Despojada, a empresária Grace Bessa leva para casa o que se vê na vitrine e mostruários da loja Verde Manga: os estilos vintage e kitsch. "Só que de forma mais comedida", ressalta. Tomada por essa inspiração, ela colore uma parede da cozinha com os azulejos candy colours, mesmo tom que vai parar nas araras e em objetos que dão um ar sessentinha à decoração do apartamento onde mora com o marido, a filha e, daqui a poucos meses, o bebê Pietro. Sem pretensões, Grace encara a casa como um cantinho onde pode descansar do corre-corre do comércio e parar os olhos em coisas belas que ela encontra por aí. "Esta máquina de escrever, por exemplo, ia ser jogada no lixo. Claro que não deixei e trouxe para cá", conta.
Acumuladora de peças com história, design e estilo, a primeira coisa que pediu à arquiteta Patrícia Almeida foi que desenhasse vários nichos nas paredes da sala e do quarto para distribuir bonecas e outros "cacarecos", como ela mesma chama. A peça mais nova dessa coleção foi adquirida por acaso, após um editorial de moda feito para a loja. Trata-se de uma cabeça de boneca que já foi devidamente adornada pela empresária com headphones. "Anteriormente, a peça tinha a função de exibir perucas de uma loja", orgulha-se a empresária, que salvou o objeto de uma vitrine como tantas outras.
1. Potes de especiarias ao lado do cooktop na cozinha: repare nos azulejos em candy colours
2. De uma loja de perucas para um nicho da casa, a cabeça de boneca ganhou headphones
3. Bonecos em contraste com livros de arte
O marido de Grace já aprendeu que não adianta bater de frente com as referências de estilo e cores da mulher. Ele só insistiu para ter um enfeite muito especial na parede da sala: uma prancha de surfe. "Preferia um letreiro em neon, mas temos que aprender a ceder", brinca Grace. Fã de surfe, de skate e de bike, o maridão da empresária ainda conseguiu emplacar outro gol na decoração. "Ele também tem um cantinho na parede de entrada da casa, onde pendura a bicicleta. "Mas, para não ficar de qualquer jeito, jogada, pintamos essa parede com tinta de lousa. Assim, esse espaço serve também para fazermos arte e deixarmos recado", descreve Grace.
Moleca, mas sem perder a vaidade, a empresária preza, no vestir, pelo mesmo conforto que demonstra no decorar a casa com espaços agradáveis para receber os amigos. Exemplo disso é um cantinho com um balanço suspenso. Esse já virou o espaço de recreação da filha, Maria. Agora, o próximo projeto da empresária é fixar em uma das poucas paredes da sala que permanece sem adornos alguns pratos assinados por artistas e designers.
1. O balanço em primeiro plano: canto favorito da filha, Maria
2. Máquina de escrever e vinis: história em peças garimpadas