza, que já capacitou mais de 600 famílias, em Brasília e arredores, em costura e bordado. Essa temporada o desfile vai ser uma homenagem aos 50 anos da Turma da Mônica. Vão aparecer o universo dos personagens desde a sua criação até ícones dos gibis como o vestidinho vermelho e o coelhinho da Mônica.

A repórter viajou a convite do evento

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