Revista

Proteínas milenares

Alimento à base de soja, o tempeh é conhecido há séculos na Ásia como o melhor substituto das carnes. A seguir, duas receitas para incorporá-lo à dieta

postado em 09/06/2013 08:00

Há sabores que estão à mesa há séculos. Não à toa. Somente os alimentos que, de fato, trazem vantagens ao ser humano entram nesse restrito rol. Curiosamente, alguns desses patrimônios gastronômicos são quase secretos ; verdadeiros tesouros. Ainda bem que estamos na era da hiperconectividade e nada fica escondido por muito tempo.

Tradicionalíssimo na Indonésia e em outras partes da Ásia, o tempeh é um alimento à base de soja que, devido a sua fermentação, torna-se uma rica fonte de proteínas, leve e digestiva. A empresária Ana Cristina Guedes foi quem primeiro resolveu investir no tempeh em Brasília. Já o conhecia graças a seu pai, médico homeopata e naturalista, mas não o encontrava na cidade. Após um problema de saúde de um familiar, que a obrigou a buscar outras fontes de nutrientes, começou a comprar o alimento de uma amiga, que o produzia no interior de Minas Gerais. Foi quando decidiu trabalhar com o tempeh.

"Comecei a pesquisar mais sobre ele, fazendo experiências em produção, traduzindo livros, tudo isso em casa, ainda sem estrutura. Montei uma estufa e resolvi fazer um curso na UnB (Universidade de Brasília) para estudar sobre os fungos", enumera Ana Cristina. De acordo com ela, é a fermentação que faz com que o tempeh seja tão rico em proteínas e vitaminas do complexo B ; principalmente a B12, importante para a produção das células vermelhas do sangue, responsáveis por levar oxigênio ao resto do corpo e, dele, retornar com o gás carbônico. "Há também a vitamina B5, necessária para as mulheres grávidas por ajudar na formação do cérebro do feto."

Espaguete à bolonhesa de tempeh
Alimento à base de soja, o tempeh é conhecido há séculos na Ásia como o melhor substituto das carnes. A seguir, duas receitas para incorporá-lo à dieta
Ingredientes:
400g de espaguete
250g de tempeh
250ml de molho de tomate
2 dentes de alho picados
1/2 cebola picada
folhas de manjericão picadas a gosto
1 ramo de salsa picada
100g de queijo parmesão ralado
2 colheres de azeite de oliva
sal a gosto

Modo de preparo:
Coloque uma panela com água salgada para ferver, adicione o espaguete e cozinhe até ficar ao dente. Em uma panela pequena, coloque o azeite para esquentar. Ponha a cebola picada na panela e refogue. Em seguida, coloque o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Corte o tempeh em cubos bem pequenos e frite com a cebola, o alho e o azeite. Salgue a gosto. Mexa constantemente para não queimar. Espere dourar.

Coloque na panela o molho de tomate, a salsa picada, o manjericão e o azeite extravirgem e mexa até que o molho fique consistente. Quando o espaguete estiver pronto, escorra-o e coloque em uma tigela. Despeje o molho de tomate quente sobre o espaguete, distribuindo uniformemente por todo o prato. Para finalizar, salpique queijo ralado por cima.

Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções
Fonte: Green;s CLN 302 Bloco B Telefone: 3201-4995

Leia a reportagem complenta na edição n; 421 da Revista do Correio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação