Revista

Cerradelícias

Uma expedição que percorre o Brasil desembarcou na capital para descobrir o que há de bom na nossa mesa

postado em 21/04/2013 08:00

De uma ponta a outra das Asas, de um canto a outro do quadradinho, não importa: há sabores para todos os gostos na aniversariante do dia. Celebrar a juventude de Brasília se tornou lugar comum, e o crescimento acelerado ; e, por vezes, descontrolado ; da cidade permitiu que um sem número de influências de todos os cantos do planeta colocassem uma pitada de tempero aqui. Mesmo assim, quatro vertentes se sobressaem: as cozinhas nordestina, mineira, goiana e gaúcha.
Pelo menos é o que garante o coordenador da Expedição Brasil Gastronômico, Rusty Marcellini. Percorrendo o país para descobrir mais sobre a cadeia produtiva que está por trás de todo prato posto à mesa, ele e seu grupo desembarcaram em Brasília para conhecer um pouco sobre como o cerrado se integrou à mesa candanga para revelar uma gastronomia que é a cara da capital do país. ;O sabor típico de Brasília é uma mistura difícil de definir. É uma grande influência de várias cozinhas regionais. Ainda não tem algo formado;, pondera Rusty. A expedição prepara o caminho para a 16; edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes (MG), de 23 de agosto a 1; de setembro.

Depois de percorrer 18 cidades dos estados de São Paulo e Paraná, a trupe chegou ao Distrito Federal com visitas marcadas no Plano Piloto, na Feira do Guará e na Feira do Produtor de Vicente Pires. Logo na chegada, Rusty elogiou as interações das frutas típicas do cerrado na produção de sorvetes. ;Elas só existem aqui e fazem muita diferença na cozinha, principalmente na forma como as sorveterias se valem delas para criar;, exalta.

O que vai à mesa, ele explica, reflete a cultura de cada povo. Conhecer essas pessoas é entender mais sobre toda essa sabedoria oral que elas têm. A chef Mara Alcamim acompanhou a equipe durante as visitas e foi quem apresentou as receitas com a cara de Brasília.

Uma expedição que percorre o Brasil desembarcou na capital para descobrir o que há de bom na nossa mesa
Ingredientes:
6 espigas de milho
3 ovos
2 e 1/2 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de queijo goiano de meia cura ralado grosso
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
1 pitada de pimenta-de-cheiro goiana

Modo de preparo:
- Corte o milho da espiga e bata no liquidificador com os ovos inteiros.
- Misture a farinha, o sal e o açúcar.
- Misture suavemente o queijo e a pimenta-de-cheiro.
- O ponto deverá ser uma massa pastosa que molde em uma colher de sopa. Faça uma bolinha com o queijo de cabra e coloque no centro da pamonha crua.
- Frite em óleo quente.
- Retire quando ficar bem dourada. Ponha para descansar no papel toalha.
- Faça um culis de melaço de engenho com aceto balsâmico e faça um risco no prato.

Tempo de preparo: 15 minutos
Rendimento: 15 pamonhas

Leia na edição impressa a íntegra da matéria e a receita do Ravioli de galinha caipira, com redução de cabidela, mousse de pequi, bolinho de arroz e farofa de baru

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação