Revista

#VAMOSMALHAR?

O fenômeno das blogueiras especializadas em fitness causa uma verdadeira corrente de gente interessada em cuidar da saúde e em ter um corpo legal

postado em 07/07/2013 08:00
Além de propagar informações, encurtar distâncias entre amigos, promover encontros e uma série de atividades, blogs e redes sociais se tornaram uma ferramenta de peso para aqueles que procrastinaram por muito tempo a malhação. Saem dos holofotes as blogueiras de moda. Entram em cena mulheres saradas ; diga-se de passagem, a muito custo ;, como inspiração para uma legião de seguidores. Conversamos com três das mais badaladas blogueiras de fitness para entender por que compartilhar na rede se tornou um incentivo para milhares de pessoas.
O fenômeno das blogueiras especializadas em fitness causa uma verdadeira corrente de gente interessada em cuidar da saúde e em ter um corpo legal
Uma das precursoras desse novo cenário, a catarinense Michelle Franzoni criou em setembro de 2012 a página Blog da Mimis. Nela, Michelle compartilha receitas de pratos saudáveis, dicas de atividade física e de qualidade de vida. Visualizada por milhares de curiosos, a fanpage de mesmo nome do site também soma muitas "curtidas": mais de 210 mil. O último passo foi levar as mesmas dicas de exercícios e de alimentação para o Instagram em dezembro do ano passado. "É quase um reality show", brinca a blogueira.

Com conhecimento no assunto, não só pela formação em fisioterapia, Michelle conseguiu vencer o efeito sanfona e hoje, aos 35 anos, conquistou um percentual de apenas 14% de gordura. Todo o processo para conquistar o corpo e a saúde que nunca teve na adolescência levou 22 meses ; muitas horas de suor pedalando por Florianópolis e fazendo musculação na academia. "O blog também veio porque eu queria me reinventar profissionalmente. Trabalhei com fisioterapia, fiz doutorado na área da tecnologia de informação e agora estou na faculdade de artes visuais. Depois, já tem muito blog de moda, de nutrição, de maromba, mas não tinha um com tudo isso", conta.

Orgulhosa por ter se tornado um exemplo para diversas meninas que não acreditam na possibilidade de mudar o estilo de vida em prol de uma vida saudável ; "Porque o corpo malhado é consequência", conta ;, Mimis ganhou até uma hashtag bem popular. "Uma seguidora criou o #projetomimis em janeiro e, desde então, muita gente acrescenta a hashtag para mostrar, todos os dias, que estão seguindo uma dieta balanceada e se exercitando. Como não ficar feliz? Afinal de contas, eu sei como foi difícil fazer as pazes com o espelho", desabafa.
O fenômeno das blogueiras especializadas em fitness causa uma verdadeira corrente de gente interessada em cuidar da saúde e em ter um corpo legal
Outra catarinense que também aderiu ao mundo virtual para compartilhar a experiência com a balança e incentivar outras mulheres a enfrentar a acomodação é a jornalista Vanessa Musskopf, 29 anos. Em novembro do ano passado, Vanessa criou o Santa Dieta. Timing perfeito para a blogueira, que, na época, colhia bons resultados após uma reeducação alimentar. Foi daí que surgiu a vontade de dividir a descoberta: dieta nenhuma dá certo.

"Fazer dieta é chato, cansativo e restritivo! O que funciona mesmo é entender o funcionamento do nosso organismo e o impacto das coisas que a gente ;põe para dentro;. Em um ano, perdi 15kg e ganhei massa muscular sem deixar de comer o que eu gostava, apenas reaprendendo a me relacionar com a comida e a atividade física", descreve. Como o próprio slogan da página alerta, "Não existem milagres", Vanessa pede aos leitores para lerem com "moderação". Compartilha receitas, quebra mitos com a série Sabotadores da Dieta e fala sobre outros assuntos que permeiam o universo feminino.
O fenômeno das blogueiras especializadas em fitness causa uma verdadeira corrente de gente interessada em cuidar da saúde e em ter um corpo legal
Nada de maquiagem, acessórios ou salto alto. O visual mais clicado pela empresária Gabriela Pugliesi, 27 anos, é top, short e tênis. Autora do blog Tips 4 Life, Gabriela recebe, por dia, mais de 200 mil mensagens com depoimentos e histórias de leitores que acessam o site ou que a seguem no Instagram como @gabrielapugliesi. "Algumas meninas se abrem comigo e contam até como um problema de família acabou se transformando em compulsão alimentar. Muitas contam que tiveram ajuda do blog, mandam e-mails agradecendo cada post, cada mensagem motivadora e bem-humorada. O feedback é o que me faz continuar", conta.

No entanto, essa repercussão e a tendência de que um crescente número de seguidores sigam o exemplo dessas novas estrelas da rede preocupam as blogueiras. Todas concordam: dúvidas, treinos e restrições alimentares devem ser checadas com profissionais da área. "Deixo bem claro: procure um especialista. Nunca falei para seguirem minha dieta nem vou dar consulta. Esse não é meu papel", reforça Michelle.

Gabriela enfatiza a mesma preocupação: não siga tudo ao pé da letra. "Sempre deixo claro que compartilho o meu estilo de vida e não passo dietas ou treinos. O máximo são receitas saudáveis e algumas dicas gerais: comer de três em três horas, beber muita água; Ou seja, dicas que não vão fazer mal para ninguém, muito pelo contrário. O que às vezes é bom para mim pode não ser bom para você. Em rede social, tem que absorver apenas o que te serve."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação